Homem Nômade Digital trabalhando na rua

Trabalhar on-line de qualquer lugar do mundo, já é a realidade de muitas pessoas, especialmente após a campanha: “Fique em casa”. O que a maioria desconhece é o significado do termo Nômade Digital. Embora pareça, não basta exercer uma profissão de maneira remota para fazer o uso do título.

Para ser mais clara com você, eu também trabalho em casa apenas usando o meu notebook. No entanto, se estou todos os dias no mesmo CEP, eu não faço parte da prática do Nomadismo Digital.

Isso porque, como o próprio nome sugere, o Nômade é uma pessoa sem endereço fixo, ou seja, que muda constantemente de habitação. Entretanto, quando falamos do campo profissional, essa mesma pessoa consegue desenvolver o seu ofício de qualquer lugar do mundo, desde que esteja conectada a internet.

Para entender mais sobre o que é Nômade Digital e, principalmente, como se tornar um, continue a leitura deste artigo.

O que é Nômade Digital?

Em linhas gerais, Nômade Digital é uma pessoa que leva “o escritório na mochila”. Melhor dizendo, um profissional que trabalha de forma remota sem depender de uma estrutura física.

Contudo, diferentemente do conhecido home office ou da pessoa que pode exercer uma profissão de casa, o Nômade Digital não possui endereço físico. Em razão disso, é comum vê-lo viajar pelos mais diversos lugares do mundo enquanto está trabalhando.

Posso citar o escritor Matheus de Souza como um dos exemplos de maiores sucessos no Nomadismo Digital. Inclusive, ele escreveu um livro sobre o assunto que foi finalista do prêmio Jabuti na categoria Economia Criativa.

Embora Matheus não seja mais Nômade Digital (sim, em 2023 ele decidiu “pendurar a mochila” e fixar residência em Paris), ele continua falando sobre o termo em seus canais de comunicação.

Nada mais justo, não é mesmo? Afinal, eu não deixei de entender sobre bebês porque o meu filho cresceu. A experiência permite falarmos sobre um determinado assunto, mesmo que não estejamos, de fato, vivenciando-o no momento.

Assim, com tudo o que já acompanhei (e continuo) sobre a vida do Matheus, tenho uma grande noção para escrever este conteúdo e lhe ajudar com suas dúvidas. Vou começar, então, dizendo como é possível se tornar um Nômade Digital. Confira no próximo tópico!

Como se tornar um Nômade Digital?

Em primeiro lugar, para se tornar um Nômade Digital, você precisa ser um Nômade. Uma resposta um pouco óbvia, mas muito importante de mencionar. Isso porque, como eu disse anteriormente, muitas pessoas trabalham de casa e usam o termo Nomadismo Digital da forma errada.

A grande verdade é que para se intitular como Nômade é necessário, antes de tudo, ter o perfil de um. Assim, se você é uma pessoa que não troca de residência, e não curte viajar, essa não é uma prática que você possa exercer.

Em contrapartida, se o seu maior passatempo é conhecer lugares novos e sobreviver apenas com uma escova de dentes – referência a série Reacher -, o Nomadismo Digital pode ser para você.

Note que eu disse “pode ser”. Isso porque, algumas pessoas amam viajar, mas são herdeiras (contém ironia). O lance do Nomadismo Digital é percorrer o mundo enquanto trabalha. Isso significa que se você é um viajante assíduo, mas se desconecta da profissão quando faz isso, você também não é um Nômade Digital.

Assim, após diagnosticar o seu perfil, é necessário encontrar uma profissão que permita a prática do Nomadismo Digital. As oportunidades mais comuns são para prestadores de serviços, produtores de conteúdo, afiliados e demais ocupações que demandam apenas de uma boa conexão na internet.

Além disso, você também precisa se organizar – ora, ora, o Nomadismo Digital não é bagunça -. Isso porque, os seus clientes não vão permitir que você atrase as suas entregas apenas porque perdeu o sinal, ou não encontrou um lugar com Wi-Fi. Inclusive, mesmo que você trabalhe para si, sem dedicação, seus planos não irão para frente.

Dentre os principais fatores que merecem atenção, posso destacar:

  • organização financeira: tenha certeza que os seus ganhos e reservas são suficientes para cobrir as viagens, bem como estadias, alimentação e emergências;
  • pesquisa de lugares: antes de sair “viajando por aí”, pesquise sobre os lugares que pretende ir, especialmente se são viáveis para o trabalho;
  • planejamento de rotina: é fundamental estabelecer uma rotina de trabalho. Ou seja, nada de trabalhar “a hora que der” ou “quando sobrar tempo”. Lembre-se que você precisa manter o seu trabalho, para que ele lhe renda frutos para continuar viajando;
  • atenção ao fuso horário: antes de aceitar qualquer demanda, avalie o fuso horário. Ninguém irá fazer reunião de madrugada, e essas questões precisam ser combinadas com antecedência.

Inclusive, para ter a certeza que você pode se tornar um Nômade Digital, considere realizar alguns testes. Isso mesmo, assim como no CLT, a experiência no novo modelo de trabalho pode ser muito útil para saber se irá ou não dar certo.

7 Profissões de Nômade Digital:

Profissões de Nômade Digital para trabalhar remotamente

Até aqui, você já entendeu o que é um Nômade Digital e quais os principais passos para se tornar um. Agora, é o momento de conhecer algumas profissões que permitem a prática. Eu poderia citar centenas. No entanto, vou destacar as mais populares. Acompanhe!

Produtor de conteúdo

A profissão “Produtor de Conteúdo” pode ser executada de qualquer lugar do mundo, contanto que haja uma boa conexão de internet. Inclusive, algumas pessoas conseguem até se virar bem com o celular, na falta do notebook.

Esse tipo de trabalho pode ser feito por intermédio de criação de conteúdos para sites, blogs, redes sociais e plataformas de vídeo. As opções são extensas e tanto podem ser terceirizadas, ou seja, desenvolvidas para outras pessoas, como também para si, por intermédio de uma página própria.

Na primeira alternativa, você recebe para desenvolver conteúdos e o contratante os utiliza para os mais determinados fins. Já na segunda, você pode monetizá-los para lucrar por cada um deles, de formas diferentes.

Redator e Copywriter

Embora pareçam a mesma função, Redator e Copywriter são profissões distintas. No entanto, uma mesma pessoa pode exercer as duas.

O redator é o profissional que cria conteúdos escritos para blogs, sites e materiais ricos como e-books e apresentações. Já o copywriter, ainda que também escreva, tem o foco mais na persuasão, ou seja, escrever visando lançar ou vender produtos e serviços.

Gestor de redes sociais

A gestão de redes sociais é uma profissão que está em alta. Não é para menos, uma vez que a internet é usada por cada vez mais pessoas e empresas. Assim, é possível gerir uma ou mais contas, auxiliando as páginas a crescerem.

Você pode, inclusive, cobrar valores diferentes para cada cliente que solicitar o serviço. Tudo vai depender das exigências específicas de uma conta. Algumas pessoas buscam por um feed harmônico e conteúdos que engajam, enquanto outras, querem apenas uma análise de perfil para alimentarem a página da forma correta.

Dono de loja virtual

Montar uma loja virtual é uma das formas de ser um Nômade Digital. Isso porque, você pode administrá-la de qualquer lugar do mundo. Diferentemente do que muitos pensam, nem sempre é necessário ter um estoque.

Você pode terceirizar a mercadoria, por intermédio de fornecedores que vão embalar e enviar os produtos para você. Assim, basta repassar os pedidos para os parceiros e realizar apenas o marketing e as vendas na sua plataforma.

Afiliado

Se você nunca ouviu falar, afiliado é a pessoa que divulga produtos físicos e virtuais de outras e ganham comissões a cada venda. Um Nômade Digital consegue fazer esse tipo de promoção pela internet, independentemente de onde esteja hospedado.

Inclusive, é uma excelente forma de conquistar um maior espaço na internet e, quem sabe, se tornar produtor.

Leia também: 7 dicas para trabalhar com marketing de afiliados e ganhar dinheiro agora

Criador e vendedor de infoprodutos

Como dito acima, outra opção que aceita o Nomadismo Digital é a criação e venda de infoprodutos, também chamados de Produtos Digitais. Semelhante à função de afiliado, também é preciso divulgar esses produtos na internet. No entanto, quando você é o criador, os ganhos são apenas seus.

Professor ou consultor

Para embarcar na nossa última sugestão de profissão para Nômade Digital, você precisa ter um amplo conhecimento em alguma área. No caso de se tornar professor, obviamente uma licenciatura é exigida. Já para ser consultor, basta ter cursos ou ampla experiência na área.

Voltando ao exemplo do Matheus, ele oferece consultorias e também tem cursos na área da escrita. Inclusive, ele pode ser mentor de pessoas que desejam se tornar Nômades, devido ao tempo em que exerceu a prática.

Independentemente da função, o Google Meet ou o Zoom são muito úteis na hora de se conectar com os alunos ou mentorados.

Entendeu tudo sobre ser Nômade Digital?

E então, deu para entender tudo sobre o termo Nômade Digital? Espero que os meus exemplos tenham lhe auxiliado na compreensão do assunto. No entanto, se ainda tiver dúvidas a respeito da temática, deixe o seu comentário, será um prazer lhe auxiliar.

É importante lembrar que você precisa ter perfil e organização para a prática do Nomadismo Digital e que, só trabalhar em casa não lhe torna um Nômade. Contudo, se essa for mesmo a sua vontade, o ideal é se planejar, tanto financeiramente, como os demais fatores mencionados aqui e ir atrás do seu desejo profissional.

Lembre-se de compartilhar este conteúdo para que mais pessoas saibam o que é Nômade Digital e não se intitulem da forma errada. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Você pode gostar disso