O E-mail Marketing é uma das melhores estratégias de Marketing. No entanto, embora pareça uma coisa simples, há muitos detalhes para uma ação eficiente e com bons resultados. Acompanhe a leitura, para saber tudo sobre o assunto!
Você verá nesse conteúdo:
- O que é E-mail Marketing?
- Quais as vantagens do E-mail Marketing?
- Quais são os tipos de E-mail Marketing?
- Como planejar campanhas de E-mail marketing?
- Executando as estratégias de E-mail marketing
- Erros que você deve evitar no E-mail Marketing
- Como construir uma lista de e-mails?
- Quais as principais métricas do E-mail Marketing?
- Quais as principais ferramentas para o envio de E-mail Marketing?
- Pronto para aplicar a sua estratégia de E-mail Marketing?
Dentre as estratégias que mais se destacam no Marketing Digital, está o E-mail Marketing. Ele é um canal para a comunicação direta com o seu público, que visa estreitar relacionamentos, nutrir leads e gerar conversões.
Embora essa ferramenta tenha sido sinônimo de spam e abordagens intrusivas durante muito tempo, atualmente ela tem se destacado demais. Isso porque, as novas tecnologias possibilitam um uso mais eficiente, fazendo com que o e-mail chegue às pessoas certas, no momento oportuno.
No entanto, muitas pessoas acreditam que basta uma boa mensagem e uma grande lista de e-mails para se ter sucesso com o E-mail Marketing. Mas, isso não é verdade. Há muitos detalhes que fazem a diferença nesse tipo de estratégia.
Continue a leitura deste artigo e conheça todos eles!
O que é E-mail Marketing?
O E-mail Marketing é um canal direto que usa o e-mail para promover produtos e serviços, divulgar a marca, e estreitar o relacionamento com o público. A estratégia é um meio rápido e prático de conscientizar clientes sobre cada novo passo de uma empresa, desde promoções, até novos itens no catálogo.
Normalmente, o disparo desses e-mails ocorre por intermédio de ferramentas de automação. No entanto, existem algumas regras para que esses envios não sejam feitos para qualquer pessoa e não infrinjam a privacidade de ninguém.
Antes de tudo, é preciso lembrar que o e-mail iniciou em 1971, como uma versão eletrônica das cartas. Ray Tomlinson, o seu criador, buscava uma maneira simples de se comunicar pelo computador sem a necessidade da presença das pessoas em tempo real, como no telefone.
E assim, o e-mail se tornou um canal de comunicação direta entre o remetente e o destinatário, sendo possível trocar mensagens pela internet de forma simples e rápida. Com toda essa eficiência ele se tornou, também, uma estratégia de marketing.
No entanto, os problemas também surgiram, pois o mau uso da ferramenta fez com que muitos usuários se incomodassem com mensagens indesejadas. Isso, inclusive, ocorre até hoje, devido às listas de e-mails compradas, ou seja, quando o remetente pensa apenas em quantidade e não qualidade.
É importante dizer que para disparar e-mails marketing a empresa precisa da autorização do usuário. Melhor dizendo, é necessário a autorização para que os envios sejam feitos. Essa autorização, normalmente, é dada pelo próprio usuário no site da marca.
Quais as vantagens do E-mail Marketing?
Como dito acima, o E-mail Marketing é muito importante para a divulgação da marca, produtos e serviços. Além disso, é uma forma de melhorar o relacionamento com o público. Entretanto, existem outras vantagens expressivas, como:
- grande alcance: segundo os dados da Statista, o e-mail ainda é a principal forma de comunicação. Inclusive, mais de 4 bilhões de pessoas em todo o mundo o utilizam. Esse número representa mais da metade da população mundial, ou seja, o e-mail marketing pode alcançar uma grande quantidade de usuários;
- recebimento garantido: quando uma empresa posta nas redes sociais, nem todos os seguidores recebem a postagem. Isso porque, o algoritmo só entrega aquilo que é relevante a cada usuário. Já no E-mail Marketing há uma previsibilidade de que a maioria das pessoas receberá os e-mails;
- formato flexível: o e-mail pode ser escrito e personalizado de diferentes maneiras, inclusive, não há limite de caracteres e ainda pode contar imagens, GIFs, elementos gráficos e links;
- baixo custo e alto retorno: para enviar E-mail Marketing o custo é baixo, no entanto, as taxas de conversão, normalmente, são altas. Ou seja, para a estratégia de E-mail Marketing você precisará de um domínio e uma ferramenta de envio. Já o retorno, é sem limites;
- canal próprio: uma coisa é fato: as redes sociais não são nossas. O dono do Instagram pode acordar amanhã e decidir não continuar com o projeto. Assim, tudo que foi postado lá, perderá espaço. Entretanto, o e-mail é um canal próprio que ninguém tira de você. Além disso, você não perde seguidores, os clientes são um ativo da empresa.
Como estratégia de Marketing Digital, o E-mail Marketing se destaca entre as demais. Isso porque, além de ser um meio direto de comunicação, ele também auxilia na conversão. Ou seja, essa ferramenta não apenas divulga promoções e produtos, como também ajuda a estreitar os laços com os consumidores, ampliando a visibilidade da marca.
Quais são os tipos de E-mail Marketing?
Existem diversos tipos de E-mail Marketing para aplicar em uma estratégia de Marketing Digital. Abaixo, você verá conhecerá os detalhes de cada um deles:
Newsletter
A newsletter é um e-mail enviado com periodicidade definida, a cada 15 ou 30 dias, por exemplo. Algumas marcas, inclusive, enviam toda semana. Esse tipo de e-mail é esperado pelos usuários e serve para trazer novidades da empresa, dicas, curiosidade e afins.
É importante dizer que não são apenas marcas que produzem newsletter. As companhias de mídias, as pessoas que vendem serviços autônomos e até as que escrevem por lazer podem investir em uma.
O ideal desse conteúdo é que ele siga um calendário e esteja em conformidade com os objetivos do remetente e seja relevante para o destinatário.
Lançamentos
O E-mail marketing é uma excelente forma de divulgar os lançamentos de uma marca. Como dito anteriormente, embora seja possível publicar nas redes sociais, nem todos os usuários são alcançados. Por e-mail, a entrega é garantida.
Promoções
E-mails promocionais são muito comuns, inclusive é uma das melhores formas para promover produtos e serviços. Esse tipo de e-mail normalmente tem uma abordagem comercial, com preços e descontos. O propósito é vender.
Atualizações de blog
Quando a marca tem um blog é fundamental que ela atualize o público a cada novo conteúdo. Isso porque, além de estreitar o relacionamento, o tráfego da página também é ampliado.
Datas especiais
As datas especiais não devem ser esquecidas e a melhor forma de lembrá-las é por intermédio do E-mail Marketing. Essa também é uma maneira da marca se aproximar do cliente.
Os aniversários, por exemplo, são excelentes oportunidades de oferecer desconto e fazer com que o cliente se sinta especial e lembrado. Vale lembrar que “Dia das Mães”, “Dia dos Pais”, “Dia dos Namorados” e ocasiões como essas também precisam de destaque.
Convites e lembretes
As empresas que trabalham com eventos presenciais podem usar o e-mail marketing para fazer convites ou lembretes. Além disso, os lembretes não servem apenas para as coisas presenciais, mas também para gerar expectativa e curiosidade sobre qualquer novidade da empresa.
É importante destacar que os convites precisam conter informações relevantes como data, hora e local, além do valor da atração e o link de compra.
Nutrição de leads
A nutrição de lead ocorre por meio de uma série de e-mails automáticos a partir de uma ação do usuário. Você, com certeza, já recebeu um e-mail após desistir de uma compra, não é mesmo?
A finalidade é amadurecer a ideia do cliente sobre os produtos/serviços acessados, fazendo com que ele evolua na jornada de compra.
Como planejar campanhas de E-mail marketing?
Planejar as campanhas de E-mail Marketing exige atenção. Por isso, acompanhe os passos que não podem faltar:
- persona: antes de tudo, é necessário saber com quem você vai se comunicar. Em outras palavras, quem é sua persona? Essa definição é importante para se diferenciar da concorrência e criar conteúdos relevantes para quem os receberá;
- segmentação: uma marca pode ter diferentes perfis e, por esta razão, é preciso segmentá-los, ou seja, criar listas diferentes para cada grupo;
- conteúdo: o conteúdo é a peça-chave do E-mail Marketing. Afinal, ele é a mensagem que será passada. Por isso, é indispensável planejá-lo conforme a ação que você deseja que o consumidor tenha ao fim da leitura;
- calendário: na etapa do planejamento, também é fundamental pensar no calendário, isto é, qual será o fluxo de envio dos e-mails. É preciso definir dias e horários de disparo;
- layout: por fim, você deve pensar no layout do seu e-mail, deixando-o com a cara da marca e do conteúdo.
Tudo planejado? Então, chegou o momento de colocar a estratégia em prática!
Executando as estratégias de E-mail marketing
Após planejar a sua estratégia de E-mail Marketing, é o momento de executá-la. Veja, a seguir, o passo a passo.
1. Contrate uma ferramenta de E-mail Marketing
O primeiro passo para a execução da estratégia de E-mail Marketing é contratar uma ferramenta para fazer os envios. Com ela, é possível segmentar a base de e-mails, monitorar as métricas e usar layouts diferenciados.
2. Siga as boas práticas do E-mail Marketing
Talvez você não saiba, mas existe um código de autorregulamentação para a prática de E-mail Marketing, o CAPEM. É importante ler com atenção todas as indicações antes de disparar os e-mails. Inclusive uma delas é a permissão do usuário para o envio e a opção de descadastro. No entanto, além disso, é imprescindível:
- elaborar um texto curto: não que seja uma regra, mas ser claro e objetivo na hora de escrever os e-mails aumentam as chances de eles serem lidos. Por isso, vá direto ao ponto;
- ser criativo no assunto do e-mail: o assunto é a primeira coisa em que o usuário se depara em um e-mail. Ou seja, ainda que ele não abra a mensagem, ele sabe do que ela se trata. Por isso, aposte em bons títulos e se atente ao tamanho para que ele não seja cortado em diferentes dispositivos;
- usar a linguagem adequada: a linguagem dos e-mails enviados devem condizer com o perfil da persona. Assim, se a sua persona é mais velha, por exemplo, usar gírias pode não ser uma boa ideia;
- explorar gatilhos mentais: os gatilhos mentais são excelentes recursos na hora de aplicar a estratégia de E-mail Marketing. Explorar a escassez, a urgência ou a novidade pode ser uma ótima forma de incentivar a tomada de ação;
- destacar o CTA: a chamada para ação deve estar em destaque e incentivar o usuário a fazer aquilo que você deseja, após a leitura do e-mail, como acessar o site, comprar o produto e assim por diante;
- revisar o texto: embora parece algo óbvio, nem todo mundo tem o hábito de revisar o que escreve. Esse é um ponto muito importante para verificar se a mensagem está sendo transmitida de forma clara e sem erros ortográficos e de digitação.
3. Invista em um layout responsivo
Como dito acima, as ferramentas para envio de e-mail marketing permitem a escolha de layouts. Inclusive, é possível criar um do zero. Independentemente da sua escolha, o ideal é investir em um layout responsivo, que combine com a mensagem enviada.
Um layout responsivo consegue se adaptar a qualquer tamanho de tela, ou seja, pode ser visto por computadores, tablets e smartphones sem nenhum problema. Além disso, é interessante mesclar textos e imagens para os provedores não entenderem o e-mail como spam.
4. Personalize os envios
A personalização de envio é uma das principais estratégias do E-mail Marketing. Inclusive, é a responsável por maiores taxas de abertura de e-mails e cliques. Ela consiste em personalizar o envio para se aproximar do leitor. As principais variáveis são:
- nome do destinatário: Maria, vimos que você deixou este produto no carrinho;
- interesse: você que ama praia, vai adorar mergulhar nessas ofertas;
- cargo: a ferramenta ideal para alavancar seus ganhos com Marketing Digital está aqui!
Erros que você deve evitar no E-mail Marketing
Agora, você vai saber quais são os erros que você deve evitar no E-mail Marketing, para não prejudicar as suas ações e resultados. São eles:
Compra de lista de e-mails
Comprar listas de e-mails é o principal erro quando o assunto é E-mail Marketing. Embora seja interessante ter uma grande base de contatos para o disparo de e-mails, de nada adianta se ela for falsa.
O bacana da estratégia de E-mail Marketing é, justamente, levar conteúdo para quem se interessa por ele. Assim, listas compradas significam contatos inválidos, usuários que não autorizaram o envio e pessoas desinteressadas na leitura.
Essas situações prejudicam a entregabilidade e não trazem resultados satisfatórios.
Disparo de e-mails frequentes
Outro grande erro na hora de aplicar a estratégia de E-mail Marketing é disparar os e-mails de forma muito frequente. Mesmo que os leitores estejam interessados no conteúdo, ao se depararem a todo momento com ele, podem se sentir sobrecarregados, preferindo cancelar o cadastro.
E-mails com falsas promessas
Por fim, é importante ter cuidados com falsas promessas. Nada de atrair o leitor no assunto do e-mail, oferecendo algo que não está no corpo do texto. Cumpra sempre com o combinado que o fez clicar na mensagem.
Lembre-se que o E-mail Marketing é, antes de tudo, o canal de confiança entre você e seu público.
Como construir uma lista de e-mails?
Construir uma lista de e-mails pode levar tempo, no entanto, como dito acima, é um erro comprá-la pronta. Isso porque, os contatos devem ser pessoas interessadas no seu conteúdo e não aleatórias.
Assim, a lista de e-mails deve ser construída de maneira orgânica e com a autorização dos usuários. Para isso, o melhor jeito é criar uma oferta relevante em troca do contato do cliente ou deixar a opção de “inscreva-se” no site da marca.
Inclusive, é possível pedir o e-mail das pessoas quando elas baixam algum material rico do seu site, como e-book ou catálogos, por exemplo. Contudo, é importante deixar claro que além do conteúdo em questão, ela vai receber outros e-mails posteriormente.
Quais as principais métricas do E-mail Marketing?
Tão importante quanto saber planejar e executar as estratégias do E-mail Marketing, também é necessário conhecer as principais métricas desse tipo de campanha. Assim, é possível avaliar os resultados de maneiras mais simples e correta.
Taxa de entrega
Como o próprio nome sugere, a taxa de entrega diz respeito a quantidade de e-mails entregues aos destinatários cadastrados. Essa métrica é importante, pois nem sempre as mensagens chegam a 100% das pessoas. Algumas se tornam spam e outras não encontram o caminho por endereços incorretos ou caixa de entrada cheia.
Taxa de abertura
A taxa de abertura é mais importante que a taxa de entrega. Isso porque, nem todas as pessoas que recebem um e-mail clicam nele. Ou seja, o que importa em uma estratégia de E-mail Marketing é que as mensagens sejam lidas, não é?
Assim, essa taxa indica a quantidade de aberturas de e-mail. Por intermédio dela, também é possível avaliar o quanto os títulos estão sendo atrativos aos usuários. Afinal, se os e-mails são ignorados, é porque não estão chamando a atenção, concorda?
Taxa de conversão
Outra métrica importante é a taxa de conversão. Ela representa a quantidade de usuários que completaram a ação desejada. Melhor dizendo, quantos compraram, acessaram o site, baixaram o material e assim por diante.
É importante lembrar que cada e-mail tem uma intenção. Enquanto os promocionais querem que o leitor adquira um produto ou serviço, as newsletters, normalmente, desejam mais visitas ao site, por exemplo.
Taxa de rejeição
A taxa de rejeição faz referência ao percentual de e-mails que não foram entregues. Ela é bem semelhante à taxa de entrega. No entanto, sinaliza o número de e-mails que sofreram soft e hard bounces.
O primeiro é a falta de espaço na caixa de entrada do usuário em questão e o segundo é quando o destinatário é inválido ou inexistente.
Retorno sobre o investimento (ROI)
O retorno sobre o investimento (ROI) é uma métrica fundamental em diferentes estratégias. Isso porque, ela mede o retorno obtido pelo investimento em questão. Em outras palavras, ela corresponde ao investido, menos o valor ganho, trazendo assim o percentual de lucro.
Essa métrica é importante para entender se o investimento na estratégia está gerando ou não bons resultados.
Quais as principais ferramentas para o envio de E-mail Marketing?
Embora existam diferentes ferramentas para o envio de E-mail Marketing, a maioria oferece funcionalidades parecidas. No entanto, se diferenciam pelos valores, canais de suporte e experiência de uso. As principais são:
- Mailchimp: uma das mais populares do mercado e gratuita;
- Constant Contact: atua apenas com período de teste gratuito, depois é necessário contratar um plano;
- RD Station: uma opção muito relevante, mas que também depende de um plano para a utilização;
- GetResponse: plataforma simples com a possibilidade de uso free ou plano premium com mais funcionalidades.
Pronto para aplicar a sua estratégia de E-mail Marketing?
E aí? Tudo pronto para aplicar a sua estratégia de E-mail Marketing? Ao seguir este conteúdo, você terá uma campanha de E-mail Marketing estruturada e pronta para receber bons resultados. Inclusive, não esqueça de monitorá-los, combinado?
A estratégia de E-mail Marketing permite que você mensure os resultados, adaptando as ações conforme a necessidade. É importante também sempre avaliar o comportamento do seu público, para oferecer sempre conteúdos alinhados às expectativas deles.
Lembre-se de deixar suas impressões para enriquecer este artigo e compartilhá-lo para que mais pessoas interessadas sejam alcançadas.
Até a próxima!