O Áudio Marketing é uma estratégia que oferece conteúdos diferentes dos tradicionais e proporciona uma experiência mais cômoda ao usuário. Com ele, é possível alcançar mais pessoas e ampliar o engajamento de sites, blogs e redes sociais.
Você verá nesse conteúdo:
Sabe aquele momento em que queremos assistir a uma aula ou simplesmente fazer a leitura de um artigo, mas estamos ocupados demais para isso? Algumas vezes mesmo a realização das menores tarefas parece ser impossível. É pensando nisso que muitos negócios apostam no Áudio Marketing.
Afinal, o cotidiano é corrido e nem sempre há tempo para usar os olhos para outras atividades senão as planejadas. Neste contexto, o Áudio Marketing facilita a nossa vida, uma vez que surge da necessidade de consumir conteúdo mesmo quando não há disponibilidade para isso.
Assim, seja no trânsito, nas refeições, ou até mesmo no banho, essa estratégia possibilita o encaixe de novas demandas ou entretenimento na rotina. Isso porque o Áudio Marketing está disponível em diferentes modelos como, podcasts, narrações, conteúdos de blog e até dispositivos com assistentes virtuais.
Além disso, por ser um formato que exige menos esforços de um ouvinte do que de um leitor, ele tem sido cada vez mais atrativo. Por essa e outras razões te convido a continuar a leitura deste artigo e entender em detalhes a eficácia dessa estratégia de Marketing de Conteúdo.
Vamos lá?
O que é Áudio Marketing?
O Áudio Marketing é uma estratégia que utiliza conteúdos em áudio como podcasts, posts de blog e anúncios de voz para alcançar um público maior. Isso porque nem todas as pessoas têm disponibilidade para consumir conteúdos escritos.
Uma prova disso, é uma pesquisa realizada em 2023, pela Spotify, que computou um aumento em 3,5x na audiência de podcasts nos dias úteis. Isso significa que durante o trabalho e as obrigações diárias as pessoas preferem ouvir a ler.
Outro exemplo da grandeza dessa estratégia é a popularização das assistentes virtuais como a Siri da Apple e a Alexa da Amazon. Elas permitem que os usuários façam pesquisas, criem listas, planejem o dia, busquem filmes, séries e músicas e até comprem usando apenas a voz. Inclusive, com a ajuda delas também é possível fazer automações, tornando a casa “inteligente”.
Essa tecnologia também já está presente nas livrarias on-line e em ambientes educacionais com os chamados “audiobooks”. Em outras palavras, hoje é possível conhecer novas histórias e até mesmo estudar por meio dos conteúdos em áudio.
Assim, seja para continuar produtivo ou simplesmente descansar a visão sem precisar abdicar das preferências, o Áudio Marketing é viável para as marcas e negócios. Afinal, perder o público que não tem tempo de ler nunca será uma boa estratégia.
Por que apostar no Áudio Marketing?
Como já mencionado, os conteúdos em áudio estão cada vez mais presentes. Inclusive, têm ganhado o coração dos consumidores do digital. Essa informação isolada já é suficiente para uma empresa apostar no Áudio Marketing e acompanhar a tendência.
Contudo, além da pesquisa da Spotify, sites como Exame e Sebrae destacam que quase 50% dos consumidores usam pesquisa de voz e assistentes virtuais. Isso significa que metade da população brasileira já é adepta a essa tecnologia.
Em razão disso, investir no Áudio Marketing irá gerar um alcance dos que não estão com os olhos na tela, mas sim conectado aos fones.
Quais são as vantagens da estratégia de Áudio Marketing?
A estratégia de Áudio Marketing é repleta de vantagens. Dentre as principais, é possível destacar:
- expansão do alcance: por meio dos conteúdos em áudio é possível chamar a atenção dos usuários, especialmente os mais ocupados. Assim, as pessoas que não são impactadas pelos artigos escritos, por exemplo, podem adentrar no assunto ao escutá-lo;
- ampliação do engajamento: com mais usuários sendo alcançados, o engajamento também é ampliado. Assim, um conteúdo com voz e texto pode ter duas vezes mais curtidas e compartilhamentos;
- maior conveniência: como já foi dito, as experiências de áudio são mais convenientes por não ser necessário usar os olhos ou as mãos;
- mais possibilidades de conversão: um conteúdo que visa vender tem mais possibilidade de conversão quando também dispõe de um áudio. Afinal, se o usuário não ler até o fim, ele não encontrará o CTA ou outros elementos para direcioná-lo à compra.
4 formas de usar o Áudio Marketing
Agora que você já sabe o que é o Áudio Marketing e a importância dessa estratégia, chegou o momento de conhecer 4 formas de utilizá-la.
1. Blogs e sites
Os blogs e sites são os melhores lugares para usar o Áudio Marketing. Isso porque, como já mencionado, eles ajudam os conteúdos a alcançar mais pessoas interessadas neles. Assim, é possível que um usuário leia o artigo, enquanto outro o escute.
Deste modo, todos terão a mesma informação, porém em formatos diferentes. Ademais, você permite que o seu público escolha como prefere consumir o conteúdo. Vale destacar que para isso é necessário contar com plataformas de áudio como o Play.ht.
Além de posts com áudio é possível adicionar voz nos depoimentos de consumidores. Essa prática é importante, pois transmite melhor a emoção e a sinceridade de quem indica o seu serviço.
2. Redes sociais
Também é possível implantar o Áudio Marketing nas redes sociais. Inclusive, é uma excelente forma de gerar mais engajamento. Assim, seja no Facebook, Instagram, YouTube ou TikTok é viável aplicar a estratégia.
A boa notícia é que o Áudio Marketing também pode ser um vídeo. Isso mesmo! Se você não tem experiência com plataformas de áudio pode criar vídeos e inseri-lo nos conteúdos. Eles podem ter ou não conteúdo visual, uma vez que o importante na estratégia é a voz.
Um bom exemplo disso são os podcasts do YouTube. Embora o entrevistado esteja no vídeo, muitas pessoas apenas escutam o conteúdo. No entanto, no Facebook, você pode optar pelo Live Áudio, um recurso que transmite a sua mensagem diretamente.
3. Podcasts
E, já que mencionei o podcast, não poderia deixar de dar detalhes sobre ele. Como já foi dito no início deste artigo, este formato conquistou as pessoas. Contudo, muitas pessoas acreditam que a única forma de ter um é hospedando no Spotify ou outras plataformas destinadas a isso.
A verdade é que assim como o exemplo que dei acima, o podcast (saiba como criar um) hoje pode ser feito por meio de vídeos. Basta colocar no YouTube, copiar a URL e inserir em seu blog, site ou rede social.
Uma dica é selecionar os artigos que mais renderam visualizações, cliques e comentários e chamar um especialista no assunto para bater um papo sobre ele. Os resultados são expressivos, eu te garanto!
4. E-mail marketing
É claro que eu não poderia encerrar sem falar do E-mail Marketing. Assim, se você faz uso dessa estratégia não espere mais para vinculá-la ao Áudio Marketing.
Embora um pouco mais limitado do que as sugestões anteriores, você pode inserir links que irão direcionar o usuário até o seu conteúdo de áudio. Além disso, é possível apostar no player embutido com HTML5, que permite a incorporação de players de áudio no corpo do texto.
Contudo, esse recurso pode não funcionar em todos os provedores.
Comece a usar o Áudio Marketing!
Se você deseja chamar a atenção até do público mais ocupado é a hora de começar a usar o Áudio Marketing. Entretanto, também vou lhe tranquilizar de que os conteúdos escritos não morreram. Inclusive geram excelentes resultados.
A questão aqui é apenas expandir! Afinal, quanto mais pessoas interessadas no que você tem a dizer, melhor. Não é mesmo? Por isso, para alcançar aqueles que não têm disponibilidade para a leitura ou simplesmente não gostam de ler, o Áudio Marketing é a melhor solução.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, deixe o seu comentário. Lembre-se também de compartilhar o artigo para que mais pessoas saibam da importância do Áudio Marketing.
Até a próxima