Na última quarta-feira (17), o Twitter anunciou um update às Tweet Analytics. Essa seção traz dados de visibilidade e engajamento sobre tweets específicos e será expandida com opções adicionais de visualização.
O objetivo é fornecer ainda mais insights de conteúdo para personalidades do Twitter e profissionais de social media. Quem compartilhou a novidade foi Julius Sohn, Product Designer da equipe do Twitter na Alemanha.
Today we start rolling out the new Tweet Analytics!
This is the first of many updates to analytics tools available on the platform— Julius Elias Sohn (@juliussohn) November 17, 2021
O que muda nas Tweet Analytics: métricas adicionais de engajamento
Em geral, o Twitter oferece poucas informações de análise sobre a performance dos conteúdos publicados na plataforma. Abaixo, você vê a plataforma atual de Tweet Analytics, como indicado pelo Social Media Today.
As únicas informações disponíveis são:
- impressões do tweet (quantas pessoas visualizaram o tweet);
- e engajamento total (quantas pessoas interagiram com o tweet).
Clicando em View all engagements, o usuário pode filtrar a quantidade de engajamento por diferentes tipos de interação, como curtidas e cliques para visualizar o perfil. Mas o detalhamento para por aí.
Por sua vez, a interface atualizada traz novas informações. Na imagem abaixo, você pode ver os novos seguidores que foram gerados a partir do conteúdo e a quantidade de visualizações de mídia, por exemplo.
Também será possível filtrar as impressões para avaliar quais vêm de uma promoção paga, e quais são orgânicas. O painel ainda fornece insights sobre respostas, retweets e curtidas, mostrando a tendência de engajamento ao longo do tempo.
Nova interface de Tweet Analytics chega em breve
Até agora, a nova interface de Tweet Analytics está em processo de implementação.
No Twitter, Julius Sohn indicou que o update estará disponível para todos ainda este ano. Mais aproximadamente, no meio de dezembro de 2021.
Thanks Juan! We’re planning to make it available to everyone by mid December.
— Julius Elias Sohn (@juliussohn) November 17, 2021
Twitter tem histórico de fornecer poucas ferramentas de análise
Entre profissionais de social media, o Twitter é conhecido por oferecer poucos insights sobre a performance de conteúdos. Isso faz com que o uso de ferramentas de terceiros seja muito mais comum do que em outras redes sociais, como o Facebook ou Instagram.
Um exemplo disso é o anúncio feito no começo de 2020, que descontinuou a seção de Audience Insights. Ela fornecia detalhes específicos sobre o público de um determinado perfil, como interesses, gênero, e faixa etária.
Entretanto, o Twitter parece despender esforços para outras iniciativas que não facilitar a vida de profissionais de mídias sociais.
No início deste mês, eles engatiharam funcionalidades extra para o Twitter Blue, seu serviço de assinaturas. Algumas das novidades eram:
- pastas de favoritos para categorizar tweets salvos;
- atendimento ao cliente dedicado;
- opção de “desfazer” tweets até 30 segundos depois da publicação;
- e temas de cores diferentes para o aplicativo, entre outros.
O anúncio não foi tão bem recebido assim, já que a complexidade das ferramentas ficou abaixo do esperado.
Até agora, a opinião geral sobre a nova interface de Tweet Analytics é positiva. Vamos ver se o Twitter segue na linha de oferecer o que os usuários estão ativamente pedindo!
Conteúdo relacionado: Como ter ideias de conteúdo para redes sociais? 9 dicas para manter a frequência