Na última quinta-feira (17), a Meta publicou um relatório sobre tendências para 2022. Chamado de Culture Rising: 2022 Trends Report, o documento aborda os 4 temas globais que estão em ascensão na conversa das redes sociais, bem como 20 tópicos relacionados às mudanças culturais pelas quais o mundo passou em 2021.
Como metodologia, a Meta analisou dados anônimos de mais de 3,5 bilhões de pessoas que usam seus apps. Essas informações foram segmentadas em 600 mil tópicos de conversa únicos.
Também foi conduzida uma pesquisa com 36 mil pessoas de 12 países, incluindo o Brasil. Veja um resumo das descobertas da Meta:
1. Diversificando identidades
Autenticidade e auto-expressão expandem e evoluem, criando identidades novas e mais fluidas. Nesse processo, as coisas que nos dividem também podem nos trazer para perto um do outro.
O primeiro tópico aborda a ressignificação e reforço da identidade pessoal. Em torno desse grande tema, os tópicos específicos são:
- Gênero;
- Reparação histórica;
- Ativismo;
- Autenticidade corporal;
- Neurodiversidade e acessibilidade.
2. Renegociando relacionamentos
O valor da conexão humana nunca foi maior, mas o formato dos relacionamentos modernos é mais flexível — desde o jeito que as pessoas se engajam com seus dispositivos às maneiras das quais elas se encontram, se amam, interagem e criam umas com as outras.
O segundo tópico traz insights sobre as mudanças nos relacionamentos, sejam entre as pessoas ou com a tecnologia. Nessa linha, os temas abordados são:
- Equilíbrio no uso da tecnologia;
- Metaverso;
- Relações amorosas;
- Comunidades virtuais;
- Criatividade coletiva.
3. Expectativas crescentes
Nossos sonhos ficaram maiores. O mesmo vale para nossas expectativas e oportunidades proporcionadas pelo digital. As pessoas vão redefinir o que o sucesso significa e como atingi-lo. Nós estamos reavaliando a educação tradicional e o trabalho híbrido, ao mesmo tempo em que estamos seguindo novas carreiras e nos juntando à economia de criadores de conteúdo.
O tema que guia a terceira seção do relatório são as relações com o trabalho e o sucesso. Afinal, ambos os conceitos estão passando por mudanças profundas e ágeis. Nesse sentido, os tópicos incluem:
- Educação alternativa;
- Trabalho flexível;
- Negócios digitais;
- Criptomoedas;
- Criadores de conteúdo.
4. Expandindo nossos valores
O que valorizamos molda quem somos e como nos comportamos. Isso inclui sustentabilidade, gostos globais, comunidades locais e bem-estar completo. Nossos hábitos de compra não são somente uma forma de auto-expressão — para muitos, são um ato de auto-preservação.
Por fim, o relatório aborda como os valores em que acreditamos influenciam nas nossas ações do dia a dia. Ou seja, o quanto realmente vivemos nossas vidas com base neles. Portanto, os temas que se encaixam nesse escopo são:
- Compra de empresas locais;
- Podcasts e outros produtos em áudio;
- Experiência de compra;
- Bem-estar mental e físico;
- Cuidados com o planeta.
Conclusão
O relatório da Meta aborda as discussões que estão presentes na vida de quem usa as redes sociais de uma maneira aprofundada, ao mesmo tempo em que possui grande abrangência cultural e demográfica.
Portanto, o material pode representar uma ferramenta poderosa para trazer insights sobre as reais preferências do público.
Consideramos que o Culture Rising: 2022 Trends Report é especialmente útil para profissionais que lidam diretamente com planejamento de conteúdo e gestão de comunidades. É o caso de gestores de redes sociais, community managers, redatores ou analistas de conteúdo.
Para ler o material na íntegra, acesse o post do Facebook Business Insights.