Método Zettelkasten

Se você deseja organizar e reter informações de maneira rápida, conheça o Método Zettelkasten. Com ele, você indexa e conecta ideias e conceitos de forma simplificada.

O quanto a sua vida mudaria se você conseguisse absorver todo o conhecimento que acredita ser relevante? Seja na vida pessoal ou na profissional, o tradicional hábito de tomar notas para aprender mais nem sempre é eficiente. É aí que entra o Método Zettelkasten.

Você já ouviu falar nele?

Ao contrário da prática de fazer anotações soltas para consultá-las depois, o Método Zettelkasten é um sistema de indexação de ideias e conceitos. Em outras palavras, é uma maneira de conectar novas informações com as que você já tem.

Muito usado por escritores, acadêmicos e pesquisadores, o Zettelkasten organiza e associa diversas referências de modo que a compreensão de cada uma delas se torne mais simples.

Continue a leitura e transforme a sua forma de aprender com esse método!

O que é e como funciona o Método Zettelkasten?

Como já mencionado, o Método Zettelkasten é uma técnica que organiza e conecta ideias e conceitos. Melhor dizendo, trata-se de um sistema de notas interconectadas que visa facilitar a compreensão e o aprendizado por meio da combinação de informações novas e antigas.

Para começar a usar o método, você precisa definir um sistema de indexação que atenda às suas necessidades. Caso ainda não conheça nenhum, você encontrará algumas opções no final deste artigo.

Assim, ao definir o melhor software, você deve criar fichas com as ideias e conceitos que deseja ampliar. Essas fichas precisam ser interligadas por meio de referências cruzadas. A ligação pode ser feita com números, segmentos ou por outras formas de conexão que funcionem para você.

Para exemplificar, suponhamos que você esteja aprendendo sobre Marketing Digital. Sabemos que esse é um conhecimento amplo, então, em vez de anotar conceitos como: SEO (Search Engine Optimization) e e-mail marketing em uma única nota ou em um bloco de texto longo, com o Zettelkasten você cria notas para cada um deles.

Assim, imaginamos que você continue aprendendo conceitos novos e criando novas notas. Nelas, a ideia é conectar as informações relacionadas. Por exemplo, na nota de e-mail marketing, você pode associar os conceitos de:

  • copywriting, uma vez que esse tipo de texto precisa de técnicas persuasivas;
  • CTA, visto que no final do e-mail marketing é necessário contar com uma chamada de ação;
  • taxa de conversão, que é uma das métricas mais importantes dessa estratégia.

Deste modo, se o e-mail marketing for a ficha de número 1, as ideias que se associam a ele devem ser 1/1, 1/2, e 1/3. Inclusive, ao inserir outros conceitos no mesmo tema, a lógica deve ser mantida, conforme o exemplo abaixo:

Zettelkasten

A partir dessas conexões, você constrói uma rede de conhecimento a respeito dos mais diferentes aspectos do Marketing Digital. Desta forma, compreende como os assuntos se interligam. Isso é importante para relembrar as informações e entender como cada conceito se relaciona com os outros.

Origem do Método Zettelkasten

O Método Zettelkasten foi criado e idealizado por Niklas Luhmann, um dos maiores sociólogos do século XX, com mais de 400 artigos científicos e 70 livros publicados. O nome é um compilado de duas palavras alemãs: zettel, que significa “nota”, e kasten com a tradução de “caixa”. Logo, o Método Zettelkasten pode ser chamado de “caixa de notas”.

Luhmann foi muito reconhecido pela sua capacidade de organizar conceitos e ideias de maneira eficiente. Inclusive, teve uma carreira moldada pelo uso de anotações inteligentes. A sua percepção sobre a sistematização de anotações beneficia, até hoje, pessoas em todo o mundo.

Tipos de notas do Zettelkasten

Conforme já exemplificado, o Método Zettelkasten funciona por meio da criação de fichas ou notas com um conceito único. No entanto, cada uma delas deve ser ligada conforme o tema, criando uma rede de informações interconectadas que facilitam a aprendizagem.

Assim, é importante destacar que o método tem três tipos de notas. São elas:

  • notas passageiras: nada mais são do que as percepções que você tem em algum momento e não pode deixar passar;
  • notas bibliográficas: são as ideias extraídas de um livro com as suas próprias palavras;
  • Notas permanentes: surgem das correlações das anotações anteriores, ou seja, são uma espécie de conclusão acumulada.

Princípios do Método Zettelkasten

Além dos tipos de notas, o método Zettelkasten possui alguns princípios a serem seguidos. Em outras palavras, cada anotação deve obedecer a determinados parâmetros. São eles:

  • atomicidade: cada nota deve ter apenas um conceito/ideia;
  • autonomia: toda anotação deve ser compreensível por si;
  • vínculo: toda nota precisa se associar a outra. Uma nota isolada não tem função alguma;
  • explicação do vínculo: toda nota deve ter a explicação resumida do porquê está atrelada a outra;
  • palavras próprias: as anotações devem ser feitas com palavras próprias, sem cópias;
  • referências: as ideias extraídas de outros lugares precisam ser referenciadas;
  • conexão: a conexão entre as notas também precisa ser descrita;
  • temas: as notas têm de ser agrupadas conforme a sua temática.

Por que usar o Método Zettelkasten?

Existem diversos motivos pelos quais você deve usar o Método Zettelkasten. Um deles diz respeito à criatividade, uma vez que ela é uma das competências mais desejadas no mundo corporativo.

Assim, no contexto de que criatividade é ligar duas ideias que estavam distantes, o Zettelkasten cumpre bem esse papel. Além disso, outros benefícios estão diretamente associados ao uso do método. Entre os principais, destacam-se:

  • organização eficiente das informações;
  • facilidade de acesso a conceitos relacionados;
  • capacidade de gerar novas conexões;
  • foco nas ideias mais importantes.

Melhores aplicativos para usar o Método Zettelkasten

Embora desenvolvido de forma manual, com fichas criadas e armazenadas em gavetinhas, o Método Zettelkasten também pode ser usado por meio de aplicativos.

De antemão, é importante destacar que mesmo que existam indicações e contra-indicações de aplicativos, você deve usar o que funciona para você. Assim, se as suas anotações estão no Notion ou no OneNote, por exemplo, pode seguir com elas. A dica é apenas procurar tutoriais para usar o método dentro desses softwares.

Contudo, se você ainda não começou a usar o Zettelkasten, a recomendação é utilizar os aplicativos mais conhecidos para esse fim. São eles:

  • Zettlr: aplicativo gratuito, com versão para Windows, Mac e Linux.
  • The Archive: software pago com versão única para Mac.
  • Obsidian: aplicativo gratuito com versão para Windows, Mac e Linux.
  • Roam Research: software pago com versão para computador e celular.

Tudo pronto para usar o Método Zettelkasten?

E então, tudo pronto para usar o Método Zettelkasten? Até aqui, ficou claro que se trata de uma poderosa ferramenta de organização de informações. Mais do que isso, ao usar essa técnica você consegue evitar a sobrecarga de ideias e manter o foco naquilo que é, de fato, relevante.

Conforme dito no início do artigo, o desejo de todos nós é aprender com mais facilidade. Em outras palavras, ninguém quer que a absorção de conhecimento seja algo maçante. Inclusive, tomar nota e esquecer o contexto delas depois é algo frustrante, não é mesmo?

Se você também procura por uma forma mais simples de assimilar conteúdos, baixe algum dos aplicativos deixados aqui e transforme sua rotina pessoal e profissional.

Gostou do artigo? Então, assine a nossa newsletter e tenha acesso a atualizações e notícias exclusivas!

Até a próxima!

1 comentário
  1. Adorei o conteúdo, super claro e direto! Fiquei com uma dúvida: o Zettelkasten funciona bem para organizar conteúdos que não são textos, como vídeos ou áudios?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Você pode gostar disso