Em algum momento da vida, você já usou uma plataforma on-line ou uma rede social, acertei? No entanto, se chegou até aqui, é porque está curioso para conhecer ou entender mais sobre o Fediverso. Acertei de novo?
Você verá nesse conteúdo:
Com tantas opções como TikTok, Instagram e X (Twitter), as oportunidades de conexão são cada vez mais altas. Contudo, a preocupação com a privacidade e o controle sobre dados também tem crescido bastante.
Por esse motivo, o Fediverso surgiu como uma alternativa interessante e promissora, na qual é possível escolher plataformas que mais se alinham com seus interesses. O melhor de tudo? Embora sejam instâncias diferentes, é possível conectar-se com outros usuários em uma operação descentralizada.
Quer saber em detalhes o que é e como funciona essa abordagem? Continue a leitura do artigo!
O que é Fediverso?
Fediverso é a junção dos termos “Federação” e “Universo”, que formam o chamado: “Universo Federado”. Essa combinação faz referência a um conjunto de redes sociais e plataformas que são independentes, mas operam juntas. Em outras palavras, é como se pudessem conversar entre si, sem serem controladas por uma única empresa.
Por meio de protocolos e padrões abertos, os usuários de diferentes plataformas dentro do Fediverso podem interagir e se conectarem uns com os outros. Assim, inspirado em padrões abertos como o ActivityPub, o Fediverso enfatiza a autonomia digital.
Atualmente, plataformas como Mastodon, Pixelfed e Threads, contam com o Fediverso, oferecendo uma alternativa às redes sociais tradicionais, com uma experiência personalizada.
Como funciona o Fediverso?
Em linhas gerais, o Fediverso funciona de uma forma bem simples, ao contrário das demais redes sociais. Melhor dizendo, enquanto o Facebook ou Twitter (X), por exemplo, são controlados por uma única empresa, no Fediverso há múltiplas plataformas interconectadas, porém com operação descentralizada.
Essas plataformas independentes, também chamadas de instâncias, rodam em diferentes tipos de softwares e são geridas por uma pessoa, grupo ou organização. Assim, cada instância é responsável por suas próprias regras, moderação e funcionamento, mas podem se comunicar entre si.
Isso significa que se você tem uma conta em uma dessas instâncias, pode seguir e interagir com usuários de outras instâncias. Desta forma, é possível escolher as que mais se alinham com seus interesses e experiências digitais.
Um bom exemplo disso são os e-mails. Mesmo que você faça parte do provedor do Yahoo, pode se comunicar sem nenhuma dificuldade com a pessoa que tem o endereço eletrônico do Gmail.
Na prática, basta que você participe de uma dessas plataformas. Uma vez registrado, há a possibilidade de interagir com toda a rede federada.
- Leia também: Crossmedia e Transmedia: entenda a diferença
Quais são os benefícios do Fediverso?
Como dito acima, o Fediverso oferece o benefícios de se conectar com as instâncias que mais se alinham com os seus objetivos. No entanto, além desse, outras vantagens englobam:
Mais privacidade e controle
Ao usar o Fediverso, você tem mais privacidade e controle sobre suas informações pessoais. Isso porque, não há uma grande empresa controlando e monetizando a plataforma e os dados inseridos nela.
Vasta gama de opções
No Fediverso há uma grande variedade de instâncias e você pode escolher a que mais se encaixa com os seus interesses e valores. Vale lembrar que cada uma delas dispõe de suas próprias regras e comunidades.
Maior liberdade de publicação
Por se tratar de uma instância independente, o Fediverso é mais resistente à censura. Ou seja, há uma maior liberdade de publicação, sem a remoção desnecessária de conteúdos.
Interconexão
A interconexão é um dos maiores benefícios do Fediverso. Isso porque, permite que os usuários se conectem e interajam entre si, mesmo em instâncias diferentes.
Quais são os desafios do Fediverso?
Como em toda experiência tecnológica, além dos benefícios, existem também os desafios. No Fediverso, os principais são:
- adoção: por ser relativamente desconhecido, a adoção em massa do Fediverso pode ser um grande desafio;
- fragmentação: devido à natureza diversa do Fediverso, a fragmentação pode ocorrer de modo que diferentes comunidades se isolem;
- gerenciamento de conteúdo: embora a descentralização coopere para uma maior liberdade de publicação, ela também pode dificultar o gerenciamento de conteúdos impróprios.
Principais plataformas do Fediverso
Existem diversas plataformas que fazem parte do Fediverso. As principais são:
Mastodon
A Mastodon é a plataforma mais popular quando o assunto é Fediverso. Trata-se de uma rede de microblogging bem semelhante ao Twitter (X), em termos de funcionalidade. Assim, os usuários podem escrever postagens curtas, também chamadas de toots, seguir e interagir com outros usuários.
Pleroma
Semelhante ao Mastodon, o Pleroma é também uma plataforma de microblogging, que oferece uma alternativa de software para as hospedagens de instâncias do Fediverso.
PeerTube
O PeerTube, como o próprio nome sugere, é inspirado no YouTube. A plataforma hospeda e compartilha vídeos de forma descentralizada. Ela permite que os usuários assistam, enviem e compartilhem vídeos em instâncias diversas.
Pixelfed
Bem semelhante ao Instagram, o Pixefeld é uma plataforma de compartilhamento de fotos, na qual os usuários publicam imagens e interagem com outros perfis com curtidas e comentários.
Plume
O Plume também é uma plataforma de blogging descentralizada na qual os usuários criam seus blogs e interagem com outros usuários da federação.
Threads
Embora seja uma plataforma relativamente nova, o Threads já permite a integração com o Fediverso. Inclusive, para ativá-la basta ir até “configurações”, selecionar “conta” e depois, “compartilhamento no Fediverso”. Vale dizer que para a integração, você precisa ter o perfil público.
O Threads também é uma rede social semelhante ao Twitter (X). Nela, os usuários podem publicar até 500 caracteres, fotos, GIFs e vídeos de até 5 minutos. Além disso, é possível interagir com outros usuários por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos.
Entendeu tudo sobre o Fediverso?
Até aqui ficou claro que o Fediverso é uma abordagem inovadora para as plataformas on-line e redes sociais. Isso porque, devido à natureza descentralizada com base em protocolos abertos, ela oferece benefícios significativos no cenário da diversidade, controle e privacidade.
Embora ainda enfrente desafios, o Fediverso demonstra um grande potencial quando o assunto é liberdade digital. Além disso, quando pensamos em privacidade e controle de dados, a alternativa se torna ainda mais atraente, podendo conquistar um público maior a longo prazo.
Se você ainda não testou o Fediverso, indico que faça isso agora mesmo! O Threads, por exemplo, é a maneira mais simples de experimentar essa abordagem. Só não se esqueça de deixar aqui, as suas impressões sobre o assunto.
Lembre-se também de compartilhar o conteúdo para que mais pessoas conheçam e testem o Fediverso.
Até a próxima!