Como Monetizar no Instagram

Se você tem um perfil no Instagram e quer torná-lo rentável, precisa conhecer as possibilidades de monetização da página. Leia o conteúdo e saiba como é possível lucrar na plataforma.

Saber como Monetizar no Instagram é um grande passo para ampliar seu faturamento mensal sem precisar investir muito. Isso porque a própria rede oferece uma gama de possibilidades para as contas profissionais lucrarem na plataforma.

No entanto, muito se engana quem pensa que ter milhares de seguidores é exigência para construir uma página rentável. Mesmo as contas pequenas conseguem resultados significativos quando investem nas estratégias certas.

Além disso, é preciso destacar que assim como qualquer outra forma de ganhar dinheiro na internet, Monetizar no Instagram depende de foco e dedicação. Em outras palavras, por mais que existam diversas possibilidades, é importante persistir e estar atento ao que funciona ou não.

Para ajudá-lo, neste conteúdo vou falar sobre como lucrar no Instagram e quais são as exigências e benefícios da prática. Inclusive, deixarei uma lista com 10 maneiras de monetizar e garantir receitas mensais na rede.

Vamos lá?

Antes de mais nada, o que é monetização do Instagram?

A monetização do Instagram consiste em uma maneira de lucrar na plataforma. Em outras palavras, em vez de usar a rede para interagir com os amigos ou contar as novidades, o usuário passa a ganhar dinheiro com ela.

É claro que isso não é uma novidade, uma vez que grandes marcas estão no Instagram promovendo seus produtos e serviços todos os dias. Contudo, o que você talvez não saiba é que pessoas comuns também podem fazer isso.

Neste contexto, se você tem um negócio próprio ou presta serviços, também pode ampliar a sua receita usando o seu perfil. Isso porque, o Instagram é uma rede social sem intermediários, ou seja, basta usar as ferramentas certas e promover as suas ideias.

Contudo, existem algumas regras para Monetizar no Instagram e elas não envolvem a quantidade de seguidores. Confira no próximo tópico!

Quais são as regras para Monetizar no Instagram?

As regras para Monetizar no Instagram são bem simples. Entretanto, a plataforma é muito exigente quanto ao cumprimento dos critérios. São eles:

  • ser maior de idade;
  • ter uma “conta profissional”;
  • não comprar seguidores ou engajamento;
  • cumprir com as diretrizes da comunidade e com os termos de uso.

Além disso, é necessário verificar se a conta está habilitada para a monetização. Para isso, siga os passos abaixo:

  • acesse o menu “configurações” no canto superior direito da tela;
  • clique em “configurações e privacidade”;
  • vá até “ferramentas e controles para criadores de conteúdo”;
  • clique em “status de monetização”.

Se o seu perfil estiver aprovado para monetizar, você verá a seguinte mensagem: “Você está liberado para monetizar”. A partir dessa contestação, basta começar o trabalho. Vale lembrar que não existe requisito de número de seguidores para a monetização. No entanto, alguns recursos são liberados para os usuários com mais de 10 mil seguidores.

10 formas de Monetizar no Instagram

Agora que você já sabe como Monetizar no Instagram, é o momento de conhecer as principais estratégias para isso. É importante destacar que você deve optar por uma ou mais ideias que combinem com o seu perfil profissional. Acompanhe!

1. Monte uma vitrine virtual

Se você vende produtos, sejam eles físicos ou digitais, pode criar uma vitrine virtual no Instagram. Essa é uma maneira lucrativa de ter uma loja sem precisar de espaço ou site.

Ao criar uma vitrine virtual, seu perfil ganha uma aba exclusiva, na qual você pode divulgar seus itens no feed e nos stories. Inclusive, é possível cadastrá-los em catálogos, montar coleções e personalizar o layout da loja.

Embora a finalização da compra não seja feita pelo Instagram, você pode incluir um meio de pagamento como um link, por exemplo, e enviá-lo ao cliente.

2. Aposte no Marketing de Afiliados

O Marketing de Afiliados é uma excelente aposta se você deseja Monetizar no Instagram. O programa funciona por meio da divulgação de produtos e serviços de terceiros e do recebimento de comissão a cada venda.

Assim, se o seu perfil fala sobre emagrecimento, por exemplo, você pode revender e-books de receitas, aulas sobre vida saudável e até cursos de profissionais da área. Para isso, basta criar conteúdos e direcionar os seus seguidores às plataformas de compra.

3. Venda infoprodutos

Se você não quer se afiliar a nenhum produtor, pois já vende os seus próprios infoprodutos, também pode usar o Instagram para promovê-los. Seja um e-book, um template, uma planilha, uma aula ou um curso, a plataforma é o melhor lugar para esse tipo de divulgação.

No entanto, é recomendado criar também uma página de vendas e conduzir seus seguidores a ela. A página de vendas, também conhecida como Landing Page, é um site no qual o usuário pode ter mais detalhes sobre o seu produto digital e efetuar a compra.

Vale dizer que o Instagram é uma excelente rede para desenvolver conteúdos no seu nicho que chamem à atenção dos possíveis compradores. Resumindo, trata-se de um conjunto. Em quantos mais lugares você ofertar o seu infoproduto, mais conhecido ele será.

4. Use a plataforma como portfólio

Uma terceira suposição é que você seja um prestador de serviço e use a plataforma como portfólio. Por exemplo, um fotógrafo, um redator, um editor de imagem e vídeos ou até mesmo um criador de conteúdos para redes sociais.

Assim, o Instagram é excelente para mostrar as suas habilidades e chamar a atenção dos potenciais clientes. Contudo, é necessário organizar o seu perfil, criando um feed alinhado com as suas intenções.

5. Produza conteúdos UGC

O UGC (User Generated Content) é um conteúdo sobre marcas, produtos e serviços. Ou seja, são posts desenvolvidos exclusivamente para falar de uma empresa e seu portfólio. Normalmente, as marcas que contratam pessoas para a produção de UGC costumam fazer essas publicações em seus próprios perfis.

Entretanto, você pode criar conteúdos no seu Instagram que destaquem o seu serviço no nicho em questão e conseguir mais parcerias. Vale dizer que esse tipo de conteúdo destaca o que o usuário pensa sobre a marca, influenciando diretamente outros usuários.

6. Faça parcerias com marcas

Ainda falando sobre parcerias com marcas, também é possível ser pago para falar de produtos e serviços no seu perfil. No entanto, as empresas adeptas a isso buscam um Instagram com bastantes seguidores e um bom engajamento.

Isso porque o objetivo é que você teste o produto, poste um conteúdo em vídeo ou imagem sobre ele e instigue outras pessoas a comprarem. Em razão disso, um perfil pequeno não é o mais indicado para essa função. Além disso, o seu público e nicho precisam se encaixar ao perfil do parceiro.

7. Faça lives com recurso ‘Badges’

Outra possibilidade quando o assunto é como Monetizar no Instagram diz respeito à lives com recurso “Badges”. Esse tipo de live permite que os usuários enviem ícones para apoiar o criador durante a transmissão.

Ao comprar o “Badge” o seguidor recebe um ícone de coração ao lado do nome e seus comentários aparecerão em destaque na live do criador. Contudo, esses corações são convertidos em valores para o dono do perfil.

8. Ative a opção de assinatura

Ativar a opção de assinatura no perfil é o mesmo que ter um conteúdo premium. Em outras palavras, as pessoas que realizarem a assinatura terão acesso a postagens exclusivas do seu perfil.

Contudo, é válido destacar que essa opção só é liberada para quem possui mais de 10 mil seguidores. Isso porque dificilmente um perfil pequeno contará com usuários dispostos a pagar por um conteúdo.

9. Crie canais de transmissão

Se você ainda não tiver a opção de assinatura disponível, pode investir na criação de canais de transmissão. Esse tipo de canal é aberto a qualquer seguidor e por ele é possível promover ações exclusivas como ofertas relâmpagos, por exemplo. Inclusive, você também pode propor discussões e enquetes que aproximem o público do seu perfil.

Vale lembrar que o principal objetivo dos canais de transmissão é proporcionar benefícios para quem participa. Por isso, capriche!

10. Use o Marketing de Influência

Deixei o Marketing de Influência para o fim, pois se trata de uma possibilidade voltada para quem já é um digital influencer. Melhor dizendo, contas com bastantes seguidores e um bom engajamento.

Assim como falei das parcerias com marcas, o Marketing de Influência funciona da mesma forma. No entanto, para quem já tem autoridade e presença nas redes, essa alternativa costuma render mais frutos e muita procura por parte das marcas.

Em outras palavras, você se torna “garoto(a) propaganda” de uma determinada empresa. A partir de então, passa a publicar conteúdos sobre ela, exaltá-la nos stories e convencer o seu público a engajar também.

Quais são os benefícios de Monetizar no Instagram?

Monetizar no Instagram é algo que proporciona diversos benefícios. Entre os principais, posso destacar:

  • ampliação do faturamento: por mais que você já tenha outros meios rentáveis, contar com o Instagram é mais uma forma de ampliar o seu faturamento. Inclusive, trata-se de uma rede que tem um crescimento exponencial, sendo ideal para alcançar mais clientes;
  • maior visibilidade: quanto mais você vende pelo Instagram, mais visibilidade você ganha. Assim, mesmo aqueles seguidores que ainda não compraram podem te indicar para outras pessoas;
  • diversificação dos canais de venda: a monetização no Instagram também permite que o seu perfil seja mais uma opção de canal de venda. Assim, se um consumidor tiver dificuldade em realizar a compra no seu site, por exemplo, pode fazê-la diretamente no seu Instagram.

Aprendeu como Monetizar no Instagram?

O conteúdo chegou ao fim, mas como você deve ter percebido, as possibilidades de ganhos são infinitas. Assim, espero que você tenha aprendido como Monetizar no Instagram e perceba que a rede pode ser muito mais lucrativa quando usada com sabedoria.

Vale dizer que é possível investir em mais de uma opção deixada aqui. No entanto, é preciso ter discernimento e avaliar aquelas que se alinham com os seus objetivos. Isso significa que se você tiver um perfil pequeno, as parcerias, por exemplo, ainda não são viáveis para você.

Além disso, é importante ressaltar que mesmo com poucos seguidores é possível ganhar dinheiro na plataforma e ter um Instagram rentável. Seja por meio da venda de produtos e serviços ou apenas na divulgação do seu trabalho, a rede pode ser uma grande impulsionadora de resultados.

Lembre-se de que o foco, a dedicação e a paciência são três fatores que devem caminhar juntos durante o processo de monetização. E, caso ainda tenha alguma dúvida sobre como Monetizar no Instagram, deixe o seu comentário. Será um prazer ajudá-lo!

Outros conteúdos sobre trabalhar na internet

Nos vemos nos próximos artigos! Até lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Você pode gostar disso