No Marketing Digital é imprescindível mensurar os resultados de cada ação colocada em prática. Isso porque, somente desta forma é possível saber o que funciona e o que não funciona. Neste contexto, entra o Teste A/B.
O Teste A/B é a maneira mais eficiente de avaliar aquilo que mais gerou resultados positivos em um determinado período. Inclusive, com ele, você consegue realizar dois testes, alterando apenas uma variável.
Além disso, a ferramenta testa diferentes elementos como, cores, botões, imagens e outros componentes presentes em sites, e-mail marketing, marketing de conteúdo, e assim por diante. Melhor dizendo, o Teste A/B consegue mostrar que algumas alterações podem ajudar — e muito — na ampliação de visitas, leads e conversões.
Continue a leitura deste conteúdo e saiba mais detalhes sobre o Teste A/B.
O que é o Teste A/B?
O Teste A/B é uma técnica muito usada no Marketing Digital para avaliar resultados. Isso porque, por intermédio dele, é possível ter duas visões diferentes de uma mesma ideia. Em outras palavras, o Teste A/B permite a comparação de dois conteúdos para determinar qual deles tem um melhor desempenho.
Normalmente, esse tipo de teste é feito em:
- campanhas de marketing;
- e-mail marketing;
- landing pages/páginas de sites;
- marketing de conteúdo;
- dentre outros.
O intuito do teste é eliminar as suposições, auxiliando em tomadas de decisões fundamentadas em números, diminuindo assim, as chances de erro. Para você entender melhor, o Teste A/B consiste na avaliação de duas páginas iguais, porém com duas versões, a A e a B.
Assim, são formados dois grupos de pessoas para o teste. Um deles verá a versão A e o outro, a versão B. Após um período, é feita uma comparação de qual das duas gerou mais resultados com base em métricas como: visitas, taxas de cliques, conversão, dentre outras.
Qual a importância de fazer um Teste A/B?
Fazer um Teste A/B é importante para entender como melhorar os resultados das ações de marketing. Isso porque, ele oferece um feedback preciso com base em dados, e não apenas uma simples pesquisa teórica que pode mudar durante a prática.
Melhor dizendo, o Teste A/B é capaz de comparar diretamente o desempenho de duas versões diferentes de uma mesma ideia. Ou seja, de um anúncio, uma página ou até mesmo de um e-mail marketing.
Com versões diferentes sendo distribuídas ao mesmo tempo, os resultados são mais precisos, possibilitando a identificação de qual delas alcançou o objetivo. Assim, é possível otimizar as estratégias de marketing, liquidando as incertas e aprimorando as com maior atuação.
Quando usar o Teste A/B?
Como mencionado anteriormente, o Teste A/B pode ser usado em diferentes situações. Veja em detalhes as principais:
Campanhas de marketing
O Teste A/B pode auxiliar em campanhas de marketing como anúncios em redes sociais ou por intermédio do Google Ads. Nesses casos, é possível identificar qual publicidade teve melhor desempenho, com base em taxas de cliques, impressões ou conversões.
E-mail marketing
No e-mail marketing, o Teste A/B pode ser usado em diferentes linhas, como: assunto, imagens, conteúdos e até no call to action. Assim como nas campanhas, ele ajudará a indicar qual versão rendeu maior taxa de abertura, cliques e conversões.
Landing Page/ Páginas de sites
Ao criar uma Landing Page ou uma nova página da web, o Teste A/B pode ser usado para testar elementos como: layout, cores de botão, formulário, chamada para a ação, entre outros.
Marketing de conteúdo
Assim como nas situações anteriores, o Teste A/B pode ser muito útil no Marketing de conteúdo. Com ele, é possível identificar quais títulos ou estilos de textos agradam mais o público-alvo.
Como funciona o Teste A/B?
Como qualquer outro, o Teste A/B funciona como experimento. No entanto, ele testa duas versões diferentes de um conteúdo ou página, por exemplo, e apresenta os resultados dessa avaliação.
Assim, é necessário criar duas versões de uma mesma campanha ou uma landing page e executar o Teste A/B. Ao final da avaliação, os dados coletados são avaliados para determinar qual versão gerou melhores resultados.
Para exemplificar, vamos imaginar que você criou uma Campanha de Frete Grátis. Na primeira, você usou a gratuidade em compras acima de R$100,00 e, na segunda, o frete é gratuito levando mais de um produto.
Com essas duas versões criadas, você distribui os dois anúncios para grupos diferentes e avalia qual deles gerou mais conversões, na prática. Após o resultado, você usa a oferta que teve um melhor desempenho.
No fim do teste, é possível compreender melhor qual o interesse da sua persona e pode criar novas campanhas que gerem mais engajamentos e resultados. Entretanto, vale dizer que o Teste A/B é diferente dos testes multivariados.
Isso porque, o Teste A/B testa duas variações, já os multivariados avaliam mais de uma variável de uma única vez.
👉 Leia também: Como usar Gatilhos Mentais em campanhas de marketing digital
Quais os benefícios do Teste A/B?
Como já mencionado, o Teste A/B oferece benefícios expressivos, especialmente no que diz respeito às ações de marketing. Em detalhes, é possível afirmar que o Teste A/B colabora para:
- identificar pontos fracos;
- corrigir elementos que não funcionam;
- conhecer o comportamento do público-alvo;
- saber quais estratégias chamam mais a atenção;
- avaliar quais componentes de um site ou conteúdo podem ser melhorados para uma melhor experiência do cliente.
Além disso, com o teste A/B é possível tomar decisões mais acertadas, uma vez que os testes são realizados e documentados. Inclusive, por intermédio deles, é construída uma base de dados confiável e comprovada.
Como fazer um Teste A/B?
Embora pareça fácil, fazer um Teste A/B não é algo tão simples assim. Em razão disso, abaixo, deixei 7 passos para que você consiga aplicar o seu de maneira correta e eficiente. Acompanhe!
1. Escolha uma variável e um objetivo para o teste
Antes de tudo, você precisa escolher uma variável e um objetivo para o teste. Ou seja, será o título da landing page, ou o botão do texto de e-mail marketing? Normalmente, as variáveis que costumam ser mais testadas, são:
- títulos e subtítulos;
- chamadas para ação;
- elementos visuais da página;
- imagens;
- URLs;
- formulários;
- descrição de produtos.
Em seguida, é necessário considerar o objetivo do teste, como, por exemplo:
- ampliação do número de visitantes da página;
- quantidade de cliques no CTA;
- taxa de cliques;
- taxa de conversão;
- dentre outros.
É importante lembrar que você só pode usar uma variável para os dois testes, facilitando a comparação entre elas.
2. Defina uma meta
O segundo passo é definir uma meta, isto é, qual o número de visitantes que a página em questão precisa alcançar para vencer? Ou, quantas vendas o e-mail marketing deve fazer para um resultado considerado bom?
3. Divida os grupos de amostra
Como mencionado durante o conteúdo, você deve separar dois grupos de amostra. Um que irá se deparar com a versão 1 do seu teste e o outro com a versão 2. Para isso, é preciso realizar testes com dois ou mais públicos para um resultado concreto.
4. Estabeleça o tamanho da amostra
O tamanho da amostra faz parte do processo de aplicação do Teste A/B. Assim, a amostra nada mais é que a quantidade de pessoas que vão visitar a landing page ou as que irão abrir o seu e-mail marketing.
Vale dizer que o tamanho da amostra deve ser baseada em resultados anteriores, ou seja: quantas pessoas costumam abrir seus e-mails? Destas, quantas, realmente, compram o seu produto ou serviço?
Lembre-se que quanto maior for o tamanho da amostragem, menor é a variação.
5. Designe a métrica vencedora
Designar a métrica vencedora é uma das principais partes da aplicação do Teste A/B, isso porque, ela é o aspecto que será avaliado.
Assim, se você escolheu testar a chamada de ação da sua página de vendas ou do seu e-mail marketing, a métrica pode ser a quantidade de cliques, por exemplo. Deste modo, você verifica qual foi a mais relevante.
6. Use ferramentas próprias para Teste A/B
Por fim, é fundamental usar ferramentas próprias para um Teste A/B correto e eficiente. Algumas das ferramentas mais usadas, são:
- Google Optimize;
- RD Station;
- Adobe Target;
- Optimizely;
- VWO.
É válido destacar que o único Teste A/B que pode ser realizado sem as ferramentas certas são os e-mails marketing. Isso porque, eles podem ser testados pela própria ferramenta de automação de disparo.
7. Mensure os resultados
Assim como em qualquer teste, você precisa mensurar os resultados. Contudo, é importante dizer que no Teste A/B eles podem não ocorrer tão rápido como você imagina. A verdade é que tudo vai depender da repercussão da sua ação de marketing.
Isso porque, nem sempre as pessoas clicam no e-mail assim que recebem ou compram de uma landing page na primeira visita. Por esta razão, é necessário esperar um certo período para alcançar a significância estatística.
Inclusive, esse período de teste pode ser bem longo, considerando o volume de tráfego que as suas páginas costumam ter. Assim, é recomendado aguardar de 15 a 30 dias para obter os primeiros resultados.
Agora, se depois de 30 dias, o teste ainda não apresentar resultados significativos, pode ser que ele não tenha gerado o impacto esperado na sua estratégia. Ou seja, é o momento de partir para o próximo!
Tudo pronto para fazer um Teste A/B?
E então, tudo pronto para fazer um Teste A/B? Diferentemente do que a maioria imagina, o Teste A/B não termina no momento da mensuração dos resultados. Isso porque, por intermédio dele, você pode adquirir aprendizado suficiente para melhorar as suas futuras ações de marketing.
Inclusive, repetir o mesmo teste pode ser muito válido para aprofundar o conhecimento sobre o seu produto/serviço ou público-alvo e persona. Não se esqueça de manter todas as informações obtidas em cada um deles para melhorar cada vez mais a sua estratégia de marketing.
Agora é com você! Até aqui, ficou claro que o Teste A/B é uma excelente maneira de otimizar as suas taxas de conversão e avaliar seu público. Além disso, com ele, você aprende muito sobre os seus produtos e serviços.
Siga os passos deixados no conteúdo e inicie o seu Teste A/B. Se você já aplicou esse tipo de teste alguma vez, conta aqui para mim quais foram os resultados. Lembre-se que as suas impressões podem ajudar outras pessoas com as mesmas dúvidas.
Te vejo no próximo artigo!