Na última terça-feira (15), o Google anunciou que o Google Domains está finalmente “graduado” da versão beta. O serviço para aquisição de domínios e manutenção de domínios foi criado em 2015. Agora, está disponível em 26 países, com milhões de registros ativos.
Nós sabemos o quão valiosos os domínios são para os clientes, e levamos a responsabilidade de fornecer um serviço que muitas vezes está no coração de um negócio, marca ou projeto pessoal muito a sério.
Para incentivar a adesão, o Google está oferecendo um desconto de 20% para registros ou transferências de domínios individuais com o cupom DOMAINS20. Na sequência, você vê um resumo dos pontos fortes e fracos do programa.
Diversas opções de terminações
O Google Domains oferece mais de 300 terminações de domínio, o que confere um alto nível de personalização.
Entretanto, algumas opções de TLD (top-level domain, ou domínio de topo) ainda não estão disponíveis, o que foi ressaltado por usuários nos comentários da notícia no portal The Verge.
Exemplos incluem .ch, o código para domínios suíços, e .eu, para sites da União Europeia. Também foram sinalizadas opções de .uk (correspondente ao Reino Unido) que o Google ainda não suporta, como .org.uk e .me.uk.
Integração com outras soluções
Adquirir o domínio é só o primeiro passo. Depois, é preciso construir o site. Essa tarefa pode ser desempenhada a partir do Google Sites, o produto oficial do Google.
Entretanto, usuários têm liberdade de escolha quanto à plataforma. O Google possui uma lista de “parceiros premium” que indica para esse serviço:
- Wix;
- Shopify;
- Squarespace;
- Weebly;
- Bluehost.
Ademais, o Google Domains ainda destaca a integração facilitada com ferramentas de monitoramento e análise de performance. Exemplos incluem o Google Ads, Google Analytics e Google Search Console.
Suporte avançado 24h
Outra vantagem oferecida pelo Google Domains é o atendimento ao cliente. Caso encontrem quaisquer dificuldades de uso, usuários terão acesso a suporte 24h por dia.
O Google ainda enfatiza que o auxílio é fornecido por “pessoas de verdade”, e não chatbots automatizados.
Performance e privacidade
Por fim, o Google Domains se orgulha de oferecer DNS de alta performance, o que faz com que o domínio seja “fácil de acessar, independente de onde seus visitantes estão localizados”. A infraestrutura é a mesma utilizada pelo Google para seus produtos.
Outros recursos servem para fortalecer as medidas de segurança, como a verificação em duas etapas e o DNSSEC em um clique.