Na última quarta-feira (15), o Google anunciou mais um projeto focado em criadores de conteúdo. A bola da vez é o Qaya, uma plataforma onde creators podem vender produtos digitais e monetizar sua presença online.
Qaya objetiva profissionalizar a criação de conteúdo
Mais do que somente uma vitrine de produtos, o Qaya objetiva criar um hub de negócios para criadores de conteúdo.
A ideia é que os todos possam criar seus próprios espaços de divulgação online, expondo as redes sociais nas quais estão presentes e, também, os produtos digitais pelos quais são conhecidos.
Com isso, espera-se que creators tenham mais margem para profissionalizar seus negócios e fazer uma carreira da criação de conteúdo. É o que explica Nathaniel Naddaff-Hafrey, co-fundador e gerente do Qaya:
Nosso projeto começou com uma ideia simples: creators são a próxima geração de empreendedores. Como CEOs de seus próprios negócios, eles precisam das mesmas ferramentas comerciais como qualquer outro fundador bem-sucedido.
Até agora, o Qaya está disponível somente nos Estados Unidos. Ainda não há previsão de lançamento em outros países, incluindo o Brasil.
Opções diversificadas de exposição e pagamento
Mesmo em versão beta, o Qaya já trouxe uma série de funcionalidades interessantes — e a tendência é que haja mais em um futuro próximo.
Similar a um e-commerce, os creators podem expor seus produtos e receber o pagamento diretamente pela plataforma. O Qaya também oferece a possibilidade de disponibilizar produtos gratuitos para download.
Outras formas de monetização, como gorjetas e assinaturas, já estão sendo avaliadas para implementação.
Análise de dados sobre desempenho e conteúdo
Para facilitar a criação e a otimização de estratégias próprias, o Qaya ainda possui uma interface onde usuários podem analisar dados de performance sobre sua presença na plataforma.
Lá, é possível entender quantas pessoas visualizaram seu perfil ou um determinado produto, além de avaliar o desempenho de vendas em determinados períodos de tempo.
Integração com outras plataformas do Google
Outro destaque do Qaya é a integração com outras plataformas de redes sociais. Segundo o Google, o objetivo é auxiliar com a criação de uma base engajada de fãs.
Até agora, só há conexão direta com o YouTube, mas espera-se de que novas possibilidades estejam disponíveis na sequência.
A integração permite expor produtos do Qaya diretamente abaixo do vídeo em contas de criadores de conteúdo qualificados.