Quando pensamos em avaliar um cenário estratégico e inovador, o primeiro protótipo que nos vem à cabeça é a análise SWOT que se refere à Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Trata-se de um recurso responsável pela análise estratégica de uma empresa, visando o diagnóstico dos pontos fortes e fracos do negócio.
Entretanto, com a inovação do mercado, grande parte das marcas evoluíram a maneira de realizar essa análise, partindo para uma nova metodologia chamada análise SOAR, que tem a análise SWOT como base, no entanto com uma tendência mais benéfica.
A principal diferença entre essas duas ferramentas é que enquanto a matriz SWOT foca apenas na estratégia empresarial, a matriz SOAR aborda todas as áreas de uma organização, incluindo as experiências dos funcionários.
A análise SOAR vem da abreviação de Strengths, Opportunities, Aspirations, Results, que em português se traduz em: Forças, Oportunidades, Aspirações e Resultados. Envolve tanto o interno como o externo e não enfatiza apenas os gestores e sim todos à volta que podem melhorar o processo de um único empreendimento.
Quer conhecer um pouco mais sobre essa análise e como ela pode ajudar o seu planejamento estratégico? Então fica com a gente até o fim deste artigo!
Como utilizar o modelo de análise SOAR?
Como já mencionado, a análise SOAR é realizada de modo cooperativo em todas as áreas de uma empresa. Ela aborda todos os públicos e foca tanto nos diretores como nos colaboradores de uma marca, unindo forças para se chegar em um único objetivo.
A principal finalidade dessa ferramenta é a avaliação de um todo, incluindo a atuação dos stakeholders, isto é, todos que de alguma forma estão interessados no sucesso de um negócio.
A base da análise SOAR é caracterizada pelo que a empresa está fazendo de melhor, o que pode ser aprimorado e o que é mais importante para as partes envolvidas no projeto.
A análise SOAR precisa ser aplicada em toda a empresa e o processo deve contar com pessoas responsáveis pelo andamento. Por isso, é fundamental formar uma equipe para estar à frente do projeto.
Essa equipe deverá realizar pesquisas a fim de entender melhor quais são as percepções das pessoas que se encontram nos mais variados níveis do negócio, ou seja, terão uma melhor compreensão de como a organização tem se apresentado no mercado. É por meio desses questionamentos que os resultados serão gerados.
Quais são as matrizes da análise SOAR?
Quando os questionamentos são feitos para uma melhor análise da marca, 4 pontos não podem ser esquecidos. Esses pontos são os que formam as matrizes da análise SOAR. Por esse motivo é importante perguntar aos envolvidos nas pesquisas sobre os 4 aspectos:
Forças
Esta parte pode ser iniciada com a realização de um brainstorming que se caracteriza pela reunião do máximo de ideias possíveis a respeito do que a organização tem de melhor, frisando os pontos fortes, como as competências tecnológicas, os recursos humanos e materiais, as vivências e realizações.
Quando esses pontos são identificados, a empresa ganha uma vantagem para protegê-los e planejar com base neles, as novas oportunidades.
É importante destacar nessa lista:
- Os principais benefícios que a marca possui em relação aos concorrentes;
- O que faz a empresa ser superior às outras;
- Os recursos fundamentais que a marca tem e os concorrentes não;
- Os projetos que podem ser considerados únicos.
Depois desta checagem, é o momento de passar para o próximo ponto:
Oportunidades
Provavelmente quando se passa para essa etapa, a lista anterior já está enorme, o que é algo muito positivo. No entanto, é hora de aprender como transformar as informações colhidas em oportunidades.
A partir do momento em que já se tem uma ideia dos pontos fortes da empresa é considerável pensar em ampliar os horizontes, como adentrar novos mercados, aumentar o atendimento das necessidades dos consumidores e tornar a marca mais abrangente.
Para que isso aconteça, é necessário transformar essa lista em oportunidades, como oferecer novos serviços, por exemplo, passando a frente dos principais concorrentes do mesmo nicho.
Durante esse processo, é imprescindível que a equipe da análise SOAR auxilie no entusiasmo das pessoas envolvidas, provocando a inovação e fazendo com que os pontos negativos não sejam um problema. Para isso, é fundamental que o núcleo:
- Identifique novas ideias e tendência para a organização;
- Detecte as principais mudanças que estão ocorrendo no mercado;
- Estude as alterações nas leis que são relacionadas aos campos de atuação da marca;
- Explore as transformações no comportamento e hábitos dos consumidores.
Após a conclusão de mais um passo, a lista está ainda maior e agora com mais oportunidades para o crescimento da marca.
Aspirações
Agora é a hora de considerar as aspirações, isto é, momento de imaginar como a marca pode evoluir e sonhar com o melhor para o futuro. Nesta etapa é importante se concentrar nas expectativas e nos resultados que a empresa almeja alcançar.
Encare as listas com os pontos fortes e oportunidades e extraia o melhor de cada uma delas, visando:
- Os pontos mais criativos e possíveis de serem realizados;
- As formas de desenvolver as ideias no futuro;
- Os conteúdos que ainda não estão na lista, mas que podem ser construídos nos próximos anos.
Filtre mais uma vez antes de seguir para a etapa final. É fundamental que todas essas idéias estejam ligadas aos valores da marca.
Resultados
Chegando a etapa final da análise SOAR é o momento de realizar outro brainstorming abrangendo todas as possíveis mudanças que a empresa deseja colocar em prática.
Este é o momento de colocar a mão na massa e fazer a pergunta de milhões: “Como a marca se posicionará no mercado se as oportunidades e as aspirações forem de fato construídas?”
Não é recomendável que sejam estabelecidas metas muito detalhadas, pois ainda se trata de um planejamento. Entretanto, se alguns resultados já forem alcançados nessa etapa, a empresa terá a certeza de ter escolhido as opções certas. É importante questionar:
- As mudanças que ocorrerão na marca quando os resultados forem alcançados;
- De que maneira a empresa será reconhecida a partir dessas novas aplicações;
- Os aspectos e processos que irão ser remodelados ao fim desta análise.
A conclusão da análise SOAR depende do agir da equipe, sempre respeitando o tempo para cada coisa. Após a finalização é fundamental colocar as estratégias em prática e fazer uma avaliação de possíveis riscos, análise das ideias e propostas que estão no papel, e definição das metas a curto e longo prazo.
Dúvidas frequentes sobre análise SOAR
O que é análise SOAR?
SOAR é uma ferramenta de análise estratégica que visa identificar aspirações e resultados, além de pontos fortes e novas oportunidades. É uma adaptação da análise SWOT, que se concentra em pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.
Como funciona a análise SOAR?
A análise SOAR é realizada em quatro etapas: identificação de pontos fortes, identificação de aspirações e resultados, identificação de oportunidades e, finalmente, identificação de ações para alcançar as aspirações e aproveitar as oportunidades.
Qual é a diferença entre SOAR e SWOT?
Enquanto a S e a O em SOAR significam, respectivamente, Strenghts (Pontos Fortes) e Opportunities (oportunidades), a SWOT utiliza Weaknesses (Fraquezas) e Threats (Ameaças) no lugar de aspirações e resultados. SOAR é uma ferramenta mais inovadora e recente em comparação com a matriz SWOT, que já é bastante conhecida no planejamento estratégico.
Como a análise SOAR ajuda na estratégia?
A análise SOAR ajuda a empresa a se concentrar em seus pontos fortes e aspirações, em vez de focar em suas fraquezas e ameaças. Isso permite que a empresa visualize seu futuro e, a partir daí, identifique novas oportunidades. Além disso, SOAR leva em consideração os resultados que a empresa deseja alcançar e como eles podem ser alcançados.
Quais os benefícios de se aplicar a análise SOAR para a melhoria de um negócio?
A análise SOAR é uma ferramenta diferente das demais, porque foi pensada para englobar a organização num todo e quando todos trabalham juntos o crescimento certamente será maior.
A ideia de se criar listas por meio de questionamentos é outro fator que estimula um maior engajamento da marca, pois tanto os gestores quantos as demais pessoas direta ou indiretamente envolvidas passam a ter uma base maior da visão que a marca está tendo interna e externamente.
Por fim, quando a empresa aplica a análise SOAR e segue criteriosamente todos os processos, reforça a cultura organizacional e a motivação por novos resultados.
Os benefícios de implementar a matriz SOAR para o crescimento de uma marca pode ser uma ótima forma de iniciar um novo percurso de aprendizagem.
Agora que você já sabe o que é e como aplicar a análise SOAR, que tal ficar ligado nos nossos próximos conteúdos para se manter cada vez mais atualizado sobre dicas e gestão de negócios? Continue ligado nos conteúdos!