Quem tem um negócio precisa se atualizar sempre sobre os diferentes canais disponíveis para venda e nutrição do relacionamento com o cliente.
Investir somente no offline ou exclusivamente no online pode fazer sua empresa perder oportunidades.
Como mudar esse cenário? A resposta está no Marketing Multicanal.
A ideia é simples: você utiliza diferentes meios para veicular as informações e as campanhas do seu negócio. Assim, tem a chance de atingir um público maior e fechar mais vendas.
Por esse motivo, a estratégia é útil para qualquer empreendedor que deseja se destacar no mercado.
Para explicar melhor o que você pode fazer, explicamos o conceito do Marketing Multicanal, quais são seus benefícios e como criar uma estratégia para aumentar suas vendas. Leia e saiba mais.
O que é Marketing Multicanal?
O Marketing Multicanal é uma estratégia que permite veicular campanhas e divulgar sua empresa em diferentes plataformas ao mesmo tempo.
Assim, sua marca tem mais visibilidade perante o público-alvo e pode fortalecer sua reputação, melhorar sua imagem e aproveitar mais oportunidades de venda.
Para chegar a esse patamar, o objetivo é explorar as potencialidades e os recursos dos diferentes meios adotados.
Desse modo, é criada uma percepção única para os potenciais clientes e uma experiência completa da campanha e das informações veiculadas.
Quais canais de venda podem ser adotados?
Existem várias possibilidades na hora de aplicar a estratégia de Marketing Multicanal. Para decidir o que é melhor, é importante verificar a condição e as características do seu negócio. De toda forma, as alternativas disponíveis são:
- lojas física e virtual;
- marketplaces;
- redes sociais;
- chat online;
- blog;
- e-mail;
- aplicativo;
- notificações push e SMS;
- fóruns e comunidades;
- rádio, TV e jornais e revistas impressos e digitais;
- outdoors;
- banners e panfletos;
- publicidade em lojas e pop-up stores.
Por que adotar essa estratégia?
O Marketing Multicanal traz uma série de possibilidades. No entanto, você não precisa adotar todos os canais.
O ideal é selecionar aqueles que fazem sentido para o seu negócio. Ou seja, entender quais meios trarão uma maior quantidade de leads.
Afinal, quanto mais alto for o número de potenciais clientes, mais significativas são as chances de fechar negócio. Esse é o principal objetivo da estratégia. Ainda existem outros. Entre eles estão:
- alcance de diferentes percepções no público, já que cada meio tem uma campanha direcionada. Assim, os pequenos ajustes levam ao impacto máximo em todos os canais;
- direcionamento da estratégia de marketing, com o alcance de melhores resultados;
- eficiência na captação de leads, ou seja, há um aumento da taxa de conversão;
- redução de custos, porque sua empresa define os canais mais adequados para o público-alvo em comparação com o orçamento disponível;
- potencialização da consciência de marca (brand awareness);
- solidez na transmissão de uma ideia, o que ajuda a aumentar a credibilidade da empresa;
- maior conhecimento sobre os clientes, com aumento do potencial de fidelização.
Marketing tradicional x multicanal x omnichannel: quais as diferenças?
É normal haver uma confusão entre esses conceitos. Porém, eles são diferentes. Entendê-los é o primeiro passo para alcançar o sucesso na sua estratégia.
Até aqui, você sabe que o Marketing Multicanal é aquele em que as campanhas são veiculadas em diferentes meios. Assim, existe o potencial de atingir um público mais abrangente.
Por sua vez, o marketing tradicional é mais abrangente. Inclusive, o multicanal faz parte dele. O que caracteriza o primeiro formato é a escolha dos meios que serão utilizados, sem o objetivo de ampliar o alcance. Por isso, o retorno do investimento (ROI) tende a ser mais lento.
Por fim, o omnichannel é uma estratégia que conecta diferentes canais. Assim, os serviços oferecidos são integrados. Portanto, ele vai muito além da divulgação de campanhas e informações. Tem relação com estoque, vendas e outras rotinas administrativas.
Como aplicar a estratégia de Marketing Multicanal?
Agora que você entendeu o que essa prática pode fazer pelo seu negócio, chega o momento de saber como aplicar na sua empresa. A seguir, listamos algumas dicas. Veja as principais:
- crie uma campanha única. Ela deverá ser apenas adaptada para as características de cada canal;
- entenda o que seu público espera. Isso passa pela definição de persona. Ao conhecer o seu potencial cliente, você tem mais chance de acertar a sua iniciativa;
- integre diferentes canais, para que a campanha seja eficiente em todos os meios. Você pode até criar conteúdos que direcionem os leads de um canal a outro;
- mantenha a identidade visual, porque isso ajuda na memorização da marca pelos clientes;
- invista nos conteúdos relevantes. Eles atrairão os leads qualificados, contribuirão para uma boa taxa de conversão e farão sua empresa fechar mais vendas;
- monitore os custos para evitar que o investimento ultrapasse o orçamento. Além disso, acompanhe os resultados para saber o que deu certo para sua empresa. Lembre-se de que é um processo de experimentação e que ajustes são normais.
Ao tomar todos esses cuidados, você tem uma chance maior de fortalecer sua marca com a ajuda do Marketing Multicanal. Especialmente, se contar com um auxílio especializado. Assim, sua empresa contará com profissionais qualificados, que sabem como levar seu negócio rumo ao sucesso.
Quer saber mais sobre o assunto? Entenda a definição do público-alvo e as diferenças para a segmentação de mercado.