Screenshots do recurso de Google Multisearch no app do Google
Fonte: Google

No dia 7 de abril de 2022, o Google anunciou a criação de um recurso muito esperado pelos usuários assíduos do buscador. O Google Multisearch permite combinar a pesquisa por imagem do Google Lens com palavras-chave, possibilitando a obtenção de resultados ainda mais alinhados com a intenção de busca.

Em fevereiro de 2023, o recurso se tornou disponível para usuários do mundo todo, e promete resultados aprimorados para buscas relacionadas à compra.

Google Multisearch: Como funciona na prática

Demonstração do Google Multisearch
Fonte: Google

O recurso de Multisearch está disponível nos apps do Google para Android e iOS. Depois de acessar o aplicativo, basta realizar essa sequência de etapas:

  1. Toque no ícone do Google Lens.
  2. Faça o upload de um screenshot ou tire uma foto.
  3. Deslize para cima e toque no botão de + Adicionar à sua pesquisa.
  4. Adicione a palavra-chave desejada.
  5. Visualize os resultados.

Possibilidades de uso do Google Multisearch

Com o Multisearch, o Google expandiu consideravelmente as oportunidades da Pesquisa. Agora, é possível combinar diferentes mídias para obter resultados relacionados – algo que era impensável até hoje.

Algumas das possibilidades de uso destacadas pelo Google são:

  • Faça um screenshot de um vestido laranja e adicione o termo “verde” para encontrá-lo em outras cores.
  • Tire uma foto do seu conjunto de mesa de jantar e adicione o termo “mesa de centro” para achar um móvel que combine.
  • Fotografe a sua muda de alecrim e adicione o termo “como cuidar” para obter os cuidados necessários para a planta.
  • Faça um clique do câmbio da sua bicicleta e adicione o termo “como consertar” para chegar a um tutorial detalhado.

 

Demonstração do MUM do Google
Fonte: Google

Pesquisa com localização integrada

Além de ser mais preciso nos resultados de busca, por cruzar as informações de texto e de imagem promovendo um conjunto de associações entre elas, o Google Multisearch também oferece a possibilidade de pesquisa com localização integrada.

Nesse caso, é possível fazer uso junto com o Google Maps. No caso da busca por um produto que se deseja comprar, é possível indicar se você e está procurando alguma loja próxima que ofereça o item, por exemplo, ajudando inclusive a promover os negócios locais.

Recurso de inteligência artificial

Não é surpresa para ninguém que a Inteligência Artificial está por trás de inúmeros recursos introduzidos pelo Google nos últimos tempos – incluindo o Multisearch.

A empresa salientou que a tecnologia possibilita a identificação de padrões naturais e intuitivos no mundo que nos cerca. E, consequentemente, a aplicação em soluções que facilitam o dia a dia das pessoas.

Agora, a empreitada do Google é explorar como fazer a incorporação do Multitask Unified Model (modelo unificado multidisciplinar, em português) à funcionalidade de Multisearch.

O MUM tem um papel essencial na compreensão de informações na web, e na aplicação desses dados para obter respostas certeiras para pesquisas ainda mais complexas.

Ele também será usado para aprimorar a experiência na página de resultados de busca. Ou seja, trazendo informações complementares sobre o tópico desejado e sugerindo conteúdos relacionados para aprofundar o conhecimento do usuário.

E, mais do que isso, para identificar momentos-chave em vídeos. Ou seja, se você está buscando pelo modo de aplicação de um produto de beleza específico e o vídeo fala sobre toda a linha, o Google saberá indicar a minutagem exata em que a blogueira fala sobre o que você deseja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Você pode gostar disso