Formas de Como monetizar um Blog

Se você tem um blog, precisa aprender a transformá-lo em uma página rentável. Afinal, essa é uma das melhores formas de lucrar na internet. Portanto, aprenda, neste conteúdo, 9 formas de monetizar seu blog.

Se você tem uma página na internet e deseja viver da receita gerada por ela, precisa aprender como monetizar um blog. Afinal, não basta escrever conteúdos e esperar que os resultados caiam do céu. A monetização depende de estratégias e de muita dedicação.

De antemão, é possível afirmar que um blog pode atrair milhares de visitantes todos os dias e, por essa razão, torná-lo rentável é uma escolha inteligente. Inclusive, você pode começar com uma renda extra e trabalhar para que ela seja o faturamento principal, a médio ou longo prazo.

Cabe ressaltar que existem diversas maneiras de lucrar com um blog que vão desde publicidade, até a venda de produtos e serviços próprios. Além disso, é possível escolher mais de uma opção se elas fizerem sentido para você.

Assim, para lhe ajudar com esse objetivo, neste conteúdo, você vai aprender 9 formas de como monetizar um blog. Continue a leitura e coloque essas ações em prática!

Antes de tudo, o que é a monetização de blog?

A monetização de blog é o processo de gerar renda por meio de um site. Em outras palavras, para ganhar dinheiro com blog, você precisa monetizá-lo, ou seja, usá-lo como fonte de lucro ou rendimento.

No entanto, embora não seja um bicho-de-sete-cabeças, a monetização de um blog não é tão simples como aparenta ser. Isso porque embora existam diversas maneiras de fazer isso acontecer, todas elas demandam tempo e dedicação.

Além disso, antes de saber como monetizar um blog, você precisa entender qual é o momento certo para apostar em estratégias para essa finalidade. Assunto que abordarei no próximo tópico.

Quando começar a monetizar um blog?

Um blog deve ser monetizado quando apresentar sinais de que está pronto para isso.

Mas, como assim?

Embora a monetização seja o desejo de todas as pessoas que possuem uma página on-line, a recomendação é percorrer um caminho antes dela. Melhor dizendo, é importante verificar alguns pontos para ter a certeza de que o seu blog está pronto para ser uma atividade lucrativa.

Para ser mais clara, vou lhe dar um exemplo: imagine que você montou uma loja física no seu bairro. No entanto, o ponto não tem uma boa localização e os produtos não são compatíveis com o poder aquisitivo dos moradores da região.

Você acredita que a loja vai lhe render bons frutos? A resposta é simples: não! E a culpa é toda sua, por não ter se planejado melhor, conhecido o seu público e investido nos itens que atende às necessidades dele. Com o blog funciona da mesma forma!

Antes de apostar na monetização, você precisa avaliar o potencial da sua página, usar estratégias que atraiam visitantes e desenvolver bons conteúdos. Além disso, apostar nas boas práticas de SEO para um tráfego orgânico e criar uma relação de confiança com seus leitores são pontos fundamentais.

Assim como no exemplo da loja, você deve avaliar se o seu blog chama a atenção dos usuários e possui conteúdos que atendem a eles. Concluindo que ele dispõe dessas características, é o momento de pensar em como monetizá-lo.

Conheça 9 formas de monetizar um blog

Agora que você já sabe o que é monetização e qual o momento certo de investir nela, já pode começar a lucrar. Abaixo, deixei 9 formas para tornar seu blog rentável.

Vale lembrar que você pode optar por mais de uma alternativa se elas forem ao encontro dos seus objetivos com o site.

1. Exiba anúncios do Google AdSense

Fazer parte da rede de anúncios do Google AdSense é uma excelente forma de monetizar um blog. Se você ainda não conhece o Google AdSense, ele é uma ferramenta que permite a exibição de publicidade no seu site e lhe paga pelas visualiações.

A maior vantagem de optar por essa alternativa é que o Google é quem cuidará de todo o processo, desde a exibição dos anúncios até o faturamento. Esses anúncios são personalizados automaticamente pelo sistema do Google levando em consideração o tema do seu blog, demografia dos visitates e até mesmo comportamento anterior. Assim, se a sua página fala sobre maternidade, por exemplo, a publicidade será relacionada a ela e ao interesse da sua audiência.

2. Aposte no conteúdo patrocinado

Se o seu blog já conta com um bom tráfego, ou seja, um alto número de visitantes, você pode apostar no conteúdo patrocinado. Ele nada mais é do que a criação de posts que fazem referência a uma determinada empresa.

Assim, o seu patrocinador lhe paga para que você publique conteúdos que divulguem a marca dele. Esses conteúdos podem ser avaliações ou lançamentos de novos produtos, isto é, qualquer ação que o ajude a conquistar mais clientes.

Entretanto, para conseguir esse tipo de parceria, é fundamental que a sua página já tenha um bom alcance. Afinal, ninguém vai pagar por um conteúdo sem visualizações, concorda? Inclusive, você mesmo pode oferecer esse tipo de serviço para as empresas, garantindo uma receita fixa.

Cabe ressaltar que nessa opção a honestidade é tudo. Por isso, se você não gostar do produto em questão, seja sincero com o patrocinador e nunca indique algo só pela receita gerada.

3. Trabalhe com Marketing de Afiliados

O Marketing de Afiliados tem se tornado uma das melhores formas de monetizar um blog. Isso porque, trata-se de uma alternativa simples que não demanda aprovação de patrocinadores.

Semelhante ao conteúdo patrocinado, como afiliado você também deve fazer uma parceria com uma marca e criar conteúdos que promovam os produtos dela. No entanto, não é necessário entrar em contato e oferecer o seu serviço. Há diversas empresas que permitem essa colaboração, exigindo apenas um cadastro.

A Amazon é uma delas! Basta se cadastrar no programa de afiliados e começar a divulgar os links de produtos. A cada venda, você recebe uma porcentagem de comissão, pré-determinada no ato do cadastro.

Além da Amazon, a Hotmart, a Magalu, o Mercado Livre e outras empresas também dispõem do programa de afiliados. Só não se esqueça que você deve investir nos itens que combinam com o tema do seu blog. Ao oferecer produtos que não interessam ao público-alvo, você reduz as chances de gerar leads e vendas.

Leia também: Como criar um blog de afiliados? Guia básico para começar!

4. Seja um redator freelancer e use o blog como portfólio

Se você tem um site é porque gosta de escrever. Afinal, essa é a principal tarefa de um blogueiro. Assim, quando o assunto é como monetizar um blog, você pode se tornar um redator freelancer e usar a sua página como portfólio.

Isso significa que é possível utilizar o seu blog para divulgar o seu serviço de escrita por meio de publicações que se associam ao seu nicho profissional. Desta forma, as empresas que buscam por redatores, podem lhe contratar pelos contatos deixados no blog.

Inclusive, você pode divulgar o seu site em plataformas de emprego como LinkedIn e Facebook, ou contatar as empresas de forma direta. Não se esqueça de deixar o seu blog sempre atualizado, combinado?

Leia também: Como ganhar dinheiro escrevendo

5. Tenha uma página especializada em determinado assunto

Quando você tem uma página especializada em determinado assunto, as chances de monetizá-la são muito maiores. Isso porque ela se torna referência para o público-alvo e você conquista a autoridade.

Ao ser especialista em alguma área, é possível compartilhar com os usuários aquilo que você sabe de forma gratuita, auxiliando na resolução de problemas. Essa prática é muito eficaz para ampliar o tráfego do site.

Contudo, você também pode ser pago pelo seu conhecimento – e essa é a intenção, não é mesmo? Para isso, vale apostar no plugin Tutor, o qual permite a criação de um site de tutoriais de problemas.

Com esse plugin, você pode ensinar o que sabe aos visitantes por meio de videoaula, testes, tutoriais e muito mais. Além disso, é possível anunciar os seus serviços em fóruns do assunto e lucrar ainda mais.

Outra forma de monetizar sendo especialista é apostar em um summit virtual, uma conferência na web ou uma consultoria. Esses eventos podem ser imersivos para que o público lhe conheça e ganhe confiança. No entanto, após a imersão gratuita, você deve cobrar um valor para continuar a ensinar o que sabe.

6. Ofereça conteúdo premium

Após conquistar um público fiel para o seu blog, você pode oferecer conteúdo premium, ou seja, artigos que somente assinantes terão acesso. Assim, se a sua página for autoridade em um assunto, é possível criar material exclusivo para membros pagantes.

É válido mencionar que o conteúdo premium precisa ser diferente dos gratuitos. Em outras palavras, ele deve oferecer algo único, como dicas valiosas, complemento de algum artigo gratuito com muitas visualizações, aulas especiais e assim por diante.

Contudo, para despertar o interesse do seu leitor, é necessário provar vale a pena pagar por esses artigos. Para isso, aposte em amostras que cativem, e promessas que serão cumpridas, como ofertas no conteúdo, links valiosos, entre outras coisas que chamem à atenção.

7. Adote o financiamento coletivo

O financiamento coletivo, também chamado de doações, é uma forma de monetizar o seu blog. Ele consiste em mostrar ao leitor que o apoio dele é fundamental para você continuar oferecendo conteúdos gratuitos.

Assim, você deve incluir uma chave PIX ou um link de pagamento para que o usuário colabore com qualquer valor. Inclusive, se a sua página apoia alguma causa, esse tipo de monetização é sempre bem-vinda.

No entanto, é importante dizer que nem sempre o financiamento coletivo gera bons resultados, especialmente para blogs novos. Isso porque as doações são uma forma de as pessoas agradecerem pelo seu empenho e dedicação. Se a sua página é recente, talvez esse não seja o melhor caminho.

8. Crie um podcast

Outra forma de monetizar um blog é criando um podcast. Assim, você pode usar um conteúdo existente na página e desenvolver um áudio sobre ele. Para exemplificar, vamos supor que o seu conteúdo fale sobre as dificuldades de ser mãe. O seu podcast pode ter cinco episódios, nos quais cada um retrata uma adversidade na maternidade.

Com a popularização dos podcasts, os conteúdos em áudio também estão em alta. Algumas pessoas preferem ouvir um artigo em vez de realizar a leitura. A grande sacada, no entanto, é aproveitar o tráfego do podcast para fazer pequenos anúncios e lucrar com eles.

9. Venda seus serviços e produtos físicos ou digitais

Se você é prestador de serviços, tem produtos físicos ou produtos digitais em seu catálogo, já sabe como monetizar um blog. Isso mesmo, uma página na internet é sempre uma excelente forma de vender seus produtos e serviços.

Entretanto, é importante dizer que o seu site deve estar atrelado à temática do seu serviço ou produto em questão. Assim como o redator freelancer pode usar a página como portfólio, é possível criar conteúdos inspirados no serviço que você presta ou nos itens que vende.

Ainda no exemplo da maternidade, você tem a possibilidade de escrever e vender um e-book para mães ou criar um curso sobre criação de filhos. Além disso, se você tem uma loja de roupas infantis, consegue desenvolver artigos como, por exemplo: “melhores roupas de inverno para bebês” e linkar as suas peças.

Lembre-se: a monetização depende do tráfego!

A verdade é uma só: a monetização depende do tráfego. Isso significa que todas as opções apresentadas neste conteúdo precisam de bons números de visitantes para dar certo. Em outras palavras, assim como nenhuma loja vende sem clientes, nenhuma página é rentável sem usuários.

Assim, para ter um blog lucrativo é importante apostar em estratégias de divulgação para garantir um fluxo constante de acessos. São elas:

  • redes sociais: promover seu blog em redes sociais como Instagram, Facebook, TikTok e YouTube é o caminho mais simples de manter o tráfego da sua página. No entanto, não basta compartilhar o link ou divulgar o site. O ideal é criar conteúdos relevantes que atraiam as pessoas para o seu blog;
  • e-mail marketing: as newsletters são ótimas opções para manter o fluxo do seu blog. A ideia é enviar e-mails semanais ou quinzenais com novos conteúdos e promoções que chamem a atenção dos leitores;
  • boas práticas de SEO: o SEO sempre será a melhor maneira de manter o seu blog entre os mais visitados. Com as estratégias certas, além de atrair mais visitantes, você ainda economiza e passa a não depender do tráfego pago. Vale lembrar que o SEO é o grande responsável por rankear organicamente a sua página nos mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo.

Leia também: O que é Tráfego Orgânico e Pago e qual a diferença?

Aprendeu como monetizar um blog?

E então, aprendeu como monetizar um blog? Espero que você tenha compreendido que embora não seja um bicho-de-sete-cabeças como mencionei antes, a monetização demanda esforço. Isso, inclusive, é um dos principais motivos pelos quais as pessoas desistem dela.

Alguns resultados podem aparecer muito rápido. Contudo, a maioria deles leva tempo e depende de dedicação e estratégia. Por isso, ao escolher a melhor opção para a sua página, lembre-se de que é necessário paciência e persistência.

Além disso, uma monetização bem feita precisa de planejamento e reparos. Isso significa que a organização e a revisão devem andar sempre juntas. Não se esqueça que assim como o exemplo da loja, um blog deve ter usuários e conteúdos que atendam às necessidades dele.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre como monetizar um blog, deixe o seu comentário. Inclusive, compartilhe o conteúdo para que ele alcance mais pessoas interessadas.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Você pode gostar disso