Contar com mais clientes recorrentes é um objetivo quase unânime entre as agências de marketing digital brasileiras para o ano que começou. É o que aponta o Panorama das Agências Digitais 2022, estudo conduzido em parceria pela Resultados Digitais, Rock Content e mLabs.
71,7% dos entrevistados apontaram a necessidade de expandir a carteira como o principal desafio, seguido por aumentar a receita gerada pelos negócios, com 56,4%.
A pesquisa também abordou outras peculiaridades da gestão de agências de marketing digital, como:
- a oferta de serviços e a percepção do valor para o cliente;
- a estruturação dos setores e processos internos;
- a relação entre quantidade de clientes e faturamento;
- a adoção de estratégias de marketing para a própria agência, entre outros.
Sócios e CEOs foram maioria na participação do estudo
A pesquisa foi realizada entre 13 de setembro e 8 de novembro de 2021, e contou com 1.268 respondentes. Destes, metade eram sócios ou CEOs do negócio, e 15% eram colaboradores como analistas ou produtores de conteúdo.
Em relação à área de trabalho, as redes sociais ficaram na liderança, com 19,5% dos entrevistados. Na sequência, vêm a produção de conteúdo e o atendimento/planejamento.
Vale destacar que a pesquisa não distinguiu entre áreas específicas do marketing digital, como SEO, mídia paga, e-mail marketing, etc. Profissionais destes segmentos caíram como “analistas de marketing”.
Cenário digital está impulsionando a criação de novos negócios
Outro índice que chama a atenção é o tempo de atuação das agências de marketing digital.
A maioria dos negócios respondentes foram criados há menos de 3 anos, sendo que o segundo lugar ficou com as agências recém-nascidas, com menos de 1 ano de mercado.
Muito provavelmente, esse boom tem a ver com a demanda crescente por serviços de marketing que se instituiu em meio à pandemia de COVID-19.
Afinal, o fechamento das lojas físicas obrigou muitas empresas a acelerarem o processo de transformação digital para manter o faturamento. E isso dificilmente pode ser feito sem a consultoria de profissionais especializados.
Redes sociais são o serviço mais buscado pelos clientes de agências
A mesma tendência do tópico acima pode ser vista na oferta de serviços de marketing digital por agências.
A esmagadora maioria dos negócios trabalha com gestão e produção de conteúdo para redes sociais, o que demonstra que as empresas vêm reconhecendo a importância de estar presente no dia a dia de seus clientes.
Entre os destaques, também está o marketing de conteúdo, que abocanhou 75% dos respondentes.
A mídia paga vem em terceiro lugar, mas não há grande surpresa por aí. Afinal, essa estratégia traz resultados com grande agilidade, o que tende a ser uma das prioridades para clientes de agência.
De oportunidades, podemos identificar o SEO, que é oferecido por apenas 40% dos entrevistados.
Considerando que grande parte das empresas quer investir em SEO em 2022, como já noticiamos aqui no portal, pode ser uma boa janela para se destacar entre as agências no ano que está começando.
Obter e reter clientes de grande porte ainda é desafiador
Fechar contratos com empresas de grande porte é chave para aumentar o faturamento enquanto mantém custos de operação realistas para a agência digital. Entretanto, a maior parte dos negócios ainda está tendo dificuldades com este ponto.
Em torno de 60% dos entrevistados alegaram atender clientes de micro e pequenas empresas. As empresas de médio porte não ficaram muito atrás, com aproximadamente 40%.
Quem veio na lanterna foram as empresas de grande porte, o que significa que contratos deste tipo estão cada vez mais raros.
Entretanto, essa informação também pode sinalizar que mais empresas estão centralizando as operações e investindo em setores de marketing in-house.
Mostrar o valor gerado pelo serviço é chave para manter clientes
Empresas contratam agências de marketing digital por não terem expertise suficiente para conduzir suas próprias operações. Ou seja, elas pagam pelo conhecimento que não possuem internamente.
E onde a coisa fica complicada? Quando chega a hora de mostrar os resultados. Afinal, o cliente precisa entender o mínimo sobre os serviços realizados para entender o valor gerado por eles.
Por isso, demonstrar valor nos serviços entregues foi apontado como o principal desafio para agências de marketing digital. 62% dos entrevistados admitiram que este é um problema no dia a dia das operações.
Na sequência, vêm um tópico diferente, mas relacionado: a venda e especificação de serviços. A criação de “pacotes” de marketing digital pode ser bastante complexa, visto que a quantidade de trabalho necessária para atingir os resultados pode variar a cada mês.
Marketing próprio existe, mas não é proeminente
Como esperado, as agências entendem a necessidade do marketing próprio para a obtenção de clientes. Não á toa, 64% dos negócios apontou que investe em estratégias para divulgação da marca.
Entretanto, pode ser que a máxima de “casa de ferreiro, espeto de pau” se concretize na prática. Afinal, somente 15% das empresas combina diferentes canais de marketing para uma estratégia integrada.
E por que isso acontece? Quando se trata da própria divulgação, a falta de recursos acaba por reinar entre as agências de marketing digital.
83,9% das agências não possui um profissional dedicado ao marketing do negócio, ou, se sim, possui apenas uma pessoa com exclusividade.
Confira o estudo na íntegra para ainda mais insights
Essa é só uma palhinha de todas as informações que você encontra no estudo completo. E vale a pena sentar para ler tudo com calma e tirar insights, viu?
Afinal, entender as peculiaridades das agências de marketing digital brasileiras pode ajudar você a compreender melhor o seu próprio negócio e como ele se encaixa no cenário geral. Além de identificar oportunidades que podem guiar o seu planejamento estratégico e operacional em 2022!