Mais uma funcionalidade entrou na gama de testes do Instagram. A bola da vez é a reorganização de posts, que permite aos usuários trocarem a ordem das suas postagens no feed principal do perfil.
Até agora, a disposição padrão é cronológica. Ou seja, as primeiras posições são ocupadas por posts mais recentes, enquanto publicações antigas ficam na parte inferior do feed.
O pesquisador Alessandro Paluzzi localizou a funcionalidade nas configurações do perfil, sob a nomenclatura Editar grade.
Para fazer a reorganização, é simples. Basta arrastar cada postagem para a localização desejada e tocar em Concluído para salvar as alterações. Também há um botão de Desfazer, para reverter as mudanças.
Funcionalidade permite mais controle sobre a aparência do perfil
Como o Instagram é uma rede social primariamente visual, muitas marcas e criadores de conteúdo objetivam manter a coerência estética entre as postagens.
Para isso, há aplicativos que permitem a simulação do feed antes da postagem, como é o caso do Preview. Se a funcionalidade for adotada, soluções como essa acabarão perdendo a serventia.
Tendência é mais liberdade no feed, com maior destaque para vídeos
Não é surpresa para ninguém que o Instagram está investindo cada vez mais em vídeos curtos. Muito provavelmente, para fazer frente ao TikTok.
Adam Mosseri, head da rede social, compartilhou as prioridades para 2022 e afirmou que o foco será nos vídeos, com todos os formatos consolidados em torno do Reels.
Sendo assim, a tendência é que haja maior margem para experimentos com o feed tradicional. A reorganização das postagens é o primeiro passo em direção a isso.
É o que prevê Andrew Hutchinson, Gerente de Conteúdo e Redes Sociais do portal Social Media Today:
Minha previsão é que o Instagram vai mudar para um feed principal em tela cheia com Stories ou Reels, se distanciando inteiramente do feed de posts estáticos tradicionais. Tendo isso em mente, a tendência é a hesitação do Instagram em mexer com o formato tradicional de posts diminua. Afinal, se eles vão se afastar disso em breve de qualquer maneira, por que não testar coisas novas primeiro?