Como Melhorar a Legibilidade do Yoast SEO

Se você cria conteúdos na internet, já deve saber que a experiência de leitura é um fator a se preocupar. Em outras palavras, entender Como Melhorar a Legibilidade do Yoast SEO no WordPress é super importante para atrair e manter os visitantes em seu site.

Neste contexto, usar uma linguagem complexa, pode prejudicar – e muito – o desempenho dos seus artigos e a posição deles nos mecanismos de busca. Isso porque, os buscadores estão cada vez mais inteligentes e entendem quando um texto é de fácil leitura e interpretação, ou não.

Embora na teoria tudo pareça muito simples, para saber Como Melhorar a Legibilidade do Yoast SEO no WordPress, é necessário ter atenção em diferentes fatores. Além disso, você precisa compreender todas as informações que o plugin Yoast SEO fornece e saber o que fazer com elas.

Continue comigo para entender os apontamentos do plugin que visam tornar o seu conteúdo simples de ler e com grandes chances de rankear no Google. Ao decorrer deste artigo, falarei detalhadamente como funciona a análise de legibilidade e como melhorá-la no Yoast SEO.

Acompanhe!

Antes de tudo, o que é legibilidade?

Antes de você saber Como Melhorar a Legibilidade do Yoast SEO no WordPress, é preciso entender um pouco mais sobre ela.

Em linhas gerais, a legibilidade significa o quanto um texto é fácil de ser lido. Em outras palavras, ela nada mais é do que um parâmetro que define se um conteúdo escrito é ou não de fácil compreensão.

Ter um conteúdo com legibilidade satisfatória é imprescindível por três principais motivos. Primeiro, pela boa experiência de leitura do usuário. Segundo, porque quanto mais uma pessoa engaja com o seu conteúdo, mais ela permanece em seu site. Terceiro, pelas chances de conquistar um bom posicionamento entre os resultados do Google.

No entanto, é muito comum que, mesmo ao seguir as boas práticas de SEO, você tenha dificuldade no quesito legibilidade. Isso porque, há alguns fatores que podem prejudicar a simplicidade do seu texto, como vícios de escrita, frases longas, blocos mal divididos, entre outras questões.

A boa notícia é que existem formas de tornar os conteúdos escritos mais legíveis aos leitores e mecanismos de buscas. Uma delas, você já deve saber, é o Yoast SEO, o plugin do WordPress, a ferramenta que apresentarei a seguir.

Um pouco sobre o plugin Yoast SEO

Como mencionado anteriormente, o Yoast SEO é um plugin do WordPress. Disponível tanto para uso pago ou gratuito (com algumas limitações), sua função é de auxiliar na construção de artigos alinhados com as estratégias de SEO.

Uma vez instalado em seu site WordPress, o plugin aparecerá em todas as páginas de edição de conteúdo. Ou seja, a cada artigo escrito, você terá a chance de visualizar em tempo real diversas sugestões de como melhorá-lo.

Por intermédio do Yoast SEO no WordPress, você desenvolverá artigos mais legíveis para o público, e também aumentará as chances de ranqueamento no Google. Entretanto, não basta instalá-lo, você também precisa entender os apontamentos e saber como corrigi-los.

É exatamente o que irei explicar no próximo tópico. Continue comigo!

Como funciona a análise de Legibilidade do Yoast SEO no WordPress?

Para saber Como Melhorar a Legibilidade do Yoast SEO no WordPress, você precisa, primeiro, entender como funciona essa análise. Então, vamos lá!

A análise de Legibilidade do Yoast SEO funciona por meio de um algoritmo que analisa diferentes fatores em seu conteúdo. Ou seja, ele avalia determinados aspectos e, em seguida, fornece um parecer dessa avaliação.

O grande objetivo do plugin é ajudar a melhorar o seu texto, tornando-o mais legível ao leitor e aos buscadores. Inclusive, o algoritmo do Yoast SEO tem as mesmas exigências que o algoritmo do Google para rankear. Em razão disso, é fundamental prestar atenção nas dicas dele.

Contudo, por mais que ele forneça a visão de como o Google enxerga o seu texto, é importante lembrar que você escreve para pessoas reais. Ou seja, ainda que você considere as sugestões do plugin, deve também se atentar para aquilo que o seu público-alvo espera dos seus conteúdos.

Dito isto, vamos, agora, falar em detalhes sobre Como Melhorar a Legibilidade do Yoast SEO no WordPress.

Afinal, Como Melhorar a Legibilidade do Yoast SEO no WordPress?

Se você tem dúvidas de Como Melhorar a Legibilidade do Yoast SEO no WordPress precisa, primeiramente, entender todos os critérios analisados pelo plugin. São eles:

  • voz passiva;
  • frases consecutivas;
  • distribuição de subtítulos;
  • tamanhos dos parágrafos;
  • tamanho da frase;
  • palavras de transição.

Como dito anteriormente, ao final da página de cada conteúdo criado, você encontrará esses critérios sinalizados com verde, laranja ou vermelho. Se estiverem verdes, pode comemorar! Se algum item da lista contar com a bolinha laranja, é o momento de ter atenção, pois alguma coisa não está legal. Agora, se estiverem vermelhos, xi… há muito o que rever.

É importante dizer que, para saber quais partes do texto estão com problemas de legibilidade, basta clicar no olhinho ao lado do resultado. Ao selecioná-lo, automaticamente os erros encontrados ficarão de outra cor para que você possa identificá-los.

Veja abaixo, um checklist satisfatório de Legibilidade do Yoast SEO no WordPress.

Checklist de Legibilidade do Yoast SEO no WordPress

Na imagem acima, é possível notar que todos os parâmetros estão satisfatórios. Observe a imagem abaixo:

Melhorar Legibilidade do Yoast SEO no WordPress

Embora não esteja tão ruim, há sugestões de melhorias, ou seja, existe uma bolinha laranja indicando que algo não vai bem. Agora, repare na próxima imagem:

Legibilidade Ruim do Yoast SEO no WordPress

Assim como um semáforo, se o verde é sinônimo de siga em frente e o laranja de atenção, o que podemos esperar do vermelho? Pare, pois um dos critérios está totalmente insatisfatório. É claro que isso pode ocorrer, também, de maneira geral, isto é, todos os itens em verde, laranja ou vermelho.

Contudo, se você escreve conteúdos para a web há algum tempo, as chances de ter as bolinhas todas alaranjadas ou avermelhadas é quase impossível. Lembre-se disso!

Enfim, para saber Como Melhorar a Legibilidade do Yoast SEO no WordPress, a seguir, vou mostrar quais sãos os fatores avaliados em cada item destacado. Confira!

Voz Passiva

Acredito que você também tenha aprendido sobre voz passiva na escola, ou não? Embora o seu uso não seja proibido, em alguns casos a mensagem que o seu texto deseja transmitir pode não ficar tão clara.

Por esta razão, o Yoast SEO identifica todas as frases que contêm voz passiva, porém permite uma porcentagem de até 10% de uso. Ou seja, para ele, o uso ocasional não é ruim e pode até ser necessário.

Entretanto, quando usada com muita frequência, pode tornar as frases mais longas e de difícil compreensão, fazendo com que o conteúdo pareça impessoal. Por esse motivo, o recomendado é não exagerar. Inclusive, se fez isso por engano, considere consertar ao ver a bolinha laranja ou vermelha apontando o erro.

Assim, se você digitou: “A comida foi feita pela Maria”, reescreva da seguinte maneira: “Maria fez a comida”. Soa mais simples e é uma das formas de Melhorar a Legibilidade do Yoast SEO no WordPress.

Frases consecutivas

As frases consecutivas ocorrem quando determinada parte de um texto começa com a mesma palavra. Melhor dizendo, quando há mais de uma frase sendo iniciada de forma igual. Veja o exemplo a seguir:

Se você se deparar com frases consecutivas em um texto, pode ter certeza que a legibilidade dele não está tão boa. Se você perceber isso ao escrever, conserte rapidamente.”

Percebe como a leitura ficou chata? A impressão que fica é que o texto foi escrito de qualquer jeito, sem se preocupar com os detalhes. Por isso, o recomendado é evitar frases consecutivas e usar termos diferentes ao dar início a próxima frase ou parágrafo.

Distribuição de subtítulos

Distribuir subtítulos é fundamental para Melhorar a Legibilidade do Yoast SEO no WordPress. Ou seja, diferentemente das redações escritas na escola, os textos para a web precisam ter blocos que organizam o artigo e facilitam a leitura.

Além disso, são os subtítulos que ajudam os leitores a localizarem as partes do texto que desejam ler, e o Google a entender do que o artigo se trata. Por isso, certifique-se de fragmentar seu conteúdo em subtítulos, dando ênfase aos assuntos que o complementam em cada bloco.

O Yoast SEO vai ajudar a avaliar se a divisão está correta e, dar a chance de adicionar mais subtítulos, reorganizando o conteúdo, caso necessário.

Tamanho dos parágrafos

Outro fator importante na hora de saber Como Melhorar a Legibilidade do Yoast SEO no WordPress, é ter atenção ao tamanho dos parágrafos. Parágrafos curtos ajudam na leitura do texto no mobile e ainda transmitem melhor o seu ponto de vista. Inclusive, dobra a chance de leitura, por dar a impressão de um artigo menor e mais simples.

Além disso, como citado anteriormente, os leitores têm a mania de buscar pelas partes principais do texto e, com parágrafos grandes, são impossibilitados disso. Por esta e outras razões, atente-se à bolinha laranja ou vermelha e divida o artigo em parágrafos mais curtos.

Tamanho da frase

Além dos parágrafos curtos, as frases também não podem ser muito extensas. Isso porque, quanto maiores, mais difícil de o leitor acompanhar o raciocínio. Vale lembrar também que a maioria das pessoas usa o smartphone para ler na internet e frases longas tornam a leitura cansativa.

Na análise de legibilidade feita pelo Yoast SEO, o ideal é que as frases de um texto tenham menos de 25 palavras. Ou seja, se no critério de “tamanho de frase” a bolinha estiver alaranjada ou avermelhada, significa que você precisa diminuir ou dividir as frases destacadas.

Palavras de transição

Por fim, outro critério para Melhorar a Legibilidade do Yoast SEO no WordPress é usar palavras de transição, como, por exemplo:

  • no entanto;
  • contudo;
  • entretanto;
  • antes de tudo;
  • do mesmo modo;
  • além disso;
  • afinal;
  • enfim;
  • dentre outras.

As palavras de transição são pequenas ligações que dão sentido e fluidez ao texto. Elas podem ser usadas na introdução, no desenvolvimento e na conclusão do artigo. Inclusive, elas ajudam o leitor a identificar o próximo ponto de vista e faz com que o conteúdo soe mais coerente.

Para uma boa análise de legibilidade nesse quesito, você precisa usar bastante palavras de transição no decorrer do seu texto. Se não forem suficientes, o plugin vai te avisar.

Entendeu Como Melhorar a Legibilidade do Yoast SEO no WordPress?

Como vimos, é fundamental aprender Como Melhorar a Legibilidade do Yoast SEO no WordPress para que os seus textos sejam melhor compreendidos. Além disso, se você deseja ver o seu site nas primeiras posições de pesquisa do Google, não pode prescindir desse fator.

No entanto, é importante ressaltar que o plugin do WordPress é uma excelente ferramenta, porém não é um leitor humano. Ou seja, embora auxilie e muito nas otimizações, não é uma pessoa real. E você, com toda certeza, escreve para uma, não é mesmo?

Por esse motivo, vale lembrar que vale muito a pena contar com o Yoast SEO no WordPress, especialmente pelas dicas úteis que ele oferece. Porém, é fundamental ter em mente que nem sempre é viável seguir tudo à risca. Afinal, isso vai depender do seu público.

O ideal é apostar na junção dos dois. Ou seja, seguir o plugin, e estudar o seu público-alvo e persona. Dessa forma, as chances de erro serão muito menores.

E você, tem o costume de usar o Yoast SEO no WordPress? Segue os critérios para melhorar a legibilidade dos seus textos? Compartilhe conosco a sua experiência com o plugin.

Não se esqueça também de compartilhar este conteúdo para que mais pessoas saibam Como Melhorar a Legibilidade do Yoast SEO no WordPress. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Você pode gostar disso