Você sabe definir o que é Marketing de Produto? Que tal encontrarmos essas definições juntos? Vem comigo!
O Marketing de Produto ou Product Marketing é uma área promissora e em expansão no mundo todo e também no Brasil.
Quando falamos em Produto e em todo o mercado que esse negócio contempla, não podemos deixar de lembrar de estratégias de ação que agregam valor.
Veja alguns dos principais pilares que fazem parte dessas estratégias:
- Alinhamento entre times;
- Foco em resultados;
- Comunicação com usuários e com o público-alvo;
- Stakeholders internos e externos (colaboradores, gestores, fornecedores e clientes).
Com isso em mente podemos afirmar que o conceito de Marketing de Produto pode ser representado por processos ou por áreas dentro de uma empresa que são responsáveis por entregar um produto de forma correta no mercado.
E agora para ficar mais claro, e não ficarmos apenas na definição do conceito, vamos ver de forma prática esse processo. Acompanhe os tópicos abaixo:
O que é Marketing de Produto?
Se você trabalha com Produto e deseja aprender mais sobre conceitos ou pretende conhecer o mercado “produteiro”, então dá uma olhada no que separei para você sobre o que é marketing de produto.
Podemos dizer que um profissional de marketing de produto constrói pontes que ligam o produto ao cliente final, traduzindo o que o produto faz para atender a expectativa do cliente.
Vamos ver como?
Vou dar alguns exemplos práticos das principais atuações e responsabilidades do profissional de marketing de produto:
Go-to-marketing:
O profissional de marketing de produto será responsável pelas estratégias de lançamento de um produto, analisando previamente o investimento, o retorno esperado, os melhores canais, qual a linguagem utilizar e escolhendo os momentos mais adequados para as ações.
Criação da Persona do negócio:
No escopo do trabalho do product marketing também está a criação da personas, através de estudo, pesquisa e observação do público-alvo e dos clientes.
Conhecendo bem esse público o profissional pode prever a jornada de compra, estabelecer vínculos e conexões para fidelizar o cliente.
Definição da Proposta de Valor:
Um produto precisa ter sua definição super clara e estar alinhado com a comunicação.
Comunicar os benefícios, diferenciais e valores, além de definir o público-alvo, são ações extremamente importantes dentro do marketing de produto.
Definição de Preço e de Oferta:
A definição de preço do produto (pricing) e de como será ofertado (packaging) também são responsabilidades do product marketing.
Quando um negócio define bem o valor do seu produto e a melhor maneira de expô-lo no mercado, a competitividade e a receita tendem a ser mais positivas.
Análise de Mercado:
Olhar ao redor, mapear concorrentes, saber o que estão fazendo e qual preço estão aplicando são atitudes que um profissional do marketing de produto deve aplicar sempre que possível para posicionar melhor o negócio.
Análise de Métricas:
Nesta área, acompanhar as métricas é de suma importância!
NPS (Net Promoter Score que mede a satisfação do cliente), CAC (Custo de Aquisição de Clientes que mede quanto gasta uma empresa para captar cliente), ROI (Return on Investiment que analisa perdas e ganhos de uma movimentação) e ainda OKRs (Objective and Key Results) fazem parte da rotina do marketing de produto e funcionam como termômetros precisos, que medem e avisam a temperatura do negócio.
Encontrar o Product Market Fit:
Nesta atribuição podemos mesclar tudo o que vimos acima pois o termo define o mercado ideal que um produto pode estar.
E se o seu negócio chegou nesse patamar, então pode comemorar pois o seu marketing de produto está sendo muito bem executado!
Espero que você tenha entendido mais sobre Marketing de Produto e que tenha se encantado pela área, assim como eu! Aproveite e conheça o meu site, lá também publico conteúdos como esse regularmente.
Até o próximo conteúdo!