Na última terça-feira (21), a Meta anunciou mudanças na criação de campanhas do Ads Manager. A plataforma permite que usuários possam veicular anúncios no Facebook, Instagram, Messenger e Audience Network.
ODAX facilita o entendimento sobre objetivos de campanha
Agora, a interface fornecerá opções e configurações de anúncios específicas para o objetivo selecionado pelo anunciante. Ou seja, o resultado esperado para a campanha.
Essa nova premissa é chamada de de Outcome-Driven Ad Experiences (ODAX), ou Experiências de Anúncios Orientadas para Resultados. De acordo com a Meta, as vantagens dessa modalidade são:
- ODAX pode fornecer escolhas lógicas que são alinhadas com conceitos de marketing amplamente aceitos.
- ODAX pode ajudar anunciantes a descobrirem soluções já existentes para usar em suas campanhas.
- ODAX pode auxiliar a reduzir a complexidade da criação de campanhas, potencializar a escalabilidade, e evitar a duplicidade de opções.
Com a implementação de ODAX, é esperado que anunciantes tenham mais clareza sobre o papel de cada campanha na estratégia macro de mídia paga.
A taxonomia sobre os objetivos do Ads Manager nunca foi evidentemente delineada, o que gerou confusão e opções redundantes para a criação de campanhas.
Como a mudança afeta a criação de anúncios na prática
Anteriormente, a interface do Ads Manager possuía 11 objetivos para escolha dos usuários. Eles eram divididos em três metas de negócio, baseadas nas etapas do funil de vendas:
- Reconhecimento: reconhecimento de marca ou alcance.
- Consideração: tráfego, engajamento, instalações do aplicativo, visualizações do vídeo, geração de cadastros ou mensagens.
- Conversão: conversões, vendas do catálogo ou visitas para o estabelecimento.
Agora, a lista está mais enxuta e conta com 6 objetivos principais focados nos possíveis resultados da campanha:
- Reconhecimento de marca
- Tráfego
- Engajamento
- Leads
- Promoção de App
- Vendas
Implementação ainda não está completa
Na teoria, todos os objetivos antigos possuem um correspondente que pode ser usado para atingir o mesmo fim com ODAX. Entretanto, ainda há algumas exceções.
No gráfico, linhas pontilhadas representam objetivos anteriores que ainda não possuem um equivalente direto.
Por sua vez, linhas de cores mais escuras mostram objetivos que terão mudanças mais profundas em suas configurações.
Objetivos que ainda não são suportados por ODAX, como as visitas para o estabelecimento, serão mantidas na interface anterior.