PDI - Plano de Desenvolvimento Individual

A aplicação do método PDI – Plano de Desenvolvimento Individual, é uma excelente aposta para qualquer indivíduo, visto que ele é o responsável pelo progresso nas questões pessoais e profissionais e na conquista de novos objetivos.

Para alcançar resultados, precisamos estabelecer estratégias e metas até que seja possível atingirmos o nível que tanto desejamos sem perder o foco.

Os sonhos que ainda não saíram do papel, um projeto antigo, ou até mesmo uma promoção na área em que se atua, dependem de ações que tem como finalidade o enfrentamento de desafios sem deixar se levar por escolhas aleatórias.

O PDI é uma ferramenta que ajuda muito a empresa a detalhar os passos de um colaborador e acompanhar de perto sua evolução profissional, alinhando o progresso de suas habilidades e conhecimentos com as necessidades da organização.

Neste conteúdo vamos explicar como dar passos de forma estratégica para um melhor desenvolvimento profissional por meio do Plano de Desenvolvimento Individual. Vem com a gente!

O que é Plano de Desenvolvimento Individual?

O Plano de Desenvolvimento Individual consiste em uma maneira de auxiliar o indivíduo a alcançar os seus objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais, de curto, médio e longo prazo.

Sendo assim, o PDI trata-se de um caminho para a carreira, no qual são alinhados os interesses do colaborador com as expectativas da empresa no que diz respeito aos desejos e ideias que quando transformados em um plano de ação, alcançam os resultados esperados.

Por meio do PDI os ganhos ocorrem de forma natural, pois o empregado aumentará o seu foco, energia, motivação e produtividade para o trabalho, visando chegar onde deseja.

Embora o método seja mais aplicado no âmbito profissional ele também pode ser realizado de forma individual, especialmente para as pessoas que buscam pelo autodesenvolvimento na carreira.

No entanto, para melhores resultados ao aplicar o PDI individualmente, é fundamental que ele seja acompanhado por um profissional para que o foco nos resultados não sejam perdidos.

O PDI se aplica tanto aos funcionários de uma empresa, quanto aos líderes e gestores. Sendo um fator decisivo na evolução de cada um no desenvolvimento de competências e habilidades.

Qual é a importância do PDI para o crescimento de uma empresa?

Para a empresa que deseja desenvolver novos líderes ou promover o crescimento de profissionais, o PDI é um método imprescindível.

Com ele, é possível direcionar a evolução dos colaboradores escolhidos para que eles consigam desempenhar novas funções e somar com as características identificadas pela gestão de pessoas.

Desta forma, os funcionários passam a enxergar seus pontos fortes, bem como suas falhas e podem trabalhar de forma mais assertiva de acordo com as capacidades manifestadas. Além disso, a companhia gera um profissional competente e este se sente mais valorizado.

Quais são os benefícios do Plano de Desenvolvimento Individual?

Agora que você já sabe o que é e qual a importância do PDI dentro de uma empresa, é o momento de conhecer os benefícios deste métodos. Entre os principais, podemos destacar:

  • Identificação dos pontos fortes e fracos do indivíduo: por meio do PDI a empresa fará uma análise profunda do desempenho do profissional, conhecendo todas as competências e possíveis falhas;
  • Definição de um plano de ação: o PDI é uma ferramenta excelente para estabelecer um plano de ação assertivo que irá impactar diretamente nas aptidões de cada profissional;
  • Desenvolvimento profissional: este fator é o grande objetivo por trás do PDI. Por intermédio de um plano sistematizado e bem estruturado é possível arquitetar um trajeto pautado nos conhecimentos do colaborador, mapeando seus avanços e testando o método;
  • Motivação dos colaboradores: o PDI é um alinhamento de benefício mútuo. Ele estabelece uma base sólida para que o profissional se destaque e se motive cada vez mais. Além disso, é capaz de impactar diretamente no alcance das metas;
  • Aumento da produtividade: como os conhecimentos do indivíduo são aprimorados, a produtividade e qualidade do serviço também aumentam de forma considerável;
  • Retenção de talentos: um dos principais benefícios do PDI é que ele permite que o profissional alinhe a sua caminhada com os objetivos da empresa. Ou seja, torna-se um excelente combustível para descobrir novos talentos e retê-los.

Quais são as etapas da implementação do PDI?

Para desenvolver um bom PDI para os colaboradores, a empresa deve seguir alguns passos para a estruturação correta. Vamos conhecê-los?

Passo 1 – Alinhamento

O primeiro passo para a implementação do PDI é alinhar a estratégia com os colaboradores escolhidos.

É necessário entender os objetivos, bem como o que planejam entregar para empresa e principalmente o nível de dedicação que estão colocando no projeto.

É fundamental direcionar os objetivos organizacionais e alinhá-los com as expectativas do funcionário para um PDI assertivo.

Passo 2 – Mapeamento das competências técnicas e comportamentais

O segundo passo consiste na realização do mapeamento completo das competências técnicas e comportamentais dos selecionados.

A finalidade aqui é entender em qual estágio o profissional se encontra, tanto nos aspectos técnicos como no que diz respeito ao comportamento.

Muito além dos conhecimentos teóricos e práticos, é preciso avaliar a inteligência emocional, pois ela é quem conta nos cargos de gestão, por exemplo.

Passo 3 – Definição do planejamento

Ao passar pelo passo 1 e 2 já é possível definir um melhor planejamento para colocar o PDI em prática.

Neste planejamento é preciso estabelecer quais são as ações que serão adotadas, pois isso deve acontecer de acordo com o perfil de cada indivíduo. Algumas pessoas aprendem mais investindo em cursos, enquanto outras precisam da vivência.

Este é um passo no qual é necessário balancear até encontrar a melhor estratégia a ser utilizada.

Passo 4 – Acompanhamento

Por fim, o mais importante dos passos consiste no acompanhamento, ou seja, é fundamental estar ao lado do profissional durante o processo de evolução para que ele possa tirar as dúvidas e a avaliação ocorra de forma mais precisa.

Neste passo é possível saber se o colaborador está progredindo conforme os indicadores e se está próximo ou não de completar alguns dos objetivos estipulados pela empresa. Este tipo de questionamento é respondido com o tempo, por isso acompanhar é fundamental.

Além disso, é importante que o profissional também tenha o feedback de como está evoluindo, independentemente se forem críticas positivas ou negativas.

Como fazer um bom PDI?

Além de um bom planejamento, o PDI também passa por processos de construção específicos que são listados com base nas necessidades da empresa e no desenvolvimento dos profissionais que passarão por ela.

Acompanhe abaixo, algumas maneiras de elaborar um bom PDI:

  • Defina objetivos: todo bom planejamento precisa de um objetivo. Compreender quais são os pontos que precisam ser aprimorados faz com que o PDI seja assertivo. Por esta razão, é necessário mapas e definir os objetos no plano de desenvolvimento;
  • Conheça o profissional: é fundamental possuir o conhecimento prévio a respeito do profissional que será acompanhado. Pontos como currículo, habilidades, aptidões e ambições auxiliam no sucesso do processo;
  • Trace as posturas que precisam ser melhoradas: além de conhecer o colaborador é necessário compreender quais são os pontos que ele precisa melhorar, de acordo com os objetivos da empresa;
  • Estipule prazos: toda meta tem um prazo para ser cumprida, o mesmo acontece com o PDI. Ele pode ser dividido em várias partes ou ter apenas uma. No entanto, é necessário determinar o tempo de cada tarefa para uma melhor administração do plano;
  • Realize ações: além dos objetivos, algumas ações podem ser realizadas para que o colaborador alcance as metas e desenvolva as competências desejadas pelo PDI;
  • Calcule os custos: algumas ações necessitam de custos para a sua implementação, por isso, avaliá-los evita gastos desnecessários.

7 Dicas de ações para o PDI

Diversas ações podem fazer parte do Plano de Desenvolvimento Individual. Elas são usadas para auxiliar no processo, influenciando no progresso de cada profissional. Confira 7 dicas abaixo:

Cursos e treinamentos

Os cursos e treinamentos são excelentes opções para aprimorar e desenvolver habilidades técnicas, práticas e teóricas do profissional.

Este tipo de ação pode ter duração curta, média e longa, dependendo do tipo de PDI adotado e demais objetivos da organização.

O orçamento para cursos e treinamentos devem ser avaliados, bem como o retorno que essas ações podem oferecer.

Leitura

Além de se tratar de uma ação simples, também é mais enriquecedora, já que a leitura é fundamental para ampliar os conhecimentos do colaborador sobre diversos aspectos e tópicos.

Normalmente, ela é recomendada em alguns casos, como na aprendizagem de metodologias específicas, como o design thinking, por exemplo.

Vídeos

Os vídeos tendem a ser mais dinâmicos, contribuindo para um conhecimento mais visual. A vantagem é que podem ser utilizados de formas gratuitas por meio do youtube, por exemplo e ainda possuem uma vasta seleção de conteúdos.

Seminários e palestras

Os seminários e palestras são referências nas cases de sucesso e costumam ser muito eficazes.

Envolver o colaborador com pessoas que são referências de cases, pode ser um grande impulsionador para o desenvolvimento.

Mentoria

As mentorias são realizadas por profissionais habilitados e de destaque. Trata-se de um trabalho mais intimista e incisivo.

O mentor é uma pessoa especialista em uma determinada área com vasta experiência e resultados acumulados em sua carreira. Ao assumir essa posição, ele se torna responsável por repassar os conhecimentos que obteve ao longo de seu percurso profissional.

Ao optar por este tipo de ação, a empresa pode desenvolver aptidões novas no colaborador.

Job rotation

O job rotation é caracterizado por levar o colaborador a conhecer as mais diversas áreas da empresa durante um determinado período para que ele entenda todos os procedimentos e necessidades da organização.

É considerada uma alternativa mais acessível e extremamente prática, pois ajuda o colaborador a entender um pouco mais de como cada setor funciona na prática. Além disso, é excelente para capacitar futuros líderes e gestores.

Benchmarking

São atividades que agregam mais conhecimento sobre determinados assuntos, como a análise das melhores práticas que são utilizadas por empresas de um mesmo ramo de atuação.

Costuma ser muito comum nas áreas que envolvem produtos ou marketing, mas que também podem ser integradas às estratégias de PDI. Este tipo de ação costuma garantir ótimos resultados, além de insights pontuais.

Tudo pronto para investir no PDI?

O PDI é uma ferramenta que deve estar presente em qualquer planejamento de uma empresa de sucesso, pois trata-se de um elemento chave para o desenvolvimento profissional da equipe, refletindo diretamente na produtividade e nos resultados.

Por esta razão, investir no PDI pode trazer benefícios incríveis, especialmente no que diz respeito à qualificação dos profissionais.

Quer continuar aprendendo com os nossos conteúdos? É só continuar de olho aqui! Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Você pode gostar disso