Na última quarta-feira (1), o Google anunciou mais uma atualização de algoritmo. O update da vez é focado em promover avaliações de produtos de alta qualidade e levará aproximadamente 3 semanas para ser implementado completamente.
Ou seja, o objetivo é privilegiar resenhas aprofundadas e baseadas em avaliações reais, ao invés de conteúdos que apenas listam produtos e se limitam a mostrar as características fornecidas pelo fabricante.
Esse update terá maior impacto em blogs de e-commerce e marketing de afiliados.
Update prioriza conteúdo de qualidade para avaliações de produtos
Segundo o Google, a atualização foi impulsionada pelo feedback dos usuários, que deram indicações sobre quais tipos de conteúdo relacionado a resenha de produtos eles consideram úteis e confiáveis.
Alguns fatores mencionados foram evidências de que o produto realmente foi testado pelo autor da avaliação e opções variadas de fornecedores para finalizar a compra.
Sendo assim, o Google recomenda que os criadores de conteúdo utilizem imagens, vídeos, áudios e outros tipos de mídia para provarem que a avaliação é real.
Incluir links para fornecedores variados (e não apenas o que gera uma venda ou comissão para o dono do blog) também é considerado uma boa prática a partir de agora.
Primeira atualização do tipo foi implementada em abril de 2021
A primeira atualização desde tipo foi implementada em abril de 2021, com o objetivo de “oferecer aos usuários um conteúdo com análises criteriosas e pesquisas originais, escrito por especialistas ou entusiastas que conhecem bem o assunto”.
Na mesma ocasião, o Google disponibilizou algumas perguntas úteis para aferir a qualidade de avaliações de produtos. Veja a lista na íntegra:
- Elas expressam conhecimentos especializados sobre os produtos, quando apropriado?
- Mostram como o produto é fisicamente ou como ele é usado, com conteúdo exclusivo, além do que é fornecido pelo fabricante?
- Fornecem medições quantitativas sobre como o produto é avaliado em várias categorias de desempenho?
- Explicam o que diferencia o produto dos concorrentes?
- As avaliações consideram produtos similares ou explicam quais produtos podem ser melhores para determinados usos ou circunstâncias?
- Discutem os benefícios e desvantagens do produto específico, com base em pesquisas relacionadas?
- Elas descrevem como o produto evoluiu de modelos ou versões anteriores para fornecer melhorias e solucionar problemas, ou ajudam de outra forma os usuários a tomar uma decisão de compra?
- Identificam os principais fatores de decisão da categoria do produto e o desempenho do produto nessas áreas? Por exemplo, a avaliação de um carro pode determinar que a economia de combustível, a segurança e a dirigibilidade são fatores de decisão e classificar o desempenho nessas áreas.
- Elas descrevem as principais opções sobre como o produto foi projetado e o efeito dele nos usuários, além das informações do fabricante?
Até o momento, essas atualizações só se aplicam a conteúdo em inglês. Entretanto, não deve demorar muito para que o Google faça a expansão para outros idiomas.
Boas práticas para escrever avaliações de produtos
Para fornecer apoio à comunidade de SEO, o Google consolidou uma documentação de práticas recomendadas para a criação de avaliações de produtos de alta qualidade. Confira a tradução na íntegra:
Publicar avaliações de produtos de alta qualidade no seu e-commerce ou site de resenhas de produtos pode ajudar compradores a aprenderem mais sobre um produto antes da compra. Por exemplo, resenhas podem guiar compradores entre produtos concorrentes, ajudando os clientes a escolher o melhor fabricante ou modelo de acordo com suas necessidades e orçamento.
Conteúdo relacionado
Para ajudar compradores a descobrirem suas avaliações de produtos na busca do Google e em outros produtos do Google, siga essas boas práticas:
- Avalie o produto da perspectiva de um usuário.
- Demonstre que você entende sobre os produtos que estão sendo avaliados – mostre que você é um expert.
- Forneça evidências como fotos, vídeos, áudios, ou outros links da sua própria experiência com o produto, para apoiar sua expertise e reforçar a autenticidade da sua avaliação.
- Compartilhe medidas quantitativas sobre como o desempenho de um produto em várias categorias de performance.
- Explique o que diferencia um produto dos seus competidores.
- Mostre produtos comparáveis que também podem ser considerados, ou explique quais produtos são mais adequados para determinados usos ou circunstâncias.
- Discuta os benefícios e desvantagens de um produto em particular, baseado na sua pesquisa original.
- Descreva como um produto evoluiu quando comparado a modelos mais antigos para mostrar melhorias, detalhar problemas, e ajudar usuários a fazerem a decisão de compra.
- Identifique fatores de decisão para a categoria do produto e como o produto se sai nessas áreas (por exemplo, uma avaliação de carro pode determinar que a economia de combustível, a segurança, e o manuseio são fatores de decisão para a compra, e fornecer avaliações nessas áreas).
- Descreva as escolhas que levaram o produto a ser construído de uma determinada maneira e o seu efeito para os usuários, além do que o fabricante diz.
- Considere incluir links para múltiplos fornecedores, para dar ao leitor a opção de comprar onde quiser.
Resenhas de produtos frequentemente usam links para produtos listados em um site de e-commerce, para que, se um comprador acha uma avaliação útil e segue o link para comprar o produto, o criador do conteúdo é recompensado pelo fornecedor. Veja a posição do Google sobre programas de afiliados.
Avaliações de produtos podem ser um ótimo recurso para compradores que precisam decidir qual produto comprar. Quando estiver escrevendo, foque na qualidade e originalidade das suas resenhas, não o comprimento, e siga quantas boas práticas acima conseguir. Isso vai levar o máximo valor para clientes que estão lendo suas resenhas.