Campanha Cyber Monday 2023: como obter os melhores resultados e maximizar suas vendas

Varejistas e consumidores aguardam ansiosamente a chegada do mês de novembro para dar a largada nas compras de fim de ano. A Black Friday, sem dúvidas, guarda as principais promessas de negócios imperdíveis, mas, antes mesmo de chegar o Natal, e poucos dias depois desta sexta-feira tão esperada, há uma outra data muito importante para os e-commerces que pode alavancar consideravelmente as vendas: a Cyber Monday.

Neste artigo vamos falar sobre o que é e quando acontece a Cyber Monday, suas características no Brasil e o que você pode fazer para vender ainda mais, já na edição deste ano.

O que é Cyber Monday

Tradicionalmente realizada na primeira segunda-feira depois da Black Friday (que, por sua vez, acontece na última sexta-feira de novembro), a Cyber Monday é uma ação exclusiva das lojas online que busca aproveitar o embalo das vendas do mês de novembro.

Cyber Monday, que significa “segunda-feira cibernética”, numa alusão ao comércio pela internet, surgiu por volta de 2005 nos Estados Unidos, quando os lojistas perceberam uma grande procura no comércio eletrônico depois de passada a Black Friday.

É quase como se a Cyber Monday fosse uma prorrogação das ofertas da sexta-feira, ou seja, um último “bonde” para quem perdeu a oportunidade de garantir aquele produto especial que desejou o ano todo, ou mesmo renovar os estoques de itens de consumo básico por uns bons meses.

Quando acontece a Cyber Monday

Como dissemos, essa data especial para o comércio eletrônico acontece na primeira segunda-feira logo após a Black Friday. Então, veja por exemplo o que vai acontecer neste ano de 2023: como a Black Friday será no dia 24/11, a Cyber Monday acontecerá no dia 27/11.

Como é a Cyber Monday no Brasil

Da mesma maneira como nós “importamos” a Black Friday, que vem ganhando força a cada ano, o mesmo aconteceu com a Cyber Monday. Podemos dizer que os primórdios dessa data em terras brasileiras foi por volta de 2012, mas vem acontecendo uma consolidação crescente da busca por ofertas nesta data específica com o passar do tempo.

Se por um lado um levantamento realizado pela NielsenIQ|Ebit, empresa de análise de vendas virtuais, indicou queda nas vendas em 2022 quando comparado a 2021, por outro acredita-se que no Brasil as vendas como um todo ficam diluídas ao longo do mês de novembro, em vez de concentradas apenas em uma ou outra data.

De um jeito ou de outro, uma coisa é garantida: se você não investir em ações e campanhas de Cyber Monday para aproveitar ao máximo as possibilidades de venda, seu concorrente certamente fará isso.

Vá além de vender, fortaleça sua marca

É claro que o objetivo principal da Cyber Monday, assim como o da Black Friday, é gerar vendas e lucro para a empresa. Mas pense nessa como uma grande oportunidade de fortalecer a marca diante da base de clientes, entregando e cumprindo aquilo que promete e, sempre que possível, superando expectativas.

Afinal, você não vai querer aparecer no Reclame Aqui porque vendeu e não tinha estoque, ou teve problemas de logística para garantir a entrega dos itens vendidos. Essa frustração custa muito caro para a empresa em termos de reputação, além dos custos financeiros propriamente ditos.

Escolher com cuidado os produtos que receberão desconto na Cyber Monday

Essa é uma decisão que varia muito de nicho para nicho, e que está relacionada também ao perfil específico da sua empresa. Mas há algumas estratégias que você pode adotar para acertar na escolha dos produtos que vão entrar em promoção nesta data específica. Veja só:

  • Faça um levantamento dos dados de anos anteriores para identificar que produtos foram mais vendidos e quais, historicamente, têm bom desempenho nesse período do ano.
  • Priorize os produtos mais procurados pelos clientes ou que estejam em alta no período, já que naturalmente sua procura será maior.
  • Observe seu estoque e proponha a venda de dois ou mais itens em conjunto, para aumentar o valor do carrinho e também do desconto.
  • Selecione os itens com valor mais alto, para que os descontos sejam mais significativos e, consequentemente, mais atraentes.
  • Se você tem itens exclusivos ou de edição limitada para vender, a hora é essa!

Dicas para vender mais na Cyber Monday

Chegou a hora de colocar o bloco na rua e conquistar resultados incríveis com suas vendas durante a Cyber Monday. Para garantir que tudo corra bem e que a data não se transforme em um pesadelo varejista da pior qualidade, fique atento a alguns pontos-chave na hora de se preparar e organizar a empresa para esse momento.

Sistemas automatizados

O sistema de gestão do site deve ser o mais automatizado possível. Em uma data tão movimentada quanto a Cyber Monday, não é possível perder tempo autorizando etapas de envio do produto, por exemplo, ou com retrabalho gerado por erros bobos.

Dê desconto nos itens certos

Considere os resultados da Black Friday e dê desconto em produtos específicos. Melhor do que baixar o preço do site como um todo, é aplicar descontos estratégicos em produtos que você já sabe que seu cliente quer. Para isso, fique de olho nos seus próprios resultados da Black Friday, naquilo que está escasso no mercado e você ainda tem para vender, e também no que está parado no seu estoque e já passou da hora de sair de lá.

Invista em e-mail marketing

Difícil pensar em Black Friday e Cyber Monday sem associar com e-mails marketing, certo? Não é pra menos! Aquele e-mail com um cupom de desconto especial e indicação de brindes pode ser uma chamada irresistível para os leads que ainda não fecharam negócio com você, bem como aqueles que já são clientes fiéis.

Respeitados os limites éticos e as leis do Código de Defesa do Consumidor, você também pode fazer uso dos chamados gatilhos mentais. A sensação de que ofertas como a sua só serão vistas novamente no ano que vem, e que com a chegada da meia-noite os preços voltaram a ser como era antes pode ser o empurrãozinho que faltava para aquele internauta indeciso fechar o pedido com você.

Capriche na comunicação, tanto visual quanto escrita

Apesar de serem “primas” , as campanhas de marketing da Black Friday e da Cyber Monday precisam ser diferentes. Coloque-se no lugar do consumidor e visualize a enxurrada de e-mails, anúncios, artes e tudo o mais que lotaram sua caixa de entrada, seu feed das redes sociais e sua vida como um todo nas últimas semanas.

É preciso se destacar, do contrário sua campanha tende a passar como mais um anúncio de Black Friday que ainda está no ar, em vez de atrair a atenção de quem está buscando as melhores ofertas aos 45 minutos do segundo tempo.

Além de investir nas artes da campanha, sejam banners, anúncios para Instagram, artes para o site, não deixe de verificar todo e qualquer texto veiculado com o máximo de atenção. Assim você evita erros que podem afastar o consumidor de você, bem como previne dores de cabeça por conta de uma vírgula no lugar errado que podem transformar uma oferta de R$ 3.499 em outra de R$ 349,90.

Metade do dobro não é desconto

Um dos principais motivos para as empresas serem associadas à “Black Fraude” é a estratégia vergonhosa de elevar o preço dos produtos para anunciá-los com um desconto falso, o que pode acontecer também durante a Cyber Monday. Não seja essa pessoa, combinado? Planeje os descontos com antecedência, organize a casa e venda bastante, sem colocar a credibilidade da marca em risco.

Seja multicanal

Uma boa maneira de alavancar as vendas na Cyber Monday é planejar campanhas nos diferentes canais da marca. Por exemplo: redes sociais e e-mail marketing, com ações pontuais que aumentam ainda mais os descontos para quem efetuar o pedido em uma determinada faixa de horário.

E, por falar em horário, vale a pena fazer uma análise no site da sua marca para ver em que períodos do dia suas vendas estão mais concentradas, oferecendo promoções exclusivas nesses horários. Você pode planejar duas ou três ações imperdíveis ao longo do dia, deixando claro que só vai valer durante aquele período, acertando em cheio aqueles clientes fiéis ou potenciais que não podem ver uma promoçãozinha extra que já querem aproveitar.

Conclusão

Assim como em qualquer área da vida, não deixe de aprender com seus próprios erros e com os erros da concorrência. Observe os resultados da empresa em anos anteriores, e faça uma análise sincera sobre o que poderia ter sido feito de maneira diferente.

Avalie, também, os resultados dos seus concorrentes. O que você pode adotar como referência, ou inspiração, para levar a empresa aos resultados que deseja obter na Cyber Monday deste ano?

Coloque tudo isso em perspectiva, seja organizado e leve seu planejamento a sério. Esse é o primeiro passo para não comprometer sua margem de lucro e a sustentabilidade do seu negócio. E se a sua empresa ainda não está com o e-commerce robusto o bastante para segurar o rojão que pode ser a Cyber Monday, comece a se preparar desde já para virar esse jogo em 2024. Boas vendas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Você pode gostar disso