Brand Awareness

O nome pode até parecer difícil, porém o seu significado é bem simples.Também chamado de consciência de marca, o Brand Awareness é uma das principais métricas do marketing digital e trata-se de um conceito muito importante e útil para qualquer tipo de negócio.

Um Brand Awareness é aquilo que faz com que as pessoas usem a palavra Gilette para se referir a lâmina de barbear ou Chiclete quando deveriam dizer goma de mascar. Ou seja, é uma representação do quanto os clientes reconhecem determinada marca e o quanto ela é presente na vida de cada um deles.

Além disso, o termo também é o que faz com que as pessoas associem características ou símbolos às marcas, como, por exemplo, o “M” do McDonald ‘s que é facilmente reconhecido em qualquer lugar, ou o jacaré da Lacoste que segue essa mesma linha de reconhecimento.

Todas essas questões definem a consciência de marca e, no artigo de hoje, abordarei o conceito detalhadamente, ressaltando a sua importância e relação com o marketing digital. Acompanhe!

O que é Brand Awareness?

O Brand Awareness é uma métrica um pouco diferente das demais estratégias de marketing digital, isso porque, ela não pode ser medida de forma precisa. Em português a “consciência de marca” trata-se de um indicador responsável por avaliar como as empresas estão ligadas aos produtos que comercializam.

A finalidade de ampliar o Brand Awareness é fazer com que a marca ganhe notoriedade e seja lembrada pelo público como um diferencial no mercado, se destacando da concorrência.

O termo está diretamente ligado ao branding, pois consiste em uma das maneiras de medir a força e os demais resultados da gestão de uma marca, ou seja, quanto maior for a consciência de uma determinada marca, maior será o seu valor no mercado e menos ela dependerá de questões como valor, características técnicas ou conveniência para conquistar os consumidores.

Quais são os benefícios da Brand Awareness?

Quando uma marca é fortalecida pelo público, ela automaticamente passa a ser ainda mais reconhecida no mercado e isso agrega muitos benefícios para ela. Entre eles, podemos destacar:

  • Aumentos das vendas: normalmente, quando um consumidor busca por um produto ou serviço ele já tem marcas de referência na cabeça, ou seja, quando a empresa é lembrada pelo público, os seus resultados de venda são ampliados, ficando bem acima da concorrência “esquecida”;
  • Ampliação do alcance da marca: a partir do momento que uma marca se torna mais conhecida, o seu alcance também aumenta, diminuindo os gastos com publicidade;
  • Aprimoramento de outras campanhas de marketing: quando a marca é notada no mercado, o desenvolvimento de estratégias de marketing também ficam mais simples, principalmente de branding e publicidade, ou seja, se grande parte dos consumidores possuem memórias positivas da marcas, esse tipo de lembrança pode ser utilizada em determinadas campanhas com o objetivo de fortalecer esse vínculo.

Como aumentar o Brand Awareness de uma marca?

Aumentar o Brand Awareness de uma marca consiste em fazê-la ganhar notoriedade, melhorar suas percepções e torná-la diferenciada das demais.

No entanto, fazer com que uma marca se torne mais conhecida no mercado depende de muitas ações de divulgação e distribuição, ou seja, um bom trabalho de branding.

Por esta razão, vou deixar aqui 7 dicas de como aumentar o Brand Awareness de uma marca de forma mais assertiva. Vamos conhecê-las?

1. Criação de programas de indicação

Quando uma empresa investe em programas de indicação, ela recompensa os clientes que promovem a marca e trazem novos consumidores, ou seja, é uma das principais formas de preservar o engajamento de clientes e expansão do alcance no mercado.

2. Personalização única da marca

Uma das principais estratégias de branding é a personalização única da marca, isto é, fazê-la ser lembrada por uma determinada característica.

Um bom exemplo disso é o que aconteceu com a marca Pepsi que, durante muito tempo de sua publicidade, brincou com o fato de ser a segunda opção e, com isso, reforçou a memória afetiva de seus consumidores quando buscavam por um refrigerante.

3. Diferencial na identidade visual

Muito além da personalidade única, a marca também precisa ter uma identidade visual exclusiva e mais diferenciada possível das existentes.

A ideia da identidade visual é que os consumidores reconheçam a marca e a diferenciem das demais. Além disso, é fundamental que alguma característica seja associada a ela, como por exemplo, a maçã mordida. Se mostrarmos uma agora, você provavelmente vai se lembrar da Apple, não é mesmo? Esse é o objetivo.

4. Patrocínio de eventos, personalidades e projetos

Investir em patrocínio para grandes eventos, celebridades e projetos sociais é uma excelente forma de fazer com que a marca rode o mundo.

O objetivo principal é que a marca esteja presente na mente dos consumidores independentemente da situação.

Se a empresa não tiver verba suficiente para um evento de grande porte, é fundamental investir em projetos menores que estejam ao alcance da marca.

5. Produção de brindes com a marca

A criação de brindes personalizados são muitos úteis para que os consumidores levem a marca para os mais diversos lugares.

Ao personalizar camisetas, canecas, chaveiros e demais itens que podem ser levados para qualquer lugar, a marca pode ser vista por mais pessoas e ainda fazer parte do dia a dia de cada uma delas, favorecendo a memória dos consumidores.

6. Elaboração de marketing de conteúdo

O Brand Awareness também é um dos objetivos do marketing de conteúdo e essa é uma estratégia que pode fazer com que a marca seja ainda mais conhecida e lembrada pelos clientes.

Por meio da produção de conteúdos relevantes para o público-alvo da marca, a empresa pode criar percepções positivas nos leitores. Além disso, quando forem compartilhados também irão aumentar consideravelmente o alcance.

Dentro das estratégias possíveis do marketing de conteúdo, é possível fazer:

  • Produção de conteúdo para redes sociais e blogs;
  • Boas práticas de SEO;
  • Guest post;
  • Podcast;
  • Concursos e premiações aos clientes.

O marketing de conteúdo também é uma excelente alternativa para que a marca conquiste mais credibilidade e torne-se referência no nicho que atua.

7. Colocar a marca no topo das pesquisas do Google

Uma forma de fazer com que a marca seja ainda mais lembrada e reconhecida pelo público é colocá-la na primeira página de pesquisas do Google.

Grande parte das pessoas associam o “estar no topo das pesquisas” como referência em determinados assuntos e isso não deixa de ser uma verdade, uma vez que o Google privilegia os sites que oferecem as melhores experiências aos usuários.

Por esta razão, investir em estratégias de SEO e links patrocinados pode garantir que a marca se posicione no topo dos resultados das pesquisas de palavras-chaves relacionadas a ela.

Entendeu tudo sobre o Brand Awareness?

Como vimos, o Brand Awareness é o responsável por avaliar o reconhecimento, as percepções e o feedback dos consumidores em relação às marcas. Isso é importante, pois influencia diretamente na decisão de compra de um cliente. Além disso, o conceito serve para a base de estruturação em campanhas de comunicação e marketing.

Para melhorar o Brand Awareness de uma marca é necessário investir em ações que façam a união entre a divulgação, gestão de marca e presença na rotina do público e, para isso, um bom trabalho de branding é fundamental para a ampliação do Brand Awareness de uma marca.

Se você gostou do conteúdo, compartilhe com as pessoas que ainda têm dúvidas nesse tipo de assunto e fique ligado para não perder os próximos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Você pode gostar disso