O YouTube está cada vez mais focado em disponibilizar ferramentas úteis para potencializar o sucesso de criadores de conteúdo.
A adição mais recente a esse portfólio é o YouTube Media Kit. A solução automatiza a produção de um arquivo com informações de performance e demografia sobre canais do YouTube.
Quem compartilhou a novidade foi Alina Verbenchuk, Product Manager do YouTube, em um vídeo do canal Creator Insider:
Com esse lançamento, os creators vão receber novas ferramentas de planejamento para ajudar a efetivamente proporem parcerias a marcas. Isso é feito através da criação de um resumo compartilhável que ajuda os anunciantes a entenderem profundamente o público de um criador de conteúdo.
Como acessar o YouTube Media Kit
O Media Kit faz parte do YouTube Brand Connect. É uma iniciativa que faz a mediação entre criadores de conteúdo e marcas que promovem campanhas de branded content na plataforma.
Atualmente, esse serviço só está disponível para residentes dos EUA, Canadá ou Reino Unido. Também é preciso fazer parte do Programa de Parcerias do YouTube.
Para acessar a ferramenta, entre no YouTube Studio, clique em Monetização e, depois, em BrandConnect.
Overview do YouTube Media Kit: performance, demografia e mais
O YouTube Media Kit já é exibido como ficará no arquivo final, que pode ser exportado em PDF para fácil compartilhamento.
No topo, vem o banner do canal, seguido pelo avatar e um pequeno texto de apresentação. Como padrão, esse campo traz a bio do canal, mas é possível editar sem que as mudanças sejam refletidas para os usuários.
Ao lado, vêm as principais estatísticas sobre a performance do canal. Ou seja:
- inscritos;
- vídeos publicados;
- espectadores únicos;
- visualizações totais;
- tempo de visualização;
- e taxa de espectadores recorrentes, entre outros.
Abaixo, vêm as informações demográficas sobre os espectadores dos vídeos. Os dados disponíveis são:
- gênero;
- faixa etária;
- e país.
Na sequência, está uma das seções mais relevantes para anunciantes. Os Interesses da Audiência trazem perfis sobre tópicos que chamam a atenção do público que assiste os vídeos do canal.
Eles são divididos em grandes áreas como música, televisão e games.
Ademais, é possível selecionar quais temáticas o creator quer mostrar, de acordo com a proposta do canal ou da iniciativa específica de branded content.
Por último, vem uma seção com espaço para 4 vídeos destacados. Por padrão, a plataforma traz vídeos com marcação de inserção de produtos, mas é possível personalizar a seleção.
Download em PDF para fácil compartilhamento
Com o material pronto, é possível fazer download em PDF para compartilhar de forma simples e rápida. O arquivo também inclui as informações de contato do creator e a data de emissão do relatório.
Logo, será possível editar os cards que compõem o documento, adicionar seções novas ou trocar as existentes de lugar.
Por enquanto, o YouTube Media Kit está disponível somente para usuários selecionados dos EUA. A tendência é liberar para criadores de conteúdo do Reino Unido e Canadá nas próximas semanas.