Na última terça-feira (21), o DuckDuckGo compartilhou uma retrospectiva dos projetos desenvolvidos em 2021. A novidade foi o anúncio de um navegador para desktop, com a mesma premissa que já existia no mobile.
Essência do DuckDuckGo é defender a privacidade do usuário
O foco é trazer uma experiência livre de “firulas”, possibilitando que os usuários tenham total controle sobre a privacidade de sua navegação.
Com isso, o DuckDuckGo quer dizer que o navegador impede que buscadores e sites de redes sociais implementem rastreadores de histórico de pesquisa e navegação.
A não ser que configurações muito específicas sejam ajustadas, essa prática é padrão para a maior parte dos navegadores, como o Chrome. É como esclareceu o CEO do DuckDuckGo, Gabriel Weinberg, no blog post do anúncio:
Sem configurações complicadas, avisos enganosos, ou “níveis” de proteção de privacidade – somente proteção de privacidade robusta que funciona por padrão, seja na busca, navegação, email, e mais.
Conheça os recursos do navegador do DuckDuckGo
A principal vantagem do navegador do DuckDuckGo é oferecer um nível avançado de proteção de privacidade como padrão. Ou seja, o usuário não precisa ajustar nenhuma configuração para garantir que sua pegada digital não está sendo rastreada.
Ele ainda traz o botão Fire, também presente no mobile, que permite apagar todo o histórico de navegação, dados armazenados, e abas abertas com apenas um clique.
Quanto ao desempenho, Weinberg afirma que o navegador do DuckDuckGo é mais limpo, privativo, e rápido do que o Google Chrome.
DuckDuckGo não se baseia em nenhum outro navegador
Uma prática comum para o desenvolvimento de software é o forking, o que significa que o novo aplicativo é construído a partir de uma base já existente.
É o caso do Brave, por exemplo, que foi desenvolvido a partir do projeto de código aberto Chromium. O próprio Google Chrome também foi concebido a partir do Chromium, com a adição de uma parte de código confidencial.
Por sua vez, o DuckDuckGo optou por mecanismos de renderização fornecidos pelos próprios sistemas operacionais, como explica Allison Johnson, gerente sênior de comunicação:
Tanto o macOS quanto o Windows agora oferecem suas próprias APIs de renderização (WebView/WebView2) que qualquer aplicação pode usar para renderizar um website. É essa ferramenta que usamos para construir nosso navegador para desktop.
Ainda não há previsão de lançamento
Não há previsão para que o navegador do DuckDuckGo esteja disponível globalmente. No momento, ele está em fase beta apenas para usuários selecionados que utilizam macOS.
O que sabemos até agora é que a versão para Windows também está nos planos.
We're working on it!
— Gabriel Weinberg (@yegg) December 21, 2021
Por ora, você pode experimentar o navegador do DuckDuckGo no mobile, tanto no Android quanto no iOS. Também há uma extensão para o Chrome e outros navegadores baseados no Chromium.