Como escrever títulos

O título é a primeira conexão entre quem escreve e quem lê. Seja para vender um produto, um serviço, divulgar uma marca ou até mesmo contar uma história, é ele quem vai atrair ou afastar o leitor.

Em outras palavras, o título é o grande responsável por despertar a atenção e fazer com que um texto seja lido e as ações contidas nele sejam realizadas. Ou seja, se você escreveu um artigo com a intenção de levar o usuário ao seu site, landing page, download de um conteúdo ou até mesmo a comprar o seu produto, se o título não captar a atenção, as demais ações, certamente, também não serão feitas.

É a promessa de um bom conteúdo que faz com que uma pessoa decida ler ou não determinado texto e, esse tipo de expectativa, é sempre gerada pelo título. Melhor dizendo, os títulos são os gatilhos para que o leitor permaneça no artigo, clique para saber mais sobre a proposta ou tenha o comportamento esperado para o alcance dos resultados almejados.

Você sabe como escrever títulos impossíveis de serem ignorados? Ainda não? Então, permaneça comigo até o fim, que irei te explicar em detalhes. Vamos juntos?

Qual é a importância de escrever bons títulos?

Conforme mencionei acima, é preciso saber como escrever bons títulos, uma vez que eles são a primeira impressão que um leitor tem sobre o seu conteúdo. É por intermédio do título, que uma pessoa sabe o que será tratado em seu texto e, para ter um bom desempenho, quanto mais interessante for a chamada, melhor.

Neste contexto, quando um título não é atrativo, a leitura é facilmente descartada. Em contrapartida, se ele desperta o interesse, o público não renuncia a saber mais sobre ele. Assim, se além do título, o texto entregar aquilo que o leitor espera, as chances de se concluir os objetivos por meio do conteúdo, ampliam-se consideravelmente.

No ambiente digital, existem diversas razões para usarmos um texto, que vão desde atrair um usuário, até fidelizar um cliente. No entanto, o problema por trás desta estratégia está, justamente, no fato de as pessoas terem contato com conteúdos escritos o tempo todo. Ou seja, há um bombardeio de informações e disputa por atenção.

Você, provavelmente, já reparou na quantidade de e-mails que recebe diariamente, não é verdade? Além disso, as redes sociais nos recomendam milhares de postagens durante um único dia. Neste cenário, fica cada vez mais difícil que as pessoas permaneçam concentradas naquilo que queremos mostrar por meio de nossos textos.

Embora a concorrência no ambiente on-line seja imensa, é possível conquistar a atenção dos leitores por intermédio de um bom conteúdo. Contudo, a primeira impressão é a que dirá se a pessoa permanecerá na leitura ou não e, este ponto de partida é, sem dúvida alguma, um título impactante e envolvente. Desta forma, escrever um bom título pode ajudar a:

Em outras palavras, escrever bons títulos é a linha que separa um texto lido até o final, de um descartado, antes mesmo de ser iniciado. Ou seja, é a porta para se destacar dos concorrentes e ter autoridade no assunto que domina.

Como escrever bons títulos?

Um bom título deve atrair o usuário e fazer com que ele tenha interesse em ler por completo o texto que você escreveu. Para isso, é fundamental que haja destaque, ou seja, você deve seguir uma série de dicas importantes para que seus títulos se sobressaiam aos demais, disponíveis na internet. Abaixo, você confere algumas dicas para não errar na hora de criá-los. Acompanhe!

1. Escreva com clareza

Exemplo de títulos escritos com clareza

Um bom título deve ser escrito com clareza, afinal, é preciso que o leitor interaja com ele. Logo, se o título é confuso, as chances de o usuário desistir do texto são enormes. É necessário criar títulos de fácil compreensão, ou seja, que as pessoas consigam entender de imediato e que expressem o que será abordado nas próximas linhas.

No exemplo acima, é notório o quanto o título foi claro. Isso porque, ele deixa bem explícito sobre o que o artigo irá falar, neste caso, sobre o significado das palavras presentes no mundo do marketing.

2. Escreva para criar senso de urgência

Exemplo de títulos para criar senso de urgência

O senso de urgência é um dos gatilhos mentais que mais dão resultado em um texto. Ou seja, quando o cérebro identifica o “urgente”, a necessidade da realização de ações é despertada.

Em outras palavras, expressões como “ganhe dinheiro agora”, “produto disponível somente hoje”, “faça imediatamente a sua inscrição, para garantir a vaga”, são utilizadas para criar o senso de urgência. Este tipo de título é ideal quando o objetivo for a venda de produtos e serviços.

3. Escreva informações úteis

Exemplo de título com informações úteis

Escrever informações úteis, é uma das maiores estratégias para bons títulos. É fundamental trazer relevância ao leitor, auxiliando ou ensinando o passo a passo de alguma coisa.

Ao trazer no título a informação de um conteúdo que será benéfico – no sentido de aprendizagem, ou na resolução de problemas – você consegue atrair mais pessoas interessadas naquilo que você tem a dizer, ou ensinar.

4. Escreva para despertar curiosidade

Exemplo de título para despertar curiosidade

As chances de uma pessoa clicar em um conteúdo que gera curiosidade, são imensas. Por esta razão, escrever palavras que despertem a curiosidade do leitor é uma excelente forma de chamar a atenção.

Contudo, tenha muito cuidado caso prometa algo em seus títulos, como, por exemplo: “irei revelar o segredo para ganhar dinheiro com blog”, neste caso, você precisa trazer uma boa dica para que o seu leitor não se arrependa de ter lido o conteúdo e nem acredite que você fez uma promessa falsa, apenas para atraí-lo.

É importante destacar que é possível utilizar mais de uma dessas dicas em um mesmo título. Observe o exemplo:

Você gosta de romance? Então, corre que a promoção dos mais diversos livros desse gênero acaba hoje!

Neste título, foi possível reunir a clareza, a urgência, a utilidade e a curiosidade. Isso porque, a informação passada foi útil e clara, a promoção com término para “hoje” despertou a urgência e a curiosidade sobre quais livros de romance estão sendo vendidos foi mantida no título, sem revelar os nomes.

É fato que nem sempre dá para alinhar todos os requisitos em um mesmo título, porém fazer o uso de, ao menos, um deles, é primordial para o sucesso dos seus textos.

Em quais canais é preciso escrever bons títulos?

Os canais aos quais devemos escrever bons títulos são diversos e, dentre eles, existem características únicas. Em outras palavras, a utilização de bons títulos nem sempre é o suficiente na hora de escrever para determinados lugares, no entanto, faz parte da regra para um bom desempenho do conteúdo.

Abaixo, trouxemos alguns dos canais, nos quais os bons títulos são indispensáveis para atrair leitores. Confira!

Blogs e sites

Os blogs e sites são, sem dúvida alguma, os principais canais que dependem de bons títulos. Isso porque, por meio deles, é possível reter uma boa audiência, gerando conexão com os usuários e fidelizando potenciais clientes para a sua marca.

Ainda que você tenha apenas um blog pessoal, com toda a certeza, tem um objetivo por trás dele, não é mesmo? É importante lembrar que ainda que os seus conteúdos estejam impecáveis, é pelo título que as pessoas irão decidir se querem ou não ler o que você escreveu. Por isso, é fundamental criar boas chamadas que despertem a atenção ou curiosidade do leitor.

Entretanto, se a página está associada às vendas de uma empresa, os títulos são ainda mais importantes para a ampliação do tráfego, engajamento e conversão. Contudo, para que as estratégias do seu site tenham melhores resultados, é importante utilizar o marketing de conteúdo e as boas práticas de SEO. Além de serem indispensáveis para o sucesso dos textos, ainda ajudam em um melhor ranqueamento nos mecanismos de busca.

E-mail Marketing

No e-mail marketing, é possível afirmar que sem um bom título, provavelmente, ele não irá funcionar. Melhor dizendo, os títulos são os únicos responsáveis por uma pessoa abrir ou não uma mensagem na caixa de entrada. É claro que, quando falamos em correio eletrônico, o título vira “assunto” e o texto “corpo do e-mail”. Assim, o assunto é a evidência aqui.

É importante saber que o assunto de um e-mail deve ter, em torno de 20 a 41 caracteres, isso significa que ele deve ser curto e, dentro deste limite, convencer o leitor de que o conteúdo contido nele é, de fato, relevante. Neste cenário, é recomendado o uso de:

  • palavras e expressões que causem impacto;
  • perguntas que serão respondidas no corpo do e-mail;
  • sentenças curtas;
  • senso de urgência;
  • chamadas para ação (CTA’s).

Dito isto, vamos aos exemplos:

  • 05 dicas para alavancar as suas vendas. (Título útil)
  • O segredo para ampliar o seu engajamento no Instagram (Título curioso)
  • A promoção encerra hoje! (Título urgente)
  • Conheça nosso novo site (Título claro)

Redes Sociais

Os bons títulos nas redes sociais, têm a finalidade de ampliar o engajamento e gerar tráfego para a sua página da web. Portanto, as recomendações são bem semelhantes às deixadas no tópico “blog e sites”.

No Instagram, por exemplo, o ideal é postar stories e conteúdos no feed que tenham títulos chamativos e que atraiam o leitor. Normalmente, nesta rede, as listas de dicas e as chamadas curiosas são os títulos que mais nos deparamos. Semelhante a ela, temos o Facebook, rede na qual os títulos também são muito bem-vindos para despertar o interesse e ganhar likes.

Já no YouTube, é interessante investir em títulos que chamem a atenção para o conteúdo em vídeo. Eles podem ser colocados na descrição e até mesmo na capa do vídeo, para que o usuário queira clicar para confrontar a informação. Se você tem um canal na plataforma, é importante investir em títulos que despertem a curiosidade do usuário.

É fundamental destacar que, geralmente, as redes sociais são um atalho para que as pessoas conheçam o site profissional e tenham maior conexão com a marca. Por isso, não devem ser esquecidas, ou seja, todas as dicas precisam ser colocadas em prática, pois, por meio delas, os objetivos tendem a ser alcançados de forma mais simples e rápida.

Materiais ricos

Os materiais ricos são aqueles que os clientes recebem ao realizarem determinado cadastro no seu site ou participarem de um curso promovido por você. E-books, apresentações de slides, vídeos informativos e outros, se encaixam nessa descrição.

No entanto, os títulos nesses tipos de materiais são imprescindíveis. Isso porque, para que uma pessoa queira baixar um e-book ou se inscrever para receber uma apresentação on-line, ela precisa ser impactada pela promessa do título. Ou seja, se um e-book tem o título de: “Conheça o passo a passo para monetizar o seu canal do YouTube”, o conteúdo deve fazer jus ao prometido.

Esses materiais ricos são muito utilizados como estratégia de mercado e servem para firmar a autoridade da marca e conquistar mais leads. Para que o usuário tenha vontade de baixá-los, os títulos devem ter o compromisso de ajudar em algo. Veja alguns exemplos abaixo:

  • Tudo o que você precisa saber sobre empreendedorismo.
  • Marketing digital: o que sua empresa precisa aprender para se destacar da concorrência.
  • Como aumentar a produtividade da sua equipe em apenas 10 passos.

Como alinhar título e conteúdo?

Embora este artigo tenha o objetivo de falar sobre como escrever títulos, é fundamental ressaltar que, uma boa chamada pode atrair o usuário, porém se o conteúdo não for bom, o título sozinho não fará milagres.

Em razão disso, é importante ter o conteúdo alinhado com o título. E para isso, é fundamental apostar em estratégias como:

Produza conteúdo inédito e relevante

As pessoas estão cansadas de se depararem com “mais do mesmo”, por isso a dica é sempre trazer conteúdos novos, ou pelo menos que tragam informações inéditas. Além disso, é importante que o texto traga algo relevante ao público, isto é, esteja de acordo com o interesse dele.

Crie textos escaneáveis

Se você nunca ouviu falar, os textos para internet precisam ser, antes de tudo, escaneáveis. Isso significa que, é preciso evitar blocos de palavras muito extensos ou mal posicionados, investir em frases curtas e bullets points para facilitar a leitura das pessoas.

A internet é “terra de ninguém”, por esta razão, as pessoas estão cada vez mais desconfiadas daquilo que leem. Para que o seu texto não seja alvo de desconfianças, referências são sempre bem-vindas, especialmente quando forem acompanhadas de links que direcionem o usuário aos conteúdos citados.

Escreva de forma objetiva

As frases e os parágrafos dos seus textos precisam ser objetivos, afinal, você pode reter a atenção de alguém na internet por meio de um bom título, mas se o conteúdo final não tiver clareza, ele dificilmente, será lido até o fim.

Tenha coerência nos assuntos abordados

Se você tem uma loja de artigos para festas, por exemplo, não adianta criar um texto que fale sobre política, concorda? É importante que os assuntos abordados em suas páginas tenham coerência com a sua identidade.

Pequenas ações podem ajudar – e muito!- para que o leitor não desista do seu texto. Não se esqueça também de avaliar o layout e navegabilidade, se os seus artigos estiverem em blogs e sites.

Aprenda como escrever títulos impossíveis de serem ignorados em 05 passos

Agora que você já entendeu a importância da escrita de bons títulos e como alinhá-los ao seu conteúdo, vamos aprender em 05 passos como escrever títulos impossíveis de serem ignorados. Acompanhe abaixo:

Passo 1: Use referências em seu título

Títulos que contém referências, tendem a chamar mais atenção. Isso porque, dados e estatísticas tendem a passar mais confiança ao leitor. Em razão disso, procure realizar uma boa pesquisa com fontes confiáveis, antes de criar o seu conteúdo. Separe as que fizerem mais sentido ao seu texto e use as informações para construir o título. Veja o exemplo:

  • Como aumentar o engajamento do seu Instagram em 90%.
  • 10 fotos que provam que você não está aproveitando a sua vida.
  • 15 motivos para a sua empresa investir em marketing digital.

Passo 2: Lembre-se dos seus objetivos

A regra é simples: antes de escrever um conteúdo, você deve lembrar quais são os seus objetivos com ele. Ou seja, sempre questione se o seu público gostaria de ler esse tipo de texto, se o seu artigo irá ajudar a audiência e se será útil aos leitores de alguma forma.

Após constatar que o seu conteúdo está alinhado aos seus objetivos, você precisa criar um título que passe essa confiança aos leitores. Em outras palavras, o seu título deve trazer uma oportunidade única para resolver os problemas do seu público.

Neste cenário, entram as chamadas com: dicas, estratégias, sugestões, práticas, métodos, ideias, dentre outras expressões que mostrem as pessoas que o seu conteúdo é relevante e irá auxiliar na resolução de alguma questão. Por exemplo:

  • 10 exercícios que você pode praticar fora da academia.
  • 5 formas de conseguir o emprego dos sonhos.
  • 10 hábitos que te ajudarão a ser menos ansioso.

Passo 3: Utilize gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são usados para chamar a atenção do leitor, assim que ele se deparar com o seu título. Ou seja, se isso não acontecer de imediato, é provável que o seu conteúdo não seja lido.

Vale destacar que os gatilhos agem como uma espécie de despertador de emoções, fazendo com que as pessoas sejam motivadas a agir. Dentre os gatilhos mais comuns, podemos destacar:

  • gatilho da escassez: “restam poucas unidades no estoque”;
  • gatilho da urgência: “hoje é o último dia para você adquirir este curso de social media gratuito”;
  • gatilho da autoridade: “o que aprendemos sobre marketing digital nesses 10 anos no mercado”;
  • gatilho da reciprocidade: “cadastre o seu e-mail e receba gratuitamente o nosso e-book sobre marketing de conteúdo”.

Passo 4: Use técnicas conhecidas

Para escrever bons títulos, existem algumas técnicas muito usadas. Vamos conhecer algumas delas?

AIDA

A técnica AIDA foi desenvolvida para definir o que um bom título deve ter. Ela integra quatro elementos básicos. São eles:

Atenção: palavras que atraiam o leitor.

Interesse: benefícios que a pessoa terá ao acessar o conteúdo.

Desejo: senso de urgência que o título irá despertar.

Ação: CTA para levar o usuário a realizar uma determina ação.

Ao usar a técnica AIDA, os seus títulos serão muito mais impactantes, uma vez que, neles, conterão todos os pontos para despertar atenção e reter o leitor.

SHINE

Outra técnica muito utilizada para escrever títulos impactantes é o SHINE. Suas iniciais significam:

Specifity (Especialidade): está associado ao problema que o artigo irá ajudar a resolver.

Helpfulnees (Utilidade): é a solução que o artigo oferece.

Imediatismo: trata-se do senso de urgência que o título irá despertar no leitor.

Novidade: consiste no “novo” apresentado no título.

Entretenimento: é aquilo que fará com o leitor sinta que o seu artigo irá proporcionar boas experiências para ele.

Passo 5: Mensure os resultados por meio de testes

A partir do momento que você passa a escrever bons títulos, precisa mensurar o quão atrativos eles estão sendo. Melhor dizendo, não basta apenas aplicar as técnicas, é fundamental que testes sejam realizados para comprovar que se está no caminho certo. Para isso, você pode:

  • enviar e-mails marketing com o mesmo conteúdo, porém com títulos diferentes, para saber qual tem o melhor desempenho, ou seja, taxa de abertura;
  • usar diferentes CTA’s em um mesmo artigo e comparar qual delas foi mais executada;
  • compartilhar um mesmo conteúdo nas redes sociais, mudando apenas o título para saber qual deles gerou maior engajamento;
  • construir dois artigos diferentes, utilizando as mesmas palavras-chave, avaliando qual posicionamento influenciou mais os usuários.

Quando você mensura os resultados, passa a conhecer melhor a sua audiência e, desta forma, se torna mais apto a dialogar com ela.

Aprendeu como escrever títulos impossíveis de serem ignorados?

Aprender como escrever títulos impossíveis de serem ignorados no ambiente on-line, não é uma tarefa tão simples, visto que a concorrência é enorme. No entanto, ao usar as técnicas corretas e investir nas expressões certas, é possível se destacar.

Embora existam muitos bons conteúdos espalhados por aí, os que obtêm mais cliques e engajamentos, certamente, são os que construíram bons títulos, isso porque, como diz a velha e conhecida frase: “a primeira impressão é a que fica”. Para sintetizar: você nunca vai comprar um alimento, se a aparência dele não for boa. O mesmo acontece com os textos, é preciso chamar a atenção e fazer com que a pessoa sinta vontade de ler.

Espero que as dicas deixadas aqui, tenham lhe ajudado a abrir a mente no que diz respeito às chamadas dos seus conteúdos. Lembre-se que, o título atrai, mas não salva um texto desalinhado com a proposta. Por isso, tenha atenção! Caso você queira saber mais sobre o assunto, leia também: Frases para vender! E até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Você pode gostar disso