Na última quarta-feira (3), o Google anunciou que uma nova versão do PageSpeed Insights será liberada para os usuários em breve. A atualização vem para substituir o código original que ainda roda na ferramenta e simplificar a apresentação dos dados do relatório.
A novidade foi compartilhada no blog web.dev por Addy Osmani, Senior Staff Software Engineer, e Elizabeth Sweeny, Product Manager do Chrome Web Platform Team.
A previsão é de que a nova versão do PageSpeed Insights fique disponível para os usuários até o final do ano.
Por que atualizar o PageSpeed Insights?
Segundo o Google, o código-fonte por trás do PageSpeed Insights já tinha 10 anos de idade. Sendo assim, um dos objetivos da atualização é tornar esse código mais eficiente e atualizado com as últimas tecnologias de desenvolvimento.
Além disso, a comunidade de SEO sempre considerou o PageSpeed Insights como uma ferramenta difícil de compreender, o que tornava bem mais complicada a tarefa de interpretar seus resultados.
Por isso, o time também visa tornar a experiência de uso da plataforma mais intuitiva. Isso inclui deixar claro quais dados são de laboratório e quais são de campo, por exemplo, com uma diferenciação mais evidente à primeira vista.
Novidades do PageSpeed Insights
As novas funcionalidades do PageSpeed Insights estão previstas ainda para 2021! Veja o que usuários vão encontrar por lá:
Abas diferentes para mobile e desktop
Através de uma aba no menu de navegação superior, usuários poderão selecionar o relatório da plataforma que querem visualizar com mais facilidade.
Separação entre dados de campo e laboratório
Botões de dados de campo e laboratório trazem uma explicação sobre a origem dos dados. Além disso, dados de campo agora estão mais em evidência do que dados de laboratório, para que informações reais sejam priorizadas na análise.
Teste de Core Web Vitals
Antes, usuários só tinham a informação de “passou” ou “falhou” em relação aos Core Web Vitals. Agora, há uma seção inteiramente detalhada e dedicada a essas métricas.
Origem dos dados
A seção de origem dos dados foi movida para uma aba individual, onde agrega todos as pontuações do Relatório de Experiência do Usuário do Chrome (CrUX).
Informações sobre a coleta de dados
Usuários poderão ter mais informações sobre os dados coletados, como período, duração das visitas, dispositivos, conexões de rede, tamanho da amostra e versão do Chrome.
Expandir visualização
Através de um novo botão, é possível visualizar detalhes avançados sobre as métricas que integram o Core Web Vitals, incluindo os números de referência que o PageSpeed Insights usa para classificar os resultados.
Screenshot da página
A captura de tela da página carregada foi removida da página inicial, para tornar a interface mais limpa, e agora fica dentro da seção de dados de laboratório.