Field Marketing

O Field Marketing é um tanto quanto complexo de definir. Em parte, porque muitos profissionais de marketing de campo parecem fazer de tudo um pouco.

Além disso, as várias faces do marketing parecem se misturar, o que dificulta ainda mais a compreensão de cada modalidade.

Embora o marketing digital e o marketing de conversação dominem a maioria do ciclo de vendas, a interação com o mundo físico não pode ser substituída.

O Field Marketing é uma estratégia que aplica muitos dos mesmos princípios usados nas vendas digitais e estratégias de marketing: personalização, construção de relacionamento e segmentação de público e os leva para o mundo físico.

Aqui, veremos essa estratégia única e como ela oferece suporte ao processo de vendas.

O que é Field Marketing?

O Field Marketing é um conjunto de estratégias de marketing que profissionais altamente treinados usam para construir marcas, relacionamentos com clientes e geração de leads para um cliente ou empresa.

Essa estratégia visa eliminar qualquer tipo de intermediários no contato com os consumidores, desenvolvendo uma interação direta e conversão de público potencial a clientes.

Anteriormente, o consumidor era um ser passivo, limitado à observação e, a partir dela, decidir se a marca era a adequada para solucionar o seu problema ou não.

Isso muda com o Field Marketing, onde o consumidor deixa de ser passivo e se transforma no protagonista das suas campanhas. É um processo mensurável e normalmente envolve interações face a face com leads e clientes.

Quais são os tipos de Field Marketing?

O Field Marketing, por ser uma estratégia de marketing de vendas, é realizado por promotores, vendedores e profissionais do marketing nos pontos de venda, diretamente com o cliente.

A seguir, conheça as principais táticas e como podem converter o público potencial em clientes fiéis.

Amostras

As amostras ou demonstrações de produtos são a tática mais comum de vendas no mercado. Marcas de comidas e bebidas usam a estratégia por meio de amostras grátis e brindes entregues diretamente ao cliente por representantes.

A ideia por trás disso é que seu consumidor potencial tenha uma experiência próxima com o produto, seja no local de vendas ou em algum evento de promoção da marca, como feiras e espetáculos patrocinados.

Em caso de bens não consumíveis, as amostras de produtos são feitas por meio de demonstrações do produto em ação, como veículos e aparelhos eletrônicos.

Street Shows

Baseado no Street Marketing, o objetivo dos Street Shows é levar os produtos para as ruas, em eventos promocionais em locais alinhados ao seu público alvo. A promoção de feiras, shows, circuitos, maratonas e outros tipos de eventos são uma vitrine excepcional para as marcas.

Ações virais

As ações virais têm a ver com o comportamento do cliente nas redes sociais. Consiste em aproveitar essas experiências para promover sua marca e produto, aumentando o envolvimento com seu público e o alcance da promoção com baixo investimento.

Road shows

Essa tática de Field Marketing tem como objetivo levar o nome da sua marca aos lugares onde seus clientes estão, fazendo com que sua presença seja percebida em carros adesivados e veículos com telas de LED, por exemplo.

Venda direta

As vendas diretas são os promotores da marca vendendo aos clientes no ponto de interação. As marcas costumam combinar campanhas de vendas diretas com demonstrações de produtos, aproveitando o interesse dos consumidores depois de experimentá-lo. Outras táticas incluem lojas pop-up e mesas promocionais em eventos.

Quais são os benefícios obtidos por meio do Field Marketing?

Os profissionais de Field Marketing são altamente treinados para atender às necessidades do público-alvo e estão totalmente cientes dos valores de seus negócios e marcas. Veja os benefícios mais marcantes dessas táticas para as marcas.

Melhora a percepção da marca

As marcas interagem diretamente com seu público-alvo, experimentando a marca em primeira mão em pontos de vendas estratégicos. Esses locais são ideais para ganhar reconhecimento do cliente em potencial, instilar os valores da marca e aumentar a fidelidade até se tornarem clientes.

Aumenta as vendas de qualidade

Os representantes de vendas recebem os leads qualificados trazidos pela equipe de marketing. Dessa forma, o marketing se ocupa do funil de vendas e os promotores lidam diretamente com aquelas pessoas que se tornarão de fato clientes.

Melhora o relacionamento com o cliente

A experiência do cliente com a marca, neste caso, vem antes de tudo. Ele experimenta, e absorve as informações antes de decidir se será de fato cliente ou não. Assim, cria um relacionamento que será apenas fortalecido e fidelizado por meio de outras estratégias de marketing.

Baixo custo

O investimento inicial geralmente é muito baixo, pois se trata de promover uma experiência com uma marca ou produto que já existe e está disponível no mercado. São apenas criadas ações de interação direta entre cliente e produto, que podem ser aperfeiçoadas constantemente.

Fidelização de Clientes

Outro grande benefício é a fidelização dos clientes. Uma boa experiência faz com que ele volte e traga mais alguém para conhecer sua marca. É assim que um cliente fiel se comporta, fala bem do que consome e oferece para seus amigos e familiares.

Obter informação em primeira mão

Tendo contato diretamente com seu cliente em potencial, você coleta informações primordiais vindas da sua resposta à experiência. Por meio da interpretação desses dados é possível rever estratégias, montar novas campanhas e ajustar o público.

Qual é a diferença de Field Marketing e Marketing Promocional?

O Field Marketing não veio para substituir o Marketing Promocional, mas para complementá-lo. Ele é muito mais amplo e visa não somente promover o produto, mas medir os resultados das ações, monitorar a experiência do cliente, acompanhar as vendas após as promoções e aperfeiçoar as estratégias.

O Marketing Promocional pode usar algumas das táticas do Field Marketing, como amostras grátis e brindes. Mas visa prioritariamente a venda e a captação dos clientes, não avaliando com mais atenção os impactos do consumo na vida do cliente e o resultado das ações para a marca.

Alguns exemplos da aplicação de Fiel Marketing em diferentes setores

O Field Marketing pode ser usado ao lado de iniciativas de marketing promocional para maximizar os resultados. Veja dois exemplos da implementação dessas táticas em diferentes setores.

Setor de bebidas

As marcas podem usar eventos esportivos para promover sua marca em datas estrategicamente estudadas. No mercado, podem criar pontos de vendas e experimentação, pois os clientes terão acabado de ver o produto e estarão mais propensos a experimentar.

Assim, após terem um primeiro contato com a marca, serão levados a uma interação mais direta, provando e emitindo sua opinião sobre a bebida. As chances de conversão serão mais altas, quando as duas estratégias são usadas em parceria.

Setor de alimentação

Placas e anúncios podem ser usados em supermercados visitados por clientes potenciais, em lugares estratégicos e alinhados ao interesse do público. Além disso, em pontos de venda, podem ser distribuídos brindes ou amostras grátis acompanhando produtos que casam.

Por exemplo, uma marca de bolachas salgadas pode distribuir amostras grátis para clientes que comprarem determinada marca de café. Essa parceria pode ser interessante para promover novos produtos e estabelecer parcerias entre marcas.

Como utilizar a Field Marketing para conseguir mais clientes?

Usar corretamente o Field Marketing pode aumentar o engajamento da sua marca com seus clientes potenciais. Algumas estratégias dentro dessa modalidade de marketing ajudarão nesse processo.

Antes de qualquer coisa é preciso contar com uma equipe de profissionais criativos e bem treinados, para criar táticas válidas e chegar aos resultados mensurados no tempo determinado para cada projeto.

Após isso, basta colocar em prática todas as táticas de alta conversão e acompanhar os resultados, promovendo alterações e ajustes sempre que for necessário. Veja 8 estratégias de Field Marketing para conseguir mais clientes.

  • Patrocine eventos — ao entrar como parceiro em eventos, poderá distribuir vouchers, ingressos e itens que carreguem o nome da marca.
  • Envie amostras grátis pelo correio — existe um público que não se interessa por experimentar produtos em locais públicos, mas é bastante receptivo a amostras enviadas por correios. Aposte nessa modalidade.
  • Crie produtos e experiências exclusivas para clientes — envie produtos de novas linhas e ofereça experiências inéditas àqueles clientes fiéis e mais assíduos. Isso o fará sentir ainda mais orgulho de ser um consumidor.
  • Seja presente nas redes sociais — seus clientes que interagem com suas postagens gostam de ser respondidos, percebidos e prestigiados. Esteja presente nas redes comentando, respondendo e mencionando os seguidores.
  • Envolva-se em uma causa social — tenha seu nome vinculado àquilo que seu público apoia, como causas animais, ambientais e de consumo sustentável.
  • Promova eventos para o público — aproveitar as datas comemorativas do marketing para realizar eventos exclusivos da marca é uma forma valiosa de se promover. Distribua itens, use a logo em todos os lugares e permita que os participantes experimentem seus produtos.
  • Ouça e conte histórias dos seus clientes — no Field Marketing o cliente é protagonista. Crie conteúdos para as redes com suas histórias e faça-o se sentir parte da marca. Assim, além de fidelizá-lo, atrairá mais pessoas interessadas em estar em evidência.
  • Faça uma amostragem online — seus clientes online podem ser reunidos em comunidades, que recebem e-mails para uma avaliação gratuita de suas ofertas. Peça que enviem feedbacks e falem sobre suas experiências em seguida.

O Field Marketing, portanto, é um conjunto de estratégias que visam promover o contato direto do cliente com a marca. O principal objetivo é favorecer uma relação de fidelização por meio de experiências reais.

Além disso, essa é uma tática que visa avaliar os resultados obtidos nas campanhas para entender como o cliente se relaciona com a marca e quais são os melhores meios de mantê-lo ativo e trazendo novos consumidores.

Caso esse conteúdo tenha sido útil, compartilhe com seus colegas e nas redes sociais profissionais para alcançar o maior número de pessoas interessadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Você pode gostar disso