O Twitter acaba de lançar um calendário de 2022 para ajudar no planejamento de redes sociais para o ano que vem.
O material completo traz uma série de recursos, modelos e referências para pensar em novas estratégias de conteúdo e aprofundar a conexão com o público.
O 2022 Twitter Planner tem 69 páginas, e você vê os principais destaques abaixo. Para conferir o arquivo completo, é só acessar o link!
→ Veja também o nosso calendário de marketing.
Planejando a estratégia de marketing de conteúdo
O primeiro passo para colocar qualquer estratégia em prática é pensar nas definições que vão guiar a criação das ações. Quando estamos falando de marketing de conteúdo aplicado às redes sociais, isso significa:
- definir o público-alvo e, a partir dele, criar uma persona (você só vai conseguir estabelecer uma conexão com o público se entender seu comportamento);
- estabelecer o tom de voz da comunicação (a linguagem utilizada deve seguir uma linha pré-definida, de acordo com a estratégia de branding);
- determinar os dos e dont’s da estratégia (quais ações estão fora de cogitação desde o início, como atacar a concorrência diretamente, por exemplo);
- entender como a identidade visual da marca vai transparecer na copy (quais são os emojis que serão usados).
Sendo assim, há uma seção do 2022 Twitter Planner que convida a pensar em todos esses pontos, e documentar o que foi definido a partir daí.
A parte mais legal é que o guia é um PDF interativo. Ou seja, você pode ir escrevendo as respostas diretamente no arquivo!
Na primeira parte, você deve estabelecer um padrão para a criação de conteúdo, pensando no texto, mídia (imagens e vídeos) e emojis.
Depois, é hora de pensar em como a marca vai se apresentar para o público nas redes sociais. Para isso, o Twitter trouxe um modelo bem legal de criação de brand persona.
Lembrando que ela é bem diferente da buyer persona, viu? Se ainda não captou essa distinção, temos um post sobre criação de persona que explica isso direitinho!
Definindo o que postar no Twitter
É fato que, quando o bloqueio criativo bate, ter ideias de posts para as redes sociais parece a tarefa mais difícil do mundo. Para contornar essa situação, o 2022 Twitter Planner traz um template mensal com tipos de conteúdo para você se inspirar.
Esse modelo é um prato cheio para quem busca criar uma estratégia diversificada, com conteúdos que surpreendem os usuários todos os dias e saem do mais-do-mesmo.
Estabelecendo os objetivos mensais
Se você já leu algum post da Mateada, sabe que estamos sempre batendo na tecla da definição de objetivos. Mas é por um motivo bem simples!
Afinal, se você não sabe qual é o destino, como vai traçar o caminho para chegar lá?
O Twitter também compartilha desse sentimento. Por isso, dedicou algumas páginas do 2022 Twitter Planner para ajudar os profissionais a pensar nos objetivos da estratégia de conteúdo.
Para cada mês do ano, você deve registrar o que deseja atingir e quais ações deve realizar para isso.
Planejando o calendário de postagens
Embora a etapa de definições seja essencial, a “mão na massa” também precisa de muito planejamento!
Por isso, todos os meses trazem um espaço para registrar o calendário de postagens e ver como cada tweet se relaciona com a estratégia macro.
Confesso que, nesse caso, acho que uma planilha funciona melhor para profissionais de redes sociais.
Afinal, o PDF não permite inserir mídias, links, ou mesmo porções mais longas de texto para registrar. E a ideia é justamente que esses materiais estejam reunidos em um só lugar, não?
De qualquer maneira, o 2022 Twitter Planner traz calendários separados para tweets orgânicos e patrocinados. Considerando que são dois tipos de conteúdo com objetivos bem diferentes.
Analisando a estratégia em retrospecto
Agora, também não adianta definir os objetivos, traçar as ações, colocar o bloco na rua e depois largar de mão, né?
Também é preciso tirar um tempo para olhar para trás e analisar o desempenho das ações, pensando no que cada uma delas contribuiu para atingir as metas.
Por isso, o 2022 Twitter Planner traz espaços para registrar o que funcionou, o que não deu tão certo assim, o que você aprendeu com isso e, também, quais oportunidades surgiram dessa reflexão.
Geralmente, tirar um momento para pensar nesse ponto de vista traz bons insights que podem ajudar a pensar nos próximos passos da estratégia.
Atiçando a inspiração com recursos e referências
Talvez, a parte final do 2022 Twitter Planner seja a mais interessante. Lá, você encontra uma série de recursos que convidam a pensar fora da caixa na hora de testar novos tipos de conteúdo.
Primeiramente, há uma série de dicas gerais para aproveitar tudo que os recursos da rede social têm a oferecer.
Depois, diretrizes que você pode seguir para criar textos, imagens e vídeos de máxima qualidade. Elas falam de boas práticas de escrita e edição, gatilhos mentais, CTAs, entre outros.
O documento também traz espaços para rascunhar ideias de tweets e carrosséis.
Além de preencher o PDF interativo, o Twitter convida a imprimir os templates, como se fossem folhas de atividade, e pegar o lápis e a caneta para exercitar a criatividade.
Além disso, há uma seleção das principais hashtags utilizadas nos Estados Unidos. Acaba não sendo tão útil assim para o público brasileiro, mas vale dar uma olhada para entender como aplicar no nosso mercado!
E ainda tem muito mais!
Quando eu falo que o 2022 Twitter Planner é um material completo, quero dizer que é completo mesmo. Além de tudo isso que falamos aqui, você ainda encontra:
- templates para definir a demografia dos seus anúncios;
- ideias para criar enquetes e engajar o público;
- e dicas rápidas para pensar em temas e formatos para vídeos.
Para conferir na íntegra, acesse o site e faça o download.