O marketing de conteúdo é uma realidade nas empresas e não tem mais como ficar de fora dessa estratégia. De acordo com pesquisas, 33,4% dos brasileiros se informam por meio dos mecanismos de buscas. Por isso, o grande desafio das organizações é produzir as informações em tempo e volume necessários para seu público.
Para ajudar nessa empreitada, uma alternativa para complementar a quantidade é a curadoria de conteúdo. Portanto, se você precisa de uma opção para aumentar e variar os materiais para seu blog corporativo, continue com a leitura e conheça essa técnica e saiba como implementá-la em sua empresa.
O que é curadoria de conteúdo e como funciona?
A palavra curadoria vem do latim e significa “aquele que administra”. Sendo assim, pode-se dizer que a curadoria de conteúdo é a ação de organizar, gerenciar e disponibilizar conteúdos relevantes pela web. Esse processo consiste em buscar, filtrar, analisar e escolher os materiais que estão na etapa certa do funil, dentro do planejamento estratégico e de acordo com calendário editorial da empresa.
Por que fazer curadoria de conteúdo?
Criar seus próprios conteúdos é muito importante, mas, acredite, aproveitar as milhares de informações já disponíveis na rede pode ajudar (e muito!) a sua estratégia de marketing. Seja por não ter a mão de obra suficiente, seja por uma questão de ganhar tempo em alguns momentos, aproveitar o conhecimento existente é uma maneira inteligente de agregar valor ao seu conteúdo. Dessa forma, sua empresa:
- pode se tornar uma referência em relação a busca de informações sobre um determinado tema;
- melhorar a percepção da marca e do negócio;
- aumentar o relacionamento com clientes e parceiros;
- oxigenar e diversificar pautas e nichos de informações.
No entanto, para conseguir aproveitar ao máximo os benefícios que a curadoria de conteúdo pode trazer para sua estratégia de marketing, ela precisa ser feita de forma cautelosa e se atentar para alguns pontos cruciais.
Como fazer uma curadoria de conteúdo?
Faça pesquisas
Conhecer as fontes e o que diz o conteúdo que pretende utilizar é o primeiro e mais importante passo para uma curadoria eficiente. O papel do curador é levantar essas necessidades, e não buscar dos mesmos sites sempre. A variedade é significativa aqui, e desbravar a internet atrás de produções relevantes e que se encaixam no funil da empresa é o que fará toda a diferença.
Contextualize o material
Depois de encontrar as informações é necessário lapidá-las. Isso significa adequar a linguagem à persona, estabelecer relação com o produto ou serviços da empresa e, se for o caso, ajustar a mensagem. A curadoria não pode ser uma “colcha de retalhos”, na verdade, ela precisa ser fundamentada e atraente para o público-alvo. Caso contrário, nada disso faz sentido.
Compartilhe o conteúdo
Defina os canais pelos quais serão divulgados os conteúdos, os melhores horários e mantenha a linha da estratégia da empresa. A parte da divulgação é muito importante, pois é necessário conhecer bem a persona para alcançá-la no momento certo. Para isso, algumas ferramentas são muito úteis, conheça algumas:
- redes sociais: excelentes auxiliares no processo de curadoria, são ótimas para fazer filtragem de conteúdo. Siga páginas referências no mercado e dos principais concorrentes;
- BuzzSumo: faz a filtragem de conteúdo por tópicos, selecionando os resultados de acordo com palavras-chave;
- Pocket: com o intuito de salvar artigos selecionados, sempre que encontra um material interessante, basta clicar e salvá-lo;
- Feedly: eficiente ferramenta de acompanhamento e organização de feeds de notícias;
- Paper.li: faz a curadoria de seus seguidores nas redes sociais e cria uma agenda conteúdos.
A quantidade de notícias e informações disponíveis na internet é enorme e tende a crescer cada vez mais, e usá-las em forma de curadoria de conteúdo é uma forma eficiente de aproveitar esse material em sua estratégia de marketing e ampliar seu poder de produção.
Por meio de pesquisa, contextualização e divulgação dos materiais você enquadra em seu planejamento editorial e atende às necessidades de sua persona e qualifica as etapas de nutrição de seus leads.