Com mais de 930 milhões de usuários ativos, o LinkedIn é a principal rede social para encontrar profissionais e oferecer serviços, fazer networking e impulsionar negócios. Mas se você já teve a sensação de que está falando com as paredes mesmo em um lugar com tanta gente, saiba que não está sozinho nessa.
Você verá nesse conteúdo:
Existe um recurso muito bacana e relativamente pouco explorado para aumentar o engajamento de páginas de empresas e marcas: criar uma newsletter. Neste artigo, vamos te mostrar como e por que você deve fazer isso.
Para começar, vale esclarecer para quem ainda não conhece o recurso que a Newsletter no LinkedIn é uma página que coleciona uma série de artigos sobre uma mesma temática, publicados regularmente.
A principal diferença entre a Newsletter no LinkedIn e os artigos “soltos” é que estes últimos ficam publicados na sua linha do tempo, e só podem ser acessados quando o usuário acessa o seu perfil e rola o feed. Já a newsletter tem uma página própria, que armazena edições atuais anteriores da publicação, que podem ser compartilhadas, salvas, comentadas e assinadas.
A proposta desses conteúdos é fornecer uma visão aprofundada sobre um determinado tema, convidando os seguidores a se juntarem à conversa. E, consequentemente, gerando engajamento ao redor da discussão.
Com a newsletter, os leitores se tornam assinantes e recebem notificações toda vez que a empresa ou profissional compartilhar um conteúdo novo. A própria marca pode escolher a frequência, que deve ser pré-definida: diário, semanal, quinzenal ou mensal.
O artigo também é enviado para a caixa de entrada do endereço de e-mail vinculado à conta do LinkedIn, adotando a forma mais comum de newsletter que conhecemos.
As vantagens da Newsletter no LinkedIn se assemelham aos benefícios de uma estratégia de e-mails informativos tradicionais. Ou seja:
- cria um relacionamento recorrente e duradouro com o leitor;
- aumenta a possibilidade de atingir novos leitores, a partir das interações das suas próprias conexões com o conteúdo;
- estabelece a presença da marca no dia a dia do cliente;
- refina a lista de contatos, pois somente pessoas com real interesse pelo tema vão assinar a newsletter, aumentando a possibilidade de engajar na conversa;
- fornece conteúdo relevante, o que auxilia na jornada de compra;
- ajuda a criar e fortalecer autoridade;
- aumenta as visitas em conteúdos do blog e outros canais.
E dá certo, mesmo?
A organização de mídia Business Insider viu sua base crescer em quase 820 mil assinantes em 24 horas. Isso pode ter sido proporcionado pelas notificações enviadas pelo LinkedIn, onde se convida o seguidor da página a fazer a inscrição na newsletter.
Similarmente, o Zoom foi uma das primeiras empresas SaaS que utilizou o recurso e teve uma grande taxa de adesão à newsletter. No mesmo período de 24 horas, mais de 10% de seus seguidores totais se tornaram inscritos.
Pode ter certeza: criar uma Newsletter no LinkedIn é mais fácil do que você imagina. É só seguir o passo a passo:
- Navegue até a seção de “Novo Artigo”.
- Selecione “Criar uma Newsletter”.
- Adicione título, descrição e logo para a newsletter.
- Selecione a frequência de envio.
- Publique a newsletter. O primeiro artigo será postado no feed da página, e os seguidores serão notificados do conteúdo.
- Mantenha a frequência de publicações.
- Escolha uma imagem de capa diferente para cada artigo. O nome da newsletter não muda, mas o título dos artigos deve ser ajustado para deixar claro que tema será tratado em cada conteúdo.
- Utilize recursos diferentes para arejar o texto e torná-lo mais interessante. Você pode incluir vídeos, links, citações, apresentações do tipo slide e até cursos inteiros.
- Analise o desempenho de cada artigo da newsletter e acompanhe o crescimento base de seguidores.
- No seu perfil, troque o botão “Conectar” por “Seguir”. Assim, quem visitar seu perfil será convidado a acompanhar suas atividades sempre que você postar algo novo.
Procure escolher um nome impactante e atraente para a sua Newsletter no LinkedIn, que seja compatível com a sua marca, ao mesmo tempo em que gera curiosidade.
Elabore cuidadosamente a Descrição: é ela que vai fazer com que as pessoas decidam assinar a newsletter ou não. Diga do que se trata, seja objetivo e venda seu peixe!
Não use imagens com baixa resolução nos artigos, nem figuras com marca d’água ou mal recortadas. Capriche na escolha da foto de capa da newsletter e dos artigos, bem como das imagens que você for utilizar ao longo do conteúdo.
Gere conteúdo de valor: se você conhece bem seu público-alvo, sabe onde aperta o calo e como aliviar essa dor. Então, tenha certeza de que o conteúdo que você vai publicar está verdadeiramente contribuindo para sanar esses problemas.
Não esqueça de incluir uma chamada à ação ao final de cada newsletter. Pode ser um convite para comentar, compartilhar ou enviar uma mensagem via DM para conversar melhor sobre um determinado tópico. O importante é não deixar a conversa morrer!
E aí, curtiu o nosso artigo sobre Newsletter no LinkedIn? Conte aqui pra gente se você já tem a sua e como anda o seu engajamento na rede. Até a próxima!