Com o fim de dezembro virando a esquina, as redes sociais já estão de olho nas previsões que vão moldar o conteúdo e as preferências do público no ano que vem.
É o caso do Instagram e Pinterest, que lançaram relatórios de tendências para 2022. Trouxemos os principais destaques de ambos para você ficar por dentro!
Pinterest Predicts 2022
O Pinterest Predicts 2022 já começa com uma declaração ousada: você deve prestar atenção nas nossas apostas, porque acertamos 8 em cada 10 previsões que fizemos para 2021.
E faz sentido, né? Afinal, o Pinterest dita tendências mundiais no que diz respeito a decoração, moda e estilo de vida. Não é à toa que ninguém faz qualquer mudança na casa ou no guarda-roupa sem dar uma olhadinha por lá!
A lista de previsões para 2022 foi construída a partir da análise de dados globais da plataforma, utilizando o período de outubro de 2019 a setembro de 2021.
O resultado? Mais de 175 previsões, divididas por público (Boomers, Geração X, Millennials e Geração Z) ou categoria:
- Automotivos;
- Beleza;
- Comemorações;
- Moda;
- Finanças;
- Alimentos e bebidas;
- Hobbies e interesses;
- Lar;
- Cuidados dos pais;
- Animais de estimação;
- Tecnologia;
- Bem-estar;
- e Viagem.
Aqui, trouxemos um resumo das tendências mais importantes para profissionais digitais. Mas vale conferir o relatório completo para ainda mais inspiração!
Comemorar ocasiões especiais
Tendo passado tanto tempo longe de quem se ama, as pessoas estão mais atentas às relações com amigos e familiares. Por isso, tudo é motivo para comemorar!
Ocasiões que passavam batidas, hoje são celebradas.
Se não houver oportunidades diretas para sua empresa atuar nessas comemorações, com certeza existe margem para algumas ideias de conteúdos para redes sociais!
- Tema festa de adoção +30%
- Ideias festa de divórcio +55%
- Ideias festa de aniversário adote um bichinho +85%
- Bolo de fim de namoro +2x
- Ensaio fotográfico ninho vazio +40%
Ter um negócio próprio
Abrir o próprio negócio sempre foi o sonho de muitos brasileiros, mas está mais em alta do que nunca!
A questão é que as pessoas querem mais do que apenas gerir uma empresa. Elas buscam por um trabalho que satisfaça o espírito e permita fazer do hobby, uma subsistência.
- Ideias de empreendimentos artísticos +75%
- Ideias de negócio de aluguel para festa +95%
- Ideias de trabalho remoto +100%
- Ideias de negócios de cílios +60%
- Como se tornar um corretor de imóveis +135%
Experimentar novas culturas
Durante o período de isolamento social, quem era viajante de carteirinha viu seus planos de escapadas ficarem para outra hora. Mas a descoberta de novas culturas aconteceu em casa mesmo, através da gastronomia!
Assim, comidas tradicionais de países distantes ganharam espaço no prato dos brasileiros. Mais do que somente experimentar sabores desconhecidos, essa tendência denota uma sede pelo que é diferente e proporciona novas experiências.
- Receitas norueguesas tradicionais +120%
- Receita filipina autêntica +35%
- Comida tradicional russa +3x
- Receitas tradicionais da África do Sul +150%
- Comida tradicional árabe +2x
Se expressar através do estilo
As previsões de estilo são muito mais do que apenas indicações de como as pessoas querem se vestir. Elas demonstram uma tendência de tudo que é visual, desde embalagens de produtos até identidades para marcas.
Nesse caso, 2022 está chegando aí para recuperar o tempo perdido com muita diversidade e irreverência. O verão será tomado de cores vivas e estampas divertidas, com bastante espaço para experimentação.
- Estampa xadrez +160%
- Unhas xadrez +165%
- Tapete xadrez +4x
- Piso xadrez +5x
- Terno masculino xadrez +95%
- Vestido feminino arco-íris +2x
- Vestido fúcsia +4x
- Roupa azul vibrante +140%
- Roupa cores fortes +16x
- Vestido degradê +95%
2022 Instagram Trend Report
O 2022 Instagram Trend Report foi além da análise de dados. Eles resolveram perguntar sobre as previsões para o ano que vem para quem realmente dita a maior parte das tendências nas redes sociais: a geração Z.
Para isso, foram entrevistados 1.200 jovens de 13 a 24 anos dos Estados Unidos que utilizam as redes sociais toda semana, pelo menos.
Claro, o resultado final acaba ficando mais enviesado — afinal, não temos um panorama exclusivo sobre o público brasileiro. Mas ainda são informações valiosas para ajudar a entender as preferências dessa geração.
Veja nosso resumo abaixo, ou acesse o relatório completo para ficar por dentro de todas as tendências!
Comprar de maneiras diferentes
A dobradinha 2020-2021 pode ter sido o pico do e-commerce tradicional, mas a geração Z já têm olhos para novos horizontes.
No ano que vem, a tendência é que esse público priorize novas experiências de compra, que vão desde iniciativas de Live Shopping a realidade aumentada e navegação por redes sociais.
Além disso, a sustentabilidade e o apoio a negócios locais também ganhará seu espaço. A humanização está com tudo quando se trata de fidelizar os clientes da geração Z.
- 27% dos entrevistados espera fazer compras diretamente pelos aplicativos de redes sociais.
- 23% dos entrevistados espera comprar roupas em lojas online de segunda mão.
Admirar influenciadores relacionáveis
Já se foi a época onde as celebridades criavam as tendências das redes sociais. Hoje, são os criadores de conteúdo que têm o poder de ditar a moda para o grande público.
É por isso que batemos na mesma tecla há tempos: as estratégias de marketing de influência são benéficas para qualquer empresa.
Sempre vai haver alguém que se comunica diretamente com o público que você tenta atingir, independente do número de seguidores!
- 1 em 4 entrevistados concorda que micro-influenciadores com públicos leais e engajados criam tendências frequentemente.
- 4 em 5 entrevistados afirmam que influenciadores têm mais impacto na cultura do que celebridades tradicionais.
Contribuir para a justiça social
Se as redes sociais já foram um espaço para compartilhar memes engraçados e se manter a par da vida das pessoas que amamos, hoje elas são muito mais do que isso.
Existe uma tendência crescente a incentivar o engajamento com o ativismo e promover a conscientização sobre questões de justiça social. O público jovem está tomando suas posições e defendendo-as com unhas e dentes.
- 37% dos entrevistados está disposto a fazer doações para causas sociais.
- 52% dos entrevistados seguiu contas relacionadas a causas sociais em 2021.
Pressionar os limites do absurdo
Que alguns memes estão cada vez mais desprovidos de sentido, não é novidade. Especialmente os que são criados pelo público mais jovem, né?
Segundo o Instagram, essa tendência pode representar uma ansiedade com os tempos de incerteza que estamos desbravando.
Afinal, os memes são uma maneira pequena de ter controle sobre o conteúdo visto e se sentir parte de uma comunidade maior.
Sendo assim, o esperado é que os memes continuem abordando os temas em alta na internet sob sua própria ótica — aquela que muitas vezes não conseguimos sequer entender!
- 29% esperam ver memes absurdos na internet em 2022.
- 1 em 5 entrevistados prestou mais atenção a memes de astrologia e ações em 2021.