Blogger ou WordPress: qual dessas plataformas de gerenciamento de conteúdo se adapta melhor às demandas do seu blog? Confira uma análise detalhada das principais vantagens e limitações de cada opção e tome a decisão certa.
Você verá nesse conteúdo:
Foi-se o tempo em que blog era sinônimo de popularidade entre os amigos. Eu me lembro que durante a adolescência, todo mundo tinha um, com a famosa terminação “.zip.net”. No entanto, o “zip.net” acabou, o blog se tornou necessidade profissional, e a principal dúvida é: Blogger ou WordPress?
Se você chegou até este conteúdo é porque se faz essa mesma pergunta. Afinal, trata-se de duas plataformas muito populares que permitem a otimização de páginas mesmo para quem não tem conhecimento em programação.
Os CMSs (Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo) são parte fundamental da criação de um blog e, por isso, é importante escolher o seu com cautela. Pensando nisso, neste conteúdo vou falar sobre as vantagens e as desvantagens dessas duas plataformas.
Ao fim da leitura, você conseguirá decidir entre Blogger ou WordPress conforme os critérios que se alinham com o seu propósito. Vamos juntos?
Por que criar um blog no Blogger?
O Blogger foi criado em 1999. No entanto, desde 2003, ele se tornou uma ferramenta do Google. A sua popularidade tem caído, entretanto, se você está começando na internet, ele pode ser uma boa opção.
Isso porque, uma das principais vantagens do Blogger, é o fato de você conseguir colocar o seu blog no ar sem precisar investir financeiramente. Basta uma conta do Google e sua hospedagem e domínio estão garantidos.
Além disso, trata-se de uma ferramenta desenvolvida para facilitar a vida do “blogueiro”, ou seja, ela é muito simples de usar. Com um painel simplificado, ele te dá a liberdade de editar e customizar o blog como você preferir.
Vale destacar que por ser um serviço do Google, o Blogger é uma plataforma segura e veloz. Isso é muito importante, uma vez que quem está na internet precisa de segurança e carregamento rápido de conteúdos para proporcionar uma boa experiência ao usuário.
Por último, um dos maiores motivos para criar um blog com Blogger é que ele possui integração com algumas plataformas relevantes. Esse é o caso do Google AdSense, que facilita a inclusão de anúncios na sua página.
Vantagens do Blogger
Para fixar, deixo aqui as vantagens do Blogger.
- totalmente gratuito: não é preciso investir nem um centavo para criar o seu blog com o Blogger. Isso porque a hospedagem e o domínio são fornecidos pelo Google;
- simples e rápido: com apenas uma conta no Google você cria seu blog e conta com toda a velocidade da página;
- fácil de usar: o Blogger foi construído para ajudar os “blogueiros”, por isso sua usabilidade é muito elogiada;
- integração com Adsense: poder contar com a integração com o Google Adsense é uma das maiores vantagens se você quiser incluir anúncios em sua página.
Desvantagens do Blogger
Ainda que ofereça muitos benefícios, o Blogger também conta com limitações. Confira abaixo:
- personalização escassa: embora seja fácil de customizar, a personalização do Blogger é muito escassa. Isso significa que você tem poucas opções de templates o que impossibilita a criação de um blog atraente;
- upload e gerenciamento de arquivos limitada: o Blogger não suporta todos os tipos de arquivo. Ao hospedar um PDF, por exemplo, você pode ter problemas. Vale ressaltar também que não é possível gerenciar e nem modificar arquivos do site;
- baixa credibilidade: a extensão de domínio “.blogger”, apesar de ser gratuita, não transmite a mesma confiança do que um domínio personalizado como “.com.br”. Para negócios, o uso de um domínio profissional pode fazer toda a diferença.
Por que criar um blog no WordPress?
O WordPress é muito popular no mercado quando o assunto é CMS. A plataforma, lançada em 2003, permite a criação e o gerenciamento de sites e blogs por meio de um processo simples e intuitivo.
Embora seja gratuito, o WordPress depende de uma hospedagem e um domínio. Isso significa ser necessário gastar “um pouquinho” para colocar o seu blog no ar. No entanto, esse investimento vale a pena, uma vez que a plataforma é uma das mais completas do mercado.
Vale dizer que diferente do Blogger, o WordPress é usado para a criação de qualquer tipo de site. Contudo, você não precisa se preocupar com o conhecimento na área, pois, como já mencionado, o painel é simples e intuitivo.
Além da variedade de temas, a plataforma ainda conta com a possibilidade de instalação de plugins. Esses plugins são responsáveis por adicionar inúmeras funcionalidades na sua página, como o Yoast SEO, por exemplo, que ajuda no ranqueamento do site no Google.
- Leia também: Como instalar o WordPress e criar um blog ou site
Vantagens do WordPress
Assim como o Blogger, vou falar sobre as vantagens do WordPress:
- sistema simples e intuitivo: o WordPress dispõe de um sistema simples e intuitivo. Além disso, qualquer pessoa com conhecimento em programação pode customizá-lo, devido ao seu código ser aberto;
- variedade de layouts: a plataforma disponibiliza uma grande variedade de layouts. Assim, é possível personalizar a página da maneira que combina com o seu propósito;
- sistema completo: diferente do Blogger, o WordPress dispõe de um sistema completo para a criação de blogs e outros tipos de site;
- instalação de plugins: existem cerca de 50 mil plugins para WordPress. Eles podem ser instalados para modificar ou acrescentar funcionalidades no site.
Desvantagens do WordPress
Assim como o Blogger, é importante conhecer as desvantagens do WordPress antes de optar por ele. Veja abaixo:
- hospedagem terceirizada: existem duas modalidades de WordPress. A “.com” que é acessada diretamente por meio do navegador e tem opções pagas e gratuitas e a “.org”, na qual é necessária a instalação de um software, compra de um domínio e hospedagem terceirizada;
- segurança: na versão “.com”, o WordPress tem toda a segurança garantida pela própria plataforma. Já na versão “.org” ela é responsabilidade de onde o seu blog está hospedado;
- suporte: o WordPress não fornece nenhum tipo de suporte técnico aos usuários da versão gratuita. Porém, é possível encontrar muitos fóruns que ajudam a solucionar as dúvidas;
- backup: outra desvantagem diz respeito ao armazenamento de dados. O WordPress na versão gratuita não permite a exportação automática de todo conteúdo caso você decida migrar para outra plataforma.
Qual é a melhor plataforma: Blogger ou WordPress?
Agora que você conheceu as vantagens e desvantagens das duas plataformas, deve estar se perguntando: Blogger ou WordPress, qual a melhor? Para ajudá-lo, abaixo você acompanha uma comparação entre elas.
Vale destacar que para criar um blog profissional e ganhar dinheiro com ele, o mais indicado é investir no WordPress. A seguir, você entenderá o porquê.
Custo
No quesito custo, o Blogger vence fácil a disputa. Afinal, não é preciso investir nada para colocar o seu blog no ar. Em contrapartida, se você quiser fugir da terminação “.blogspot.com” vai precisar investir em um domínio que custa em torno de R$ 40,00 por ano.
Já no WordPress, além do domínio, é necessário pagar a hospedagem.
Segurança
O Blogger também ganha em relação à segurança. Isso porque é uma plataforma hospedada dentro dos servidores do Google.
Entretanto, isso não significa que o WordPress não seja seguro, apenas que ele possui alguns pontos que demandam mais atenção. Inclusive, alguns plugins podem ajudar nessa questão, como o All-in-One WP Security que é gratuito.
Usabilidade
Na usabilidade, tanto o Blogger quanto o WordPress costumam agradar os usuários, até mesmo os inexperientes. Inclusive, os dois possuem painéis intuitivos e fáceis de usar. No entanto, se você leva personalização a sério, o WordPress é mais indicado, pois não é necessário alterar nenhum tipo de código nele.
No Blogger, para fazer grandes alterações ou adicionar funcionalidades, será preciso mexer no código do layout, o que pode gerar muita dor de cabeça.
Atualizações
Em relação às atualizações, o Blogger perde feio. Por isso, se você espera por novas funções, o ideal é apostar no WordPress. Isso porque nele, há novidades a todo o momento. Inclusive, a maioria das atualizações também serve para reforçar a segurança.
Monetização
A monetização é um dos fatores que mais influencia quando o assunto é Blogger ou WordPress. E, nesse quesito, o WordPress ganha disparado. Embora seja possível monetizar nas duas plataformas, o WordPress te dá mais liberdade.
Além disso, no Blogger, não existem funcionalidades relacionadas ao e-mail, o que pode impactar de forma negativa na sua estratégia. Já quando o assunto é Google Adsense, é possível ter resultados com as duas plataformas, porém no Blogger as chances de aprovação são maiores.
Vale dizer que embora a aprovação rápida no Google Adsense seja uma vantagem, o Blogger não possui integração com outras redes de anúncios que pagam bem. Já o WordPress é mais flexível nesse ponto.
Velocidade
Com o Blogger você tem pouca ou nenhuma influência na velocidade do seu blog. Afinal, é o Google o responsável por isso. Em contrapartida, no WordPress é necessário ter atenção nesse quesito, uma vez que ele depende de inúmeros fatores, como:
- quantidade de plugins instalados;
- tamanho de imagens;
- hospedagem;
- scripts;
- entre outros.
Contudo, também é possível deixar seu blog mais rápido usando plugins de performance como WP-Rocket. Sendo assim, é difícil escolher o melhor nessa categoria.
Customização
Aqui o WordPress é, sem dúvida alguma, o vencedor! Embora o Blogger conte com uma variedade de temas (layouts) gratuitos, é necessário editar o código do template para fazer modificações.
Entretanto, no WordPress é possível fazer diferentes tipos de customizações de maneira simples, usando plugins e os temas disponíveis na plataforma.
SEO
Por fim, e o mais importante: o SEO. Se você deseja criar um blog deve saber que as técnicas de SEO são a base de tudo. Afinal, elas otimizam a página para ela ter um bom posicionamento nos mecanismos de busca.
Nesse sentido, as duas plataformas conseguem apostar nas boas práticas, escolhendo palavras-chave, urls amigáveis e afins. No entanto, WordPress se destaca, pois conta com mais opções de otimização de velocidade e de experiência do usuário.
Além disso, plugins como o Yoast SEO e o Rank Math ajudam muito no checklist antes de publicar os seus conteúdos.
Todos esses requisitos deixam claro que não existe uma resposta certa quando a pergunta é Blogger ou WordPress? É necessário avaliar qual deles atende mais às suas necessidades. Contudo, se for investir em um blog profissional, a dica é apostar no WordPress pela quantidade de recursos disponíveis.
Blogger ou WordPress? Já conseguiu se decidir?
E então, Blogger ou WordPress? Em qual deles você vai apostar? Até aqui você conheceu as vantagens e desvantagens de cada um deles e eu posso afirmar que foram suficientes para a sua decisão. Ou não?
Vale lembrar que não há resposta certa para essa questão. Investir em um ou no outro depende das suas necessidades. Em razão disso, é importante considerar o seu objetivo e planos a longo prazo.
Assim, se você quer ter um blog por passatempo pode apostar sem receios no Blogger. Agora, se o seu propósito for monetizar e se destacar no digital, o WordPress é a melhor opção. Embora ele envolva custos com hospedagem e domínio, todo o investimento vale a pena.
Conta aqui para mim qual foi a sua escolha e se você já usou alguma dessas plataformas. Lembre-se também de compartilhar o conteúdo para que mais pessoas possam escolher entre o Blogger ou WordPress.
Até a próxima!